O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Marcio Fortes, ex-presidente do BNDES, explica sua opção por Lula e sua total rejeição de Bolsonaro

Depoimento do Márcio Fortes, ex-presidente do BNDES, ex-secretário de Indústria do governo Marcelo Alencar

Caros amigos de e para sempre! Sobretudo na rede, não se pode escrever muito. Vou tentar. Votarei em Lula e estou confortável. Jamais votei no PT, que me espezinhou muito antes e depois dos 12 anos que fui deputado. 

Entretanto, estudando, lendo, conversando e pensando, escolhi um governo de União Nacional e transitório. 

Estou em boa companhia. A maioria da minha família política - que faz política comigo - está nesta opção. Listei mais de 200 nomes conhecidos, a partir de FHC e José Serra, Nelson Jobim, Persio Arida, Candido Bracher, José Olympio Pereira, Malan, Armínio, Bacha, Gustavo Krause, André Lara Resende, Samuel Pessoa, Hussein Kalout, Henri Reischtul, Emerson Kapaz, Ana Toni, Isabella Teixeira, Horácio Lafer Piva, Eduardo Giannetti, Jacob Kligerman, Antônio Britto, Cristovam Buarque, Elena Landau, Gabeira Jerson Kelman, Tasso, José Roberto Mendonça de Barros, João Amoêdo, ufa!, mais uns cem nomes conhecidos, fora os que só eu sei quem são. 

Reli as obras contemporâneas PORQUE AS NAÇÕES FRACASSAM e COMO AS DEMOCRACIAS MORREM. Além disso, tenho o desprazer de conhecer o Jair - fui à casa dele aqui no Rio, viajamos uma vez ao Peru e estivemos juntos em Dallas em 2019. 

O projeto de seu possível novo governo é estragar de vez a educação e a saúde publicas, acabar com a cultura, o patrimônio ambiental,  a diplomacia, a ciência e a laicidade da política. 

Se possível, esticar sua permanência na Presidencia, através dele mesmo ou de um dos filhos. Mudar a Constituição com o Centrão será ainda mais fácil do que já é hoje. Governo dos piores nomes do Brasil, encastelados na Casa Civil e  nas presidências das casas do Legislativo. Tudo liderado por um bárbaro, primário inculto, cheio de preconceitos e apologista da tortura. 

Entretanto, respeito as opiniões divergentes e mesmo opostas, como aprendi e me acostumei a fazer. 

O que me entristece no momento é a criminalização de minhas posições. Sou acusado de mau brasileiro, indiferente à família (!!!), evitado  em ambientes que sempre foram amigáveis. 

Pena, para o Brasil. 

É verdade verdadeira que o PT e Lula cometeram muitos erros graves. Não estarei votando no PT, mas no Lula e no Geraldo, pela pluralidade e abertura, além da transitoriedade. Desculpem o excesso de palavras. 

Nâo pretendo mudar o voto de ninguém, mas colocar minha posição e disposição de esclarecimento e argumentação. Como alías faço há décadas, ainda como estudante - fui presidente do Diretório Acadêmico - e empresário - presidi o Sindicato de Construção do Rio com 25 anos de idade. Exerci à presidência do BNDES, fui secretário de obras do Rio e de Indústria e Comércio e Turismo do Estado. 

Obrigado pela atenção e compreensão. Um beijo em todos!

Marcio Fortes

Nenhum comentário: