O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Welcome Lenin, Welcome Berlin Wall, good bye to all that capitalism...

Sempre existem saudosistas, mesmo os mais ridículos...

Como era bom o Muro de Berlim
Blog Marcos Guterman (Estadão), 19/08/2011

O jornal alemão Junge Welt (mundo jovem), que se intitula “marxista”, publicou no último sábado em sua primeira página uma homenagem ao Muro de Berlim, cuja construção completava 50 anos. Na contramão do resto do país, o jornal celebrou os “bons tempos” do Muro, quando, em sua opinião, o lado oriental da Alemanha era uma maravilha.

Foram, segundo o Junge Welt, 28 anos de paz na Europa, 28 anos sem soldados alemães tomando parte em guerras e 28 anos de assistência às crianças em creches. Não havia desemprego e déficit de moradias, e os alemães do leste gozavam de saúde e educação universais, disse o jornal – que aproveitou para ironizar, dizendo que naquele tempo havia também nudismo e “sexo vigoroso”.

Como pelo menos 136 pessoas morreram tentando atravessar o Muro para o lado ocidental ao longo daqueles anos, tentando fugir do “paraíso comunista”, o resto da Alemanha não achou nenhuma graça na “homenagem” do Junge Welt.

Nenhum comentário: