O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 2 de outubro de 2022

Portal da revista Interesse Nacional: artigos sobre a Política Externa do Brasil - Rubens Barbosa

Portal da revista Interesse Nacional
A eleição presidencial deste domingo vai ser fundamental para a defesa dos interesses do Brasil e a projeção internacional do país. Ao longo da semana, o portal Interesse Nacional publicou uma série de artigos e entrevistas que analisam a importância da decisão política deste ano, seu impacto para o lugar do Brasil do mundo e para a própria democracia.

Em entrevista exclusiva, o historiador americano Bryan McCann analisou as semelhanças a situação do Brasil e a dos Estados Unidos após a saída de Donald Trump do poder. Ele alega que o risco ao estado de direito continuará existindo mesmo que haja uma mudança no governo brasileiro após as eleições. Outros artigos falam sobre a importância da eleição para o Mercosul, o contexto da política brasileira e sobre a violência política no país. 

Em editorial, o embaixador Rubens Barbosa, coordenador editorial da Interesse Nacional, argumenta que, após um ano de campanha eleitoral intensa e marcada pela ausência de discussões sobre os desafios e interesses nacionais, país necessita de estabilidade política e econômica para poder crescer, gerar renda e emprego. Leia o texto completo.

Repasse este e-mail para quem você quiser e avise que é possível assinar a newsletter do Interesse Nacional clicando aqui. 

Boa leitura!

Daniel Buarque
Editor-executivo - Interesse Nacional

As eleições e o lugar do Brasil no mundo

A decisão dos brasileiros nas urnas neste domingo foi o principal assunto da semana na Interesse Nacional, com uma série de entrevistas, análises, artigos e estudos que avaliam como o voto pode determinar o lugar do Brasil no mundo.
 

Democracia ameaçada

O aparente enfraquecimento político do presidente Jair Bolsonaro e a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de intenção de voto às vésperas da eleição deste ano não devem ser interpretados como sinais de que a democracia brasileira está à salvo, segundo o historiador americano Bryan McCann, professor da Universidade Georgetown. Para ele, mesmo se Bolsonaro perder e aceitar a derrota, ele vai continuar sendo uma ameaça ao estado de direito no país.

“Caso Bolsonaro perca, ele continuará sendo uma força política no Brasil. Mesmo se aceitar a derrota, ele pode continuar sendo uma força política que ameaça a democracia, assim como Trump nos EUA”, explicou McCann.

Leia a entrevista completa 

--------------------------------------------
 

A eleição, o Brasil e o Mercosul


Ameaças de Bolsonaro à democracia representam um sério risco para uma economia regional já frágil e para a estabilidade no continente, escreve em artigo exclusivo a psicóloga especializada em negócios Patricia de Oliveira Dias. Segundo ela, a crise institucional no Brasil e pode enfraquecer o Mercosul e abrir caminho para o retorno de governos autoritários à América do Sul.

Leia o artigo completo

--------------------------------------------
 

Violência política


A preocupação global com ação de grupos criminosos organizados na eleição brasileira deste ano ignora a longa história de violência política, troca de favores e clientelismo no país, com presença frequente de coronéis e ação de milícias, esquadrões da morte e grupos de extermínio. Em artigo exclusivo, o pesquisador do King's College London Nicholas Pope argumenta que as eleições são apenas a ponta de um iceberg político muito maior. Segundo ele, é importante também prestar atenção em como o poder e o controle são exercidos de forma sustentada e cotidiana entre os eventos eleitorais.

‘Desde a fundação da República em 1889, as instituições políticas do Brasil contam com a violência para que a política cotidiana funcione’, diz.

Leia o artigo completo

--------------------------------------------

O contexto e o futuro


Imitando o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, Bolsonaro disse muitas vezes que pode não respeitar os resultados das eleições e que o sistema de justiça eleitoral não é confiável. Para o pesquisador Felipe Tirado, se Lula vencer, enfrentará uma série de obstáculos para restaurar o respeito às instituições nacionais do Brasil e ao Estado Democrático de Direito.

Leia o artigo completo

Nenhum comentário: