segunda-feira, 5 de julho de 2021

Joaquim Nabuco no Mundo, biografia de Leslie Bethell (2016)

Permito-me destacar que participei de um livro em homenagem ao Joaquim Nabuco, mais de dez anos atrás, com um ensaio sobre seu discurso de formação a graduados universitários, aqui informado: 

“O Brasil e os Estados Unidos antes e depois de Nabuco: uma avaliação de desempenho relativo no plano do desenvolvimento social”, In: Severino J. Albuquerque (org.): Joaquim Nabuco e Wisconsin: Centenário da conferência na universidade, ensaios comemorativos (Rio de Janeiro: Editora Bem-te-vi, 2010; ISBN: 978-85-88747-34-0; p. 221-251)


 Diplomata e abolicionista: a ilustre trajetória de Joaquim Nabuco, segundo livro

Aventuras na História (UOL)

03/07/2021, 14:38

"Joaquim Nabuco no Mundo", de Leslie Bethell, resgata o legado do jornalista pernambucano que lutou pela abolição da escravatura no Brasil

Lançada em 2016, a biografia de Joaquim Nabuco, um dos mais articulados analistas de

seu tempo (entre a última fase do Império e o início da República) e cujo legado inclui a participação definitiva para o fim da escravidão no Brasil, apresenta a saga de um dos personagens mais importantes da História.

Do calibre daqueles homens que fizeram tanto por outros homens que a História tem por dever e honra louvar. O pernambucano Joaquim Nabuco (1849-1910), abolicionista, escritor e primeiro embaixador do Brasil em Washington, ajudou a transformar a sociedade em que viveu e, com sua oratória, colaborou para pôr fim ao capítulo da escravatura no Brasil, algo que denunciava incansavelmente.

O autor, o britânico Leslie Bethell – especialista em História política, social e cultural da América latina –, é um brasilianista que aproximadamente há quatro décadas se interessa pela vida e ações dessa figura pública transnacional.

Ele pesquisou documentos que estavam na casa do filho de Nabuco, no Rio de Janeiro, correspondências trocadas com o secretário geral da British and Foreign AntiSlavery Society, em Londres, e publicou diversos artigos e ensaios sobre o tema, além de organizar uma autobiografia literária e intelectual do diplomata.

A obra lançada pela editora Bem-Te-Vi, portanto, tem peso. Joaquim Nabuco no Mundo – Abolicionista, Jornalista e Diplomata revisita os percursos da história, as decisões de antanho, e ilustra o humanismo de um dos maiores pensadores do Brasil da última fase do Império até o início da República.

Os quatro capítulos do livro são versões revisadas e ampliadas do material escrito por Bethell. A Introdução engloba os períodos de residência de Nabuco na Europa (ele viveu em Londres a maior parte do tempo, mas também em Paris e Roma) até a fase em que se tornou o primeiro embaixador do Brasil.

O segundo capítulo aborda sua militância como abolicionista, atuando inclusive para mobilizar a opinião internacional para a causa. O terceiro capítulo trata de seu trabalho

como correspondente estrangeiro em Londres, chamando atenção para as principais questões da política internacional. O último capítulo enfoca o papel de Nabuco como diplomata, tentando estreitar os laços entre Brasil e Estados Unidos.

+Saiba mais sobre a obra citada acima por meio da Amazon:

Joaquim Nabuco no Mundo, de Leslie Bethell (2016) - https://amzn.to/3qKjYkm


++Saiba mais sobre abolicionismo por meio de obras disponíveis na Amazon:

O abolicionismo, de Joaquim Nabuco (2010) - https://amzn.to/3dBmSCA

Flores, votos e balas: O movimento abolicionista brasileiro, de Angela Alonso (2015) -https://amzn.to/3AsJZsL

A abolição - 9ª edição, de Emilia Viotti da Costa (2012) - https://amzn.to/2SQaPKE

Que é o abolicionismo?, de Joaquim Nabuco (2011) - https://amzn.to/36bxrZa

Abolicionismos Penais, de Vera Maria Guilherme e Gustavo Noronha de Ávila (2017) - https://amzn.to/3wg4t4H

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/diplomata-abolicionista-ilustre-trajetoria-de-joaquim-nabuco-segundo-livro.phtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.