Em 2008 participei de um exercício intelectual convocado pela Stanley Foundation sobre os países emergentes, e acabei escrevendo um texto junto com um ex-especialista em assuntos latino-americanos do CSIS (Center for Strategic and International Studies, de Washington), cujo resultado acabei redescobrindo agora na internet, um pouco por acaso.
Devo dizer que não concordo com tudo o que figura no papel, e isso significa que não concordo com muita coisa, muita mesmo, mas esse é o preço de ter de fazer um paper já em colaboração, como estabelecido pela Fundação. Se eu tivesse escrito sozinho, o paper provavelmente seria bem mais crítico da situação do Brasil e bem menos otimista quanto às chances de ascensão ao primeiro time.
Conhecendo os companheiros, eu sabia (no começo de 2008), que eles meteriam os pés pelas mãos.
Alguma surpresa nisso?
Informo aqui o link, para os possíveis interssados:
Brazil’s Candidacy for Major Power Status
Miguel Diaz and Paulo Roberto Almeida
With a reaction by Georges Landau
O link para acesso é este: http://www.stanleyfoundation.org/powersandprinciples/BrazilCandidacyMPStatus.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.