O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A cigarra e o gafanhoto: a versao classica e a brasileira...

Um leitor de posts antigos, recuperou esta história, que ainda tem o seu sabor, a despeito de ser de cinco anos atrás.
Acho que nada mudou, o que vocês acham?
Segue a história e os comentários...

10 MARÇO 2006
254) Fábulas fabulosas: a versão clássica e a brasileira...

Uma variação da célebre fábula da cigarra e da formiga, adaptada para o nosso ambiente, trocando cigarra por gafonhoto e contrastando a versão clássica com uma outra, mais adaptada às circunstâncias atuais do Brasil...

A FORMIGA E O GAFANHOTO
A Versão Clássica:

Era uma vez, uma formiga que trabalhava duro, de sol a sol. Construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.
O gafanhoto viu aquilo e pensou: -Que idiota!
E passava o tempo todo dando gargalhadas, cantando e dançando. Assim passou todo verão... Ao chegar o inverno, enquanto a formiga estava aquecida e bem alimentada,o gafanhoto, que não tinha abrigo nem comida, morreu de fome.
MORAL DA ESTÓRIA:
Trabalhe duro! Seja previdente e responsável.

Versão Brasileira:

Era uma vez, uma formiga que trabalhava duro, no sol escaldante de verão, construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.
O gafanhoto pensou:
-Que idiota! E passou o verão dando gargalhadas, cantando e dançando como nunca.
Ao chegar o inverno, o gafanhoto, tremendo de frio, armou uma barraca de lona na entrada da toca da formiga e convocou toda a imprensa para uma entrevista e exigiu explicações!
- Por que é permitido à formiga, uma toca aquecida e boa alimentação, enquanto os gafanhotos estão expostos ao frio e morrendo de fome ?
Todos da imprensa compareceram à entrevista : (SBT, BAND, ZERO HORA,JORNAL DO BRASIL, ESTADÃO, REDE GLOBO, CBN e outros).
Tiraram muitas fotos do gafanhoto trêmulo de frio e com sinais de desnutrição!
As imagens dramáticas na televisão, mostraram um gafanhoto em deplorável condição, sentado num banquinho, debaixo de uma barraca plástico preto...
E, mais adiante, mostraram a formiga, em sua toca confortável, com uma mesa farta e variada!
O canalha do Datena apresentou um quadro de 15 minutos, mostrando o gafanhoto cambaleante!
O povo brasileiro fica perplexo e chocado com o contraste!
A BBC de Londres, manda ao Brasil, uma equipe para fazer uma reportagem especial a ser distribuída em rede para toda a Europa!
A CBS, nos EUA, interrompe uma entrevista coletiva sobre as ações no Iraque, antes da entrega do Oscar, para mostrar como anda a cidadania dos gafanhotos brasileiros...
A notícia recebe apoio imediato do PT, com a ressalva de que os recursos devem ser dirigidos ao programa Fome Zero do governo Lula...
E, cogita uma Emenda Constitucional, que se aumente os impostos para as formigas e ainda obriga as comunidades a promoverem a integração social dos gafanhotos.
A formiga, multada por supostamente não entregar sua quota de folhas verdes ao Ministério das Folhas e não tendo como pagar todos os impostos e contribuições que foram apurados retroativamente, pede falência!
A Câmara Federal instala uma comissão de inquérito para investigar a falência fraudulenta de inúmeras formigas abastadas.
O Ministério das Folhas nomeia uma comissão de auditores fiscais, suspeitando que as formigas tenham desviado recursos do FF5( folhas frescas nº 5 do Banco Central ) e suspeitas de lavar folhas.
O gafanhoto decide invadir a toca da formiga e lá acampa!
A formiga, pede ajuda da polícia e esta informa que não dispõe de efetivo para atender ocorrências desta natureza, e, que também por orientação do Secretário de Segurança que deseja evitar confronto com os SEM TOCAS, não pode atuar.
A formiga entra na justiça para obter a reintegração da toca, mas,o pedido é negado! O juiz invocou um novo ramo do direito, "O ECONÔMICO“, e sentencia que a formiga não provou a produtividade da Toca!
O Ministério da Reforma Agrária desapropria a Toca da Formiga, por não cumprir sua função social e a entrega ao friorento e desnutrido gafanhoto...
O Ministério da Justiça examinando exemplares do Jornal Última Hora, descobriu que o gafanhoto foi preso no passado, por promover algumas greves, assaltos e seqüestros (crimes políticos)...
e conseguiu sua inclusão no grupo dos perseguidos políticos com direito à indenização federal e pensão vitalícia!
Agora, começa novamente o verão, as formigas trabalham e os gafanhotos cantam e dançam...

MORAL?
Você decide!
POSTED BY PAULO R. DE ALMEIDA AT 3:57 PM
3 COMMENTS:

André Gomes said...
Hehe, essa é muito boa. De fato, nenhuma fábula clássica poderia se adequar ao Brasil...

SÁBADO, MARÇO 11, 2006 8:18:00 PM
JM said...
É fábula brasileira? Então as formigas e os gafanhotos viveram séculos de abismo sócio-econômico, não é?

DOMINGO, MARÇO 12, 2006 8:40:00 PM
Encontro Literário said...
Que besteira! No Brasil quem trabalha é que não tem nada, ou o minimo. o trabalho acaba com a essência do homem, que vive sua vida em função de enriquecer o patrão que te tempo para dançar e rir da cara dos outros.
Acorda!
E olha o mundo de frente, pq senso comum é veneno.

8 comentários:

Anônimo disse...

As formigas brasileiras não são subsidiadas pelo governo, como as européias. Muito pelo contrário. Elas sustentam o governo. Uma vez que matarem as galinhas dos ovos de ouro, quem irá sustentar os gafanhotos?

Gustavo disse...

É verdade... Esse negócio que trabalho dignifica o homem, aqueles que trabalharem duro prosperarão, tudo bobagem.

O certo mesmo é viver com uma ou duas centenas de reais e achar que isso é de uma profunda dignidade, enquanto os otários, ou mais comumente conhecidos "burgueses capitalistas", trabalham para sustentar um Estado gigantesco e fraudulento como o brasileiro.

Só pensa assim quem não conhece minimamente a história dos países mais prósperos do mundo. Quem não é incauto suficiente para crer que estes enriqueceram "às custas dos pobrezinhos periféricos"...

Le.Grand.Francois. disse...

O conto, apesar de otimo, so explora uma de duas dimensoes a serem examinadas num tal contexto; a primeira- a dimensao que é discutida no conto- sendo o fato que sim, o Brasil é um pais onde os impostos estao cada vez mais altos e atingindo o bolso de alguns para o bem de outros o que certamente pode incomodar. Porém, a dimensao que falta ao texto é a questao da desigualdade no pais e o que fariam muitos dos gafanhotos sem assistencia publica num pais onde o salario minimo continua menos de 600 reais. Enfim, achei o texto sensacional; uma critica construtiva ao nosso sistema politico.

Anônimo disse...

Nossa, generalização é pouco nesse texto aqui hein. Aliás, pouco...é pouco nisso. Ranking da Forbes 2011: 30 bilionários brasileiros juntos possuem mais do que o PIB total da região norte do Brasil e pouco menos que o nordeste. Tenho dificuldade pra conseguir compreender isto. Gosto, respeito e admiro o trabalho dessas pessoas. E realmente acho que elas trabalham, não apenas "exploram o próximo" (muito embora uma coisa não exclua a outra). Mas a única coisa que em intriga é como um juiz federal, delegado de polícia, promotor, ou mesmo diplomata podem ganhar R$20; 12; 20 e 13 mil. Será que este trabalho não é tão importante assim, como os demais? Será que estes últimos não são tão "formigas" quanto os primeiros?
Sincera e humildemente, gostaria muito de entender isto, e se o senhor poder me mostra, agradeceria demais. Alias, acho até que poderia mudar minha vida. Grato

Anônimo disse...

Nossa, generalização é pouco nesse texto aqui hein. Aliás, pouco...é pouco nisso. Ranking da Forbes 2011: 30 bilionários brasileiros juntos possuem mais do que o PIB total da região norte do Brasil e pouco menos que o nordeste. Tenho dificuldade pra conseguir compreender isto. Gosto, respeito e admiro o trabalho dessas pessoas. E realmente acho que elas trabalham, não apenas "exploram o próximo" (muito embora uma coisa não exclua a outra). Mas a única coisa que em intriga é como um juiz federal, delegado de polícia, promotor, ou mesmo diplomata podem ganhar R$20; 12; 20 e 13 mil. Será que este trabalho não é tão importante assim, como os demais? Será que estes últimos não são tão "formigas" quanto os primeiros?
Sincera e humildemente, gostaria muito de entender isto, e se o senhor poder me mostra, agradeceria demais. Alias, acho até que poderia mudar minha vida. Grato

Caio disse...

Deus do céu e pensar que quase comprei um livro seu...E o blog diz que vai tentar falar coisas inteligentes.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Incrivel: as pessoas levam a sério qualquer coisa.
Não se pode nem brincar mais...

É o que dá a ditadura do politicamente correto...

Paulo Roberto de Almeida

Mário Machado disse...

Professor,

Eu tinha certeza das reações que viriam. É previsível, mas não menos divertido.