O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Crescimento real per capita; o afundamento de Argentina, Cuba e Venezuela, quase estagnação do Brasil - Maddison Project

 Para dirimir quaisquer dúvidas sobre o desempenho econômico comparado de alguns poucos países latino-americanos em relação ao PIB per capita dos Estados Unidos, coletei alguns dados a partir do Maddison Project, a melhor fonte para esse tipo de visualização histórica-comparativa.

Resulta que no início do século XX, os cubanos eram duas vezes mais ricos que os brasileiros e os argentinos estavam mais de cinco vezes à nossa frente. A Venezuela, embora ainda relativamente mais rica, ainda não tinha deslanchado para o maná do petróleo. A situação começa a se alterar no pós-Segunda Guerra, quando a Argentina aprofunda o seu declínio econômico, a Venezuela ostenta uma exuberância do novo rico e o Brasil começa a despontar para mais de um quinto do PIB per capita dos EUA. 


Como se vê pela tabela, o socialismo em Cuba e na Venezuela, e o estatismo na Argentina e no Brasil fizeram muito mal aos cidadãos desses países, na comparação com a riqueza dos americanos. Simplesmente ficamos para trás, alguns países mais do que outros. 

Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: