O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Covid afasta servidores de divisão do Itamaraty em trabalho presencial e acende alerta no órgão - Metropoles

 Covid afasta servidores de divisão do Itamaraty em trabalho presencial e acende alerta no órgão

Metrópoles Online
29 de Julho de 2021

Funcionários da Divisão de Comunicações e Arquivo do Itamaraty estão em trabalho presencial desde o início da pandemia

Três servidores públicos e dois funcionários terceirizados da Divisão de Comunicações e Arquivo do Ministério das Relações Exteriores estão afastados das atividades após terem testado positivo para a Covid-19 na semana passada. Eles trabalham presencialmente no prédio do Itamaraty, no setor que é responsável por serviços como a correspondência diplomática com embaixadas e consulados do Brasil pelo mundo.

Mesmo em órgãos públicos que adotaram majoritariamente o trabalho remoto ao longo da pandemia, como o próprio Itamaraty, setores considerados essenciais tiveram de se manter em expediente presencial dos servidores. É o caso da Divisão de Comunicações e Arquivo.

De acordo com o MRE, o setor tem 68 servidores lotados, dos quais 38 têm trabalhado presencialmente, mas em sistema de rodízio: metade numa semana, metade na outra. Os outros 30, segundo a pasta, estão em trabalho remoto.

Uma pessoa que trabalha no local relatou ao Metrópoles que uma servidora combinou de cobrir um colega na semana que não era a dela e compareceu ao trabalho presencial por 15 dias seguidos, os últimos com visíveis sintomas de Covid-19. Ao longo da semana passada, ela e em seguida mais quatro colegas desse mesmo setor acabaram testando positivo. Ainda de acordo com essa fonte, já há outros casos suspeitos - o que o Itamaraty não confirma ainda.

Outro ladoO MRE confirmou os cinco afastamentos de funcionários da Divisão de Comunicações e Arquivo após testes positivos de Covid-19 e alegou que segue protocolos para minimizar os riscos de contaminação.

"A área responsável pela limpeza e desinfecção do MRE foi comunicada dos resultados positivos e realizou limpeza cuidadosa das instalações", informou o órgão.

"Todos os servidores são orientados a usar máscara durante todo o expediente nos termos do Decreto 40.648 do GDF, de 23 de abril de 2020. Encontram-se disponíveis máscaras descartáveis e álcool em gel na unidade. O MRE adotou ainda rígido controle de segurança sanitária, com restrição de acesso, aferidor de temperatura nas portas de entrada, torres de álcool em gel, campanhas de conscientização, novo protocolo de tramitação digital de documentos e digitalização do atendimento sempre que possível", diz ainda a nota oficial.

A fonte que conversou com a reportagem reclamou, porém, que os protocolos não são seguidos por parte dos servidores e que não há cobrança para quem deixa, por exemplo, de usar máscara no ambiente de trabalho.

Nenhum comentário: