Visualização no item "Mentions" na plataforma Academia.edu, em 1/07/2021:
https://www.academia.edu/mentions?from_navbar=true&from=navbar&from_navbar=true
317 papers mention “Paulo Roberto de Almeida”
All Mentions: 900
High Confidence: 317
This is Me: 819
This is Not Me: 1.104
Some exemples:
...reira Júnior. Eleições e política externa. Mundorama, 19 abr. 2010. 2075 ALMEIDA, Paulo Roberto de. Uma nova “arquitetura” diplomática? – Interpretações divergentes sobre a política externa do governo Lula (2003 ‑2006). Revista Brasileira de Política Internacional, 49(1), 2005, p. 6; FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de...
A highly followed author
...pre acogió los capitales extranjeros, firmó más de una docena de 14. Cf. Paulo Roberto DE ALMEIDA: “Uma nova ‘arquitetura’ diplomática?: interpretações divergentes sobre a política externa do Governo Lula (2003-2006)”, Revista Brasileira de Política Internacional, IBRI: año 49, nº 1, Brasilia, 2006, pp. 95-116. Re...
A highly followed author
...o da Diplomacia Econômica no Brasil: As Relações Econômicas Internacionais no Império (2001; 2005); Os Primeiros Anos do Século XXI: O Brasil e as Relações Internacionais Contemporâneas (2002); O Brasil e o Multilateralismo Econômico (1999). Website: www.pralmeida.org. A Bachelor of Law, fr...
by Lopes, Dawisson Belém
O artigo busca examinar, desde a realização da primeira eleição direta para a Presidência da República após a redemocratização (1989) até o último ano do segundo termo presidencial de Lula da Silva (2010), a progressiva politização da Política Externa Brasileira (PEB), sob a égide das instituições democráticas no plano doméstico e a renovada influência jogada por atores e processos internacionais.
This mention was found in a paper hosted outside of Academia.edu
by Paulo Roberto de Almeida
by Christensen, Steen Fryba
This mention was found in a paper hosted outside of Academia.edu
by Paulo Roberto de Almeida
by Monteiro, Leonardo Valente
Este artigo identifica e analisa os diferentes tipos de política revisionista, e suas gradações, desenvolvidos pelos governos progressistas da América do Sul em relação aos Estados Unidos nos últimos 13 anos. Para isso, tem como ponto de partida conceitos fundamentais para o melhor entendimento sobre o comportamento dos países da região em relação à grande potência: ambos de Helio Jaguaribe. A partir dos desdobramentos desses conceitos foi desenvolvido um modelo teórico com diferentes tipos de revisionismos periféricos, o que permitiu uma espécie de sintonia fina de classificações das políticas externas do período.
This mention was found in a paper hosted outside of Academia.edu
by Paulo Roberto de Almeida
by Tom Long
This mention was found in a paper hosted outside of Academia.edu
by Paulo Roberto de Almeida
Resumo O presente artigo pretende apresentar uma análise sintética acerca das mudanças observadas na concepção da Defesa Nacional, particularmente a partir da última década do século XX, considerando a criação do Ministério da Defesa (MD) no Brasil. Para atingir o objetivo proposto, o desenvolvimento do presente trabalho encontra-se subdividido nas seguintes seções: a concepção da Defesa Nacional a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988; a criação do MD; a concepção da Defesa Nacional após a criação do MD; e, por fim, algumas considerações sobre o tema. O artigo apresenta conceitos básicos relacionados à Defesa Nacional, a fim de facilitar a compreensão da análise desenvolvida. Para isso, emprega revisão bibliográfica e documental, priorizando à legislação normativa produzida pelo MD e estudos relacionados ao assunto. A partir da constatação de impactos provenientes da criação do MD, o trabalho apresenta o surgimento de inquietações acerca das mudanças que foram originadas por esse fenômeno, apresentando a seguinte pergunta de pesquisa: Como evoluiu o pensamento sobre Defesa no Brasil desde a criação do Ministério da Defesa em 1999? Nesse sentido, o presente artigo buscou encontrar respostas quanto a identificação das mudanças ocorridas no Setor de Defesa do País, a partir da criação do MD. Palavras-chave: Brasil; Ministério da Defesa;
...debate sobre o tema. Outrossim, sobre o mesmo tema, o diplomata Paulo Roberto de Almeida (2009) observa que a END (2008) inicia o debate “[...] sobre onde...
ste trabalho tem por objetivo dissertar sobre a historiografia de Manuel de Oliveira Lima tendo em vista a representação dos imperadores do Brasil como heróis nacionais durante a Primeira República. Para tanto, nossa ênfase é analisar algumas obras do historiador Oliveira Lima nas quais seu discurso historiográfico se volta ao passado imperial brasileiro destacando a atuação dos governantes como heroica e enaltecendo-os de forma épica em sua narrativa. Metodologicamente, concebemos a historiografia como um discurso, para fins de analisá-lo em sua historicidade, isto é, abordar seu contexto de produção e sua articulação interna. A reflexão por nós realizada se volta, portanto, à questão da constituição da nacionalidade brasileira, recorrente na produção letrada dos fins do século XIX e no início do século XX. Na análise, estabelecemos um diálogo com outros historiadores que se dedicaram à pesquisar a trajetória de vida de Oliveira Lima e, sobre outros aspectos, sua historiografia.
...Oliveira Lima e a Diplomacia Brasileira no Início da República...
FUNAG launches, in the Diplomatic History collection, the English version of the work "Brazilian Diplomatic Thought", composed of three volumes. "Brazilian Diplomatic Thought - Formulators and Agents of Foreign Policy (1750-1964)" deals with the founding conceptions and protagonists of the diplomatic thinking from Alexandre de Gusmão, passing through the Empire and Republic until the beginning of the 1960s, covering a wide period Modernization of national diplomacy. Twenty-six authors, academics and diplomats, analyzed the contributions of some of the main characters in Brazil's diplomatic history. The work enriches the literature on international relations and Brazilian foreign policy. Organizer: José Vicente de Sá Pimentel
...o da Diplomacia Econômica no Brasil: As Relações Econômicas Internacionais no Império (2001; 2005); Os Primeiros Anos do Século XXI: O Brasil e as Relações Internacionais Contemporâneas (2002); O Brasil e o Multilateralismo Econômico (1999). Website: www.pralmeida.org. 1143 Authors Brazilia...
This article carries out an analysis of the territorial policies for the implementation of the Mercosur Waterway. The study seeks to contribute to the existing gap regarding the repercussions of the territorial policy of the Mercosur Waterway. Initially, the context is set around the border between Brazil and Uruguay within its relations to South America and Mercosur. Next, the cooperation is analyzed in the scope of Mercosur with its developments and obstacles. Following, the Border Strip between Brazil and Uruguay is analyzed, and finally the Mercosur Waterway as a Brazil-Uruguay integration strategy is commented. It has been observed that commercial relations between southern Brazil and Uruguay are closely connected to their productive basis dependent on production, commodities, and imports, where cargos are not regular. It is concluded that the strategic meaning of the Waterway still needs to be reinforced in an integration context since efforts have not yet been sufficient so that it could be prioritized in the strategic agenda of the countries
A highly followed author
...A diplomacia da era Lula: balanço e avaliação...
...O Brasil e o futuro do mercosul: dilemas e opções...
A presente tese se propõe a contribuir para a discussão sobre a integração regional na América do Sul, objetivando avaliar a efetividade da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) sob uma perspectiva institucionalista. A Unasul é uma organização internacional governamental com uma estrutura institucional em construção, em processo de amadurecimento, transferindo o hiperpresidencialismo que a caracterizou, quando da sua criação, para uma estruturação mais ampla, envolvendo seus conselhos de ministras e ministros das relações exteriores, seu secretário-geral, seu conselho de delegadas e delegados e seus doze conselhos setoriais. Para essa análise, demonstrou-se relevante compreender os conceitos de região e regionalismo para chegar a um entendimento mais amplo da gênese do conceito de integração regional. Buscou-se também identificar o processo histórico da integração regional na América Latina, aludindo à criação de outras organizações internacionais e culminando num estudo sobre a estrutura da instituição Unasul. Em seguida, pretendeu-se interpretar o papel da instituição no contexto de uma inserção internacional orientada para o desenvolvimento do Brasil, para isso, ainda, investigando ligações com a política externa brasileira no período de vigência da organização. Posteriormente, avaliou-se a efetividade da Unasul com base na análise do funcionamento de suas agendas e de seus órgãos, analisando sua documentação e suas cúpulas de chefas e chefes de Estado e de Governo. Por fim, buscou-se interpretar as dificuldades pelas quais a Unasul passa em um contexto de mudanças nas relações internacionais, em âmbito global, regional e nacional. Para fazer avançar ainda mais a organização, é preciso ter em conta essa multidimensionalidade escalar na qual ela está inserida. Defende-se que, apesar do pouco tempo de existência, a Unasul cumpre um papel importante na região e desempenha efetividade. A instituição demonstra sua importância principalmente nas áreas de saúde, infraestrutura, defesa e na possibilidade de ser um fórum alternativo para a promoção da democracia regional. Identificou-se uma intensa atividade na organização, no período de 2011 a 2014, atestada pela produção documental. Portanto, pretende-se requalificar a periodização habitual que a literatura especializada faz da Unasul, passando a compreender o período de 2008 a 2011 como o período de gênese da instituição, o período de 2011 a 2014 como um período de consolidação, com uma forte institucionalização e complexificação da estrutura existente, e o período de 2014 a 2017 como período de estagnação. Conclui-se que a Unasul encaminha sua institucionalização de forma compatível ao seu tamanho, ao seu tempo de criação e as suas condições, estando sujeita ao impacto dos acontecimentos globais e ao transbordamento da turbulência doméstica dos países da região. This thesis aims to contribute to the discussion on regional integration in South America, and to evaluate the effectiveness of the Union of South American Nations (Unasur) in an institutionalist overview. Unasur is an international governmental organization with an institutional structure underway, going through a maturation process, from the hyper-presidentialism which has characterized it since its creation, to a broader structure, involving its councils of foreign ministers, its general secretary, its council of delegates and its twelve sectoral councils. It was an important part of the analysis to understand the concepts of region and regionalism in order to reach a broader understanding of the genesis of the regional integration concept. Efforts have been made to identify the historical process of regional integration in Latin America, indicating the creation of other international organizations and resulting in a study on the Unasur institution structure. Subsequently, the role of the institution was interpreted in the context of an international insertion geared towards the Brazilian development, investigating connections with Brazilian foreign policy during the organization's validity. Later, the effectiveness of Unasur was evaluated based on the analysis of its agendas and bodies, investigating its documentation and its Heads of State and Government summits. Finally, the problems that Unasur faces in a context of changes in international relations at global, regional and national levels have been interpreted. To further advance the organization, the scalar multidimensionality in which it is inserted must be taken into account. Despite its short existence, Unasur is effective and plays an important role in the region. The institution is especially important in health, infrastructure, and defense fields, and due to the possibility of becoming an alternative forum for the promotion of regional democracy. An intense activity in the organization, from 2011 to 2014, was identified and attested by documentary production. Therefore, the intention is to reclassify Unasur¿s traditional periods proposed by the specialized literature, considering the period from 2008 to 2011 as the period of institutional genesis, the period from 2011 to 2014 as the period of consolidation, with the existing structure becoming more institutionalized and complex, and the period from 2014 to 2017 as the period of stagnation. The conclusion is that Unasur conducts its institutionalization in a way that is compatible with its size, time and conditions of creation, subject to the impact of global events and the domestic turbulence in the region.
...Integração Regional: uma introdução...
Nenhum comentário:
Postar um comentário