sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

De Dutra a Lula: a diplomacia brasileira - Octavio Amorim Neto


02/02/2012 - 20h00

'De Dutra a Lula' investiga meio século de diplomacia brasileira

da Livraria da Folha
Em "De Dutra a Lula", o professor Octavio Amorim Neto analisa a atuação diplomática brasileira usando ferramentas teóricas das relações internacionais e das ciências sociais.
Divulgação
Examina a condução e os determinantes da política externa brasileira
Octavio examina mais de meio século de política externa brasileira
Ao promover a convergência entre essas duas disciplinas, o autor produz um livro raro no Brasil. Apesar de partícipes das ciências humanas, a maior parte dos textos não cria diálogo entre sistema político e história diplomática.
Octavio se ampara em dados estatísticos para criar um método de pesquisa quantitativa. Como resultado, o volume interessa a cientistas políticos, internacionalistas e historiadores.
"Este livro é um convite ao diálogo amigável entre as tradições quantitativa e qualitativa de análise política e entre a literatura sobre as instituições políticas brasileiras e a bibliografia sobre a política externa do país. Infelizmente, ambos os diálogos têm sido muito incipientes entre os acadêmicos nacionais, para o prejuízo de todos", comenta.
Graduado em ciências sociais e pós-graduado em ciência política, Octavio Amorim Neto recebeu prêmios da Associação Brasileira de Ciência Política e da Associação Americana de Ciência Política.
"De Dutra a Lula"
Autor: Octavio Amorim Neto
Editora: Campus Elsevier
Páginas: 216
Quanto: R$ 49,50 

Um comentário:

JOB FERREIRA DA CNHA disse...

DURANTE ESTE MEIO SECULO A DIPLOMACIA BRASILEIRA , APENAS TORNOU O BRASIL UM PAIS SUBMISSO AOS INTERESSES ESTRANGEIROS .O BRASIL POSSUI POUCOS DIPLOMATAS DE VERDADE ...A MAIORIA SÂO SUBMISSOS AOS INTERESSES ESTRANGEIROS , E AOS SEUS PROPRIOS INTERESSES .

Postagem em destaque

Livro Marxismo e Socialismo finalmente disponível - Paulo Roberto de Almeida

Meu mais recente livro – que não tem nada a ver com o governo atual ou com sua diplomacia esquizofrênica, já vou logo avisando – ficou final...