O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Comunidade Política Europeia, projeto de Macron, com 44 países: criação em outubro de 2022

 Depois do Conselho da Europa, criada em 1949, onde até a ex-URSS e a atual Rússia figuravam, surge uma nova entidade: 

Líderes de 44 países participam do lançamento da Comunidade Política Europeia

Objetivo é permitir aos países que ainda não fazem parte da União Europeia, de debater com os países membros

POR DIPLOMACIA BUSINESS - OUTUBRO 7, 2022

Líderes de 44 países, membros e não membros da União Europeia, participam da primeira reunião da Comunidade Política Europeia (EPC, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (6) em Praga, na República Tcheca.

Iniciativa do presidente francês, Emmanuel Macron, a EPC será o novo fórum de intercâmbio sobre assuntos de interesse comum europeu. Os 44 chefes de Estado e de governo representaram os países do continente,  exceptuando a Rússia e a Bielorrússia.

A proposta da realização desta cúpula é que os países que ainda não fazem parte da União Europeia, possam  debater com os países membros, no mínimo, uma vez por ano. O Presidente francês declarou que a EPC é “uma mensagem de unidade da nossa Europa”. Para Macron, este tipo de encontros não é uma alternativa ao processo de adesão à UE, mas, sim, um “complemento”.

Durante a cúpula, a paz e a segurança estão no centro das discussões, e sobretudo a questão da energia, com o conflito Russo-ucraniano a merecer especial atenção. Volodymyr Zelensky está presente por videoconferência e também participa nas discussões.

Á margem do encontro oficial, decorrem reuniões bilaterais muito aguardadas por países como a Armênia, o Azerbaijão ou ainda a Turquia, que estão envolvidos num conflito há décadas em torno do Nagorno-Karabach, uma região do Azerbaijão, cuja maioria da população é de origem armênia.

* Com informações das agências.

Nenhum comentário: