O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 21 de agosto de 2011

Guia Politicamente Incorreto da America Latina - Leandro Narloch e Duda Teixeira

Recebi, de presente, e estou lendo, com bastante prazer, este livro:

Leandro Narloch e Duda Teixeira:
Guia Politicamente Incorreto da América Latina
(São Paulo: Leya, 2011, 336 p.)

Enfim, o prazer é meu, pois além de informações novas, desconhecidas para mim (até certa medida), os dois autores se empenham em desmantelar as grandes mentiras, as deformações e os equívocos (de natureza histórica e outras) que cercam a história de nosso continente (que aliás não existe, estrito senso), tarefa que eu mesmo faço em muitos outros textos meus de feição mais acadêmica, como por exemplo nesta série:

Falácias acadêmicas: ensaios sobre alguns mitos correntes

Imagino, porém, que outra categoria de leitores, se por acaso acederem ao livro -- o que talvez seja altamente improvável -- o lerá com imenso desprazer, rangendo os dentes e amaldiçoando os autores. Os descontentes serão os que aprenderam a versão deformada da história, aquela que pode ser encontrada em um livro famoso, do mais famoso idiota latino-americano: Eduardo Galeano, Las Venas Abiertas de América Latina (centenas de edições, não preciso dizer).

(Abre parênteses: Nem sempre a história é escrita apenas pelos que venceram; em alguns casos, ela é escrita também pelos que perderam, e sua versão predomina, como parece ser evidente no caso brasileiro em relação a toda a história política dos anos 1960 em diante, quando a versão marxista da história passa a predominar, a despeito do fato de que os militares deram um golpe contra a "ameaça comunista". Claramente, a versão comunista impôs-se como "oficial", pelo menos em TODOS os livros didáticos que são distribuídos nas escolas brasileiras. O mais curioso é que a versão deformada da história predomina mesmo nos livros de história geral, que tem a ver com o capitalismo e o mundo atual: parece que o socialismo, a despeito de todos os fracassos acumulados, ainda é um "bom" sistema, e que o capitalismo só comete perversidades. Muitas dessas deformações, relativas à América Latina, são criticadas no livro de Plinio Apuleyo Mendoza, Carlos Alberto Montaner e Álvaro Vargas Llosa, "Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano", onde Galeano é desmentido como deveria, mas onde também sobra para teorias inconsequente como a "dependência" de Fernando Henrique Cardoso. Fecha parênteses)

Os autores deste novo livro, dois jornalistas, não se dedicaram apenas a desmentir o que desde já pode ser chamado de gigantesca empresa de desinformação sobre a América Latina, mas pesquisaram seriamente para oferecer, não uma outra versão, oposta à primeira, mas uma história simplesmente mais correta, mais compatível com a realidade, mais conforme os documentos e testemunhos fidedignos, não o emaranhado de mentiras e meias verdades que costuma frequentar versões idílicas (ou catastróficas, segundo os casos) da história da região. Eles vão desmantelando mitos, desbancando personagens históricos de seus pedestais, contribuindo para uma correta apreciação de nossa história, e retirando os bodes expiatórios (entre eles, o imperialismo em primeiro lugar), que pretenderiam explicar por que somos tão pobres, tão atrasados, tão desiguais, tão corruptos, tão difíceis em corrigir todos esses males.
Leandro Narloch já tinha assinado um bem-vindo Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, em que também desmantela mitos e equívocos da nossa história. Duda Teixeira realizou inúmeras viagens pela região e fora dela, trabalhando para a revista Veja, nas quais pode conhecer muito bem o histrionismo, o populismo e as farsas vigentes em vários países.

Não vou descrever agora o livro, pois ainda estou lendo, mas já li os capítulos sobre o Chile de Allende e sobre o Haiti. Ainda tem muito mais a descobrir, com ditadores e personagens famosos, tristemente famosos, eu diria.

Posto aqui o link para os comentários de Rodrigo Constantino sobre o livro:

Leandro Narloch e Duda Teixeira:
Guia Politicamente Incorreto da América Latina

11 comentários:

Anônimo disse...

jornalistas ligados à Veja reescrevendo a História? tu tinhas escrito sobre "pensamento crítico e independente"...

Paulo Roberto de Almeida disse...

Eu nem deveria responder a um Anônimo que sequer escreve um comentário substantivo, e revela que não tem nada de inteligente a expressar, apenas declarar seu preconceito contra autores, sem ter lido o materia.
Machado de Assis, que você tampouco deve ter lido, dizia que no trabalho da critica literaria se deve esquecer o autor e concentrar-se na obra.
Você também parece adepto do slogan idiota que pretende que uma mentira progressista vale mais do que uma verdade reacionária.
Ou seja, se é a Veja, fecha os olhos, mostrando que a ignorância ainda prima em certos bastiões...
Paulo Roberto de Almeida

leonardo baldan disse...

Depois de ler 1808 e 1822, pensei que fosse o Guia politicamente incorreto da America latina, mais um livro que desfizesse com os estereótipos e os falsos heróis da historia latino americana, contada pela classe dominante e por ditadores que tanto se esforçaram para maquiar a historia. Enganei-me, o livro é mais uma maquiagem similar a dos ditadores.


Com muita vontade fiquei de encher meu guarda roupa de roupas do Che (mesmo nunca tendo me simpatizado por ele nem pelo socialismo), isso por que ficou evidente a tentativa de atacar a esquerda de forma mesquinha.


Eu não consegui termina o livro, mas pra mim já ficou bem claro suas contradições, e por mais que ele seja um livro de extrema-direita, se o leitor ler as entre linhas vai poder achar, que para os autores; o comunismo foi uma idéia boa, só que mal implantada, devido aos terríveis ditadores, capitalistas, burros (ruins de economia), ignorantes e que não respeitavam os direitos humanos, que os implantaram.

Só pra lembrar Fidel errou ao dizer que o comunismo e o socialismo são a mesma coisa, e os autores do livro também erraram em concordar com Fidel. Na verdade Fidel fala isso com o propósito de não questionarem quanto ao comunismo em cuba, já que o país é socialista. Creio também que os autores sabem a diferença, mas preferiram fazer de conta que é a mesma coisa.

Pra mim o livros deixou a desejar.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Leonardo,
Você não fez uma resenha crítica do livro, mas apenas uma apreciação sobre ele, que demonstra que você não gostou do livro, mas sem dizer exatamente por que.
Toda história revisionista peca por certo exagero, por enfatizar estereótipos que se quer condenar ou ridicularizar.
Depois o trabalho historiográfico restabelece os padrões aceitáveis do trabalho sério de separar o mito da realidade.
Mas o importante é começar, sobretudo num continente com uma história tão deformada quanto a nossa, em que idiotas úteis e inúteis ainda vendem versões inaceitáveis da história.
Quer Cuba seja socialista ou comunista, isso não importa: o que importa é que é uma ditadura abjeta, que mata seus cidadãos de fome, e alguns dissidentes por maus tratamentos. Uma vergonha que ainda existam pessoas capazes de defender ditaduras abjetas como essa.
Convido você a fazer uma resenha crítica do livro, expondo claramente, com provas em apoio, o que você acha correto ou incorreto no livro em questão.
Paulo Roberto de Almeida

leonardo baldan disse...

Paulo R. de Almeida, quer dizer que nos países capitalistas as pessoas não morrem de fome, e alguns dissidentes por mau tratamento?

Eu concordo com você que é uma vergonha que ainda existam pessoas capazes de defender ditaduras abjetas como essa. Mas você como o livro estão fazendo oposição a Cuba e sua política de forma errada. Poxa vida cara, é preciso que estudemos mais as ideologias, pois pelo que eu notei a direita está fazendo oposição por fazer.

Eu não sou socialista nem comunista, por que creio que são ideologias românticas demais, que na praticam não dão certo. Mas como bom estudante do ensino médio, sei que cuba não é comunista, e sei também diferenciar o socialismo cientifico do utópico e do comunismo. Visto isso, tenho mais argumento para criticar o modelo cubano, do que quem matou as aulas de sociologia e historia. Isso importa sim.

E quanto à resenha critica do livro, fica pra depois, pois como eu já disse, não terminei de ler, sendo assim não me acho sujeito a fazer mais do que uma apreciação.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Leonardo Baldan,
Não pretendo lhe dar lições, mas dizer que você deve pesquisar por si mesmo, e não depender de professores idiotas e medíocres que ficam fazendo proselitismo em lugar de ensinar as coisas como elas são.
Você é livre para pesquisar quais democracias de mercado, ou seja, países capitalistas, que prendam pessoas por "crimes" de consciência, ou opiniões políticas, ou que pratiquem deliberadamente a penúria como política pública.
Países capitalistas, em geral, são abastecidos regularmente, e as pessoas que não podem comprar comida são pobres, ou seja, não possuem renda, o que foi uma característica de toda a humanidade durante milhares de anos, não apenas do capitalismo, como alguns professores idiotas querem fazer crer.
Pesquise, leia, bons livros, não o lixo que geralmente servem em escolas brasileiras.
Paulo Roberto de Almeida

leonardo baldan disse...

Paulo R. Almeida, exemplos de países capitalistas onde as pessoas morem de fome e, alguns dissidentes por mau tratamento são: as ditaduras do oriente, da America latina, outras da Ásia e nos países que sofreram com a extrema-direita fascista como a Itália e a Alemanha.

Quanto aos meus professores, creio que é um equivoco dizer que são idiotas e medíocres, sem antes os conhecer.

Mas eu também não quero te dar lições, respeito sua opinião, assim como seu blog (do qual gosto muito).

Acredito que desviamos do foco da discussão. De volta ao livro. Eu vou terminar de ler, depois volto e escrevo uma resenha critica.


Obs. Ficarei grato se você quiser me indicar os bons livros, que não são servidos nas escolas brasileiras.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Leonardo Baldan,
Deduzi que seus professores são idiotas ou mediocres pelo tipo de afirmação que você fez.
Em primeiro lugar, seria preciso respeitar a lógica.
Se você conseguir provar que as pessoas que morrem de fome, ou dissidentes sacrificados nesses lugares que você menciona, foram levados a essa condição pelas "perversidades" naturais do capitalismo e da democracia, você seria um candidato sério ao Prêmio Ignobil.
Se os professores fazem esse tipo de afirmação, eles já são recipiendários do prêmio, mesmo sem saber.
Deficiências de lógica, ou de conhecimento histórico são muito comuns entre professores brasileiros.
Não por outra razão, a nossa educação se encontra entre as piores do mundo. E vai continuar piorando.
Vou lhe dar apenas dois títulos para você começar a ler:
Jared Diamond: Armas, Germes e Aço
David S. Landes: A Riqueza e a Pobreza das Nações.

Leia estes dois para começar. Acho que muda do lixo que é servido nas escolas brasileiras...
Paulo Roberto de Almeida

Paulo Roberto de Almeida disse...

Leonardo Baldan,
Deduzi que seus professores são idiotas ou mediocres pelo tipo de afirmação que você fez.
Em primeiro lugar, seria preciso respeitar a lógica.
Se você conseguir provar que as pessoas que morrem de fome, ou dissidentes sacrificados nesses lugares que você menciona, foram levados a essa condição pelas "perversidades" naturais do capitalismo e da democracia, você seria um candidato sério ao Prêmio Ignobil.
Se os professores fazem esse tipo de afirmação, eles já são recipiendários do prêmio, mesmo sem saber.
Deficiências de lógica, ou de conhecimento histórico são muito comuns entre professores brasileiros.
Não por outra razão, a nossa educação se encontra entre as piores do mundo. E vai continuar piorando.
Vou lhe dar apenas dois títulos para você começar a ler:
Jared Diamond: Armas, Germes e Aço
David S. Landes: A Riqueza e a Pobreza das Nações.

Leia estes dois para começar. Acho que muda do lixo que é servido nas escolas brasileiras...
Paulo Roberto de Almeida

leonardo baldan disse...

Paulo R. de Almeida, os estados que eu citei não são democráticos, sendo assim a democracia não pode ser responsável pelas mortes. Mas não vou ficar aqui discutindo com você, nem fazendo futurologismo sobre a educação no Brasil.


Encontrei em um site uma ótima resenha critica sobre o livro, foi feita pelo Lucas. Mas ela não diz tudo que eu queria, por isso vou escrever outra mesmo assim. Segue o link abaixo.

http://www.cafecolombo.com.br/2011/10/10/459-%E2%80%93-duda-teixeira-e-o-guia-politicamente-incorreto-da-america-latina-2/


Depois me diga se gostou.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Leonardo Baldan,
Lamento você achar a "resenha" do Lucas "otima", pois para mim ela é um lixo.
Não acredito que tenha sido publicada na versão impressa da FSP, provavelmente não, mas se for, esse jornal não tem controle de qualidade.
O Lucas não consegue esconder sua raiva por causa de um livro que desmistifica ditadores e guerrilheiros, e não consegue dar uma contraprova de seus argumentos, apenas afirmações que tentam desqualificar o trabalho jornalistico (não cientifico) dos dois autores.
Se ele se julga competente, ele pode escrever a sua história da América Latina. Não creio que seja lisível.
Enfim, não vou mais alimentar dialogo bilateral, pois estou viajando e sem condicoes de faze-lo.
Tudo o que eu tiver a declarar, vou fazer nas paginas do meu blog.
Cordialmente,
Paulo Roberto de Almeida