sábado, 3 de dezembro de 2011

A frase da semana: o Brasil, tal como visto por dois realistas...


No Brasil, ninguém tem a obrigação de ser normal. 
Andrei Pleshu, filósofo romeno


Complementado por Olavo de Carvalho:

Se fosse só isso, estaria bem. Esse é o Brasil tolerante, bonachão, que prefere o desleixo moral ao risco da severidade injusta. Mas há no fundo dele um Brasil temível, o Brasil do caos obrigatório, que rejeita a ordem, a clareza e a verdade como se fossem pecados capitais. O Brasil onde ser normal não é só desnecessário: é proibido. O Brasil onde você pode dizer que dois mais dois são cinco, sete ou nove e meio, mas, se diz que são quatro, sente nos olhares em torno o fogo do rancor ou o gelo do desprezo. Sobretudo se insiste que pode provar.

Um comentário:

  1. Olá PRA,

    Só para avisar que o parágrafo acima faz parte de um dos artigos do Olavo de Carvalho chamado "Cavalos mortos" e que só a primeira frase ("No Brasil, ninguém tem a obrigação de ser normal") pertence ao fiolósofo romeno. O resto é um comentário do Olavo sobre a frase.

    Aqui: http://www.olavodecarvalho.org/semana/cavalos.htm

    Não que isso torne a mensagem menor, já que o Olavo também é um bom observador da realidade brasileira.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.