terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Brasil "vs" Indonesia: defesa de traficante pode trazer prejuizo de US$ milhoes ao Brasil

Pois é: todo gesto mal pensado tem consequências inesperadas. Qualquer pessoa enfronhada no assunto, sabe como é difícil concretizar vendas no setor militar, extremamente sensível, no qual considerações de ordem política e estratégica superam facilmente argumentos de natureza econômica.
Neste caso, as indústrias de defesa do Brasil podem ter de amargar um prejuizo de algumas centenas de milhões de dólares, não só em função da defesa de um reles traficante profissional, mas sobretudo pela desfeita, descortesia e atitude altamente irresponsável, no plano diplomático, da recusa de aceitação de credenciais do novo embaixador indonésio no Brasil.
Até onde pode chegar a inconsciência de certas pessoas...
Acho que no dia 15 de março haverá até mais razões de tipo econômico, do que no plano estritamente político, ou de corrupção, para manifestar.
Paulo Roberto de Almeida

Indonésia ameaça reconsiderar compra de material militar do Brasil

Em Bancoc (Tailândia)



O governo da Indonésia ameaçou reconsiderar a compra de material militar do Brasil após a deterioração das relações entre os dois países devido à execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira em janeiro, informou nesta terça-feira (24) a imprensa local.

A Indonésia chamou de volta, no sábado, seu representante no Brasil e apresentou um protesto formal às autoridades brasileiras porque a presidente Dilma Rousseff se recusou a receber as credenciais do novo embaixador indonésio, Toto Riyanto.

Após o incidente, o vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, disse que Jakarta poderia reconsiderar a compra de 16 aviões de combate EMB-314 Super-Tucano e lança mísseis de fabricação brasileira, segundo o jornal "The Jakarta Post".

As relações entre Brasil e Indonésia atravessam um período de crescente tensão desde que o país asiático executou Marco Archer por tráfico de drogas, apesar do pedido de clemência da presidente.

Dilma, que chamou para consultas o embaixador em Jacarta após a execução de Marco Archer, também pediu clemência para Rodrigo Muxfeldt Gularte, também condenado por tráfico e cuja execução esta prevista para este mês, por um pelotão de fuzilamento.

Neste caso, o Brasil pede a suspensão da execução e a hospitalização de Rodrigo, que sofre de esquizofrenia, conforme admitiram as próprias autoridades da Indonésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.