O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Joaquim Nabuco no Mundo, biografia de Leslie Bethell (2016)

Permito-me destacar que participei de um livro em homenagem ao Joaquim Nabuco, mais de dez anos atrás, com um ensaio sobre seu discurso de formação a graduados universitários, aqui informado: 

“O Brasil e os Estados Unidos antes e depois de Nabuco: uma avaliação de desempenho relativo no plano do desenvolvimento social”, In: Severino J. Albuquerque (org.): Joaquim Nabuco e Wisconsin: Centenário da conferência na universidade, ensaios comemorativos (Rio de Janeiro: Editora Bem-te-vi, 2010; ISBN: 978-85-88747-34-0; p. 221-251)


 Diplomata e abolicionista: a ilustre trajetória de Joaquim Nabuco, segundo livro

Aventuras na História (UOL)

03/07/2021, 14:38

"Joaquim Nabuco no Mundo", de Leslie Bethell, resgata o legado do jornalista pernambucano que lutou pela abolição da escravatura no Brasil

Lançada em 2016, a biografia de Joaquim Nabuco, um dos mais articulados analistas de

seu tempo (entre a última fase do Império e o início da República) e cujo legado inclui a participação definitiva para o fim da escravidão no Brasil, apresenta a saga de um dos personagens mais importantes da História.

Do calibre daqueles homens que fizeram tanto por outros homens que a História tem por dever e honra louvar. O pernambucano Joaquim Nabuco (1849-1910), abolicionista, escritor e primeiro embaixador do Brasil em Washington, ajudou a transformar a sociedade em que viveu e, com sua oratória, colaborou para pôr fim ao capítulo da escravatura no Brasil, algo que denunciava incansavelmente.

O autor, o britânico Leslie Bethell – especialista em História política, social e cultural da América latina –, é um brasilianista que aproximadamente há quatro décadas se interessa pela vida e ações dessa figura pública transnacional.

Ele pesquisou documentos que estavam na casa do filho de Nabuco, no Rio de Janeiro, correspondências trocadas com o secretário geral da British and Foreign AntiSlavery Society, em Londres, e publicou diversos artigos e ensaios sobre o tema, além de organizar uma autobiografia literária e intelectual do diplomata.

A obra lançada pela editora Bem-Te-Vi, portanto, tem peso. Joaquim Nabuco no Mundo – Abolicionista, Jornalista e Diplomata revisita os percursos da história, as decisões de antanho, e ilustra o humanismo de um dos maiores pensadores do Brasil da última fase do Império até o início da República.

Os quatro capítulos do livro são versões revisadas e ampliadas do material escrito por Bethell. A Introdução engloba os períodos de residência de Nabuco na Europa (ele viveu em Londres a maior parte do tempo, mas também em Paris e Roma) até a fase em que se tornou o primeiro embaixador do Brasil.

O segundo capítulo aborda sua militância como abolicionista, atuando inclusive para mobilizar a opinião internacional para a causa. O terceiro capítulo trata de seu trabalho

como correspondente estrangeiro em Londres, chamando atenção para as principais questões da política internacional. O último capítulo enfoca o papel de Nabuco como diplomata, tentando estreitar os laços entre Brasil e Estados Unidos.

+Saiba mais sobre a obra citada acima por meio da Amazon:

Joaquim Nabuco no Mundo, de Leslie Bethell (2016) - https://amzn.to/3qKjYkm


++Saiba mais sobre abolicionismo por meio de obras disponíveis na Amazon:

O abolicionismo, de Joaquim Nabuco (2010) - https://amzn.to/3dBmSCA

Flores, votos e balas: O movimento abolicionista brasileiro, de Angela Alonso (2015) -https://amzn.to/3AsJZsL

A abolição - 9ª edição, de Emilia Viotti da Costa (2012) - https://amzn.to/2SQaPKE

Que é o abolicionismo?, de Joaquim Nabuco (2011) - https://amzn.to/36bxrZa

Abolicionismos Penais, de Vera Maria Guilherme e Gustavo Noronha de Ávila (2017) - https://amzn.to/3wg4t4H

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/diplomata-abolicionista-ilustre-trajetoria-de-joaquim-nabuco-segundo-livro.phtml

Nenhum comentário: