segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Comunidade Política Europeia, projeto de Macron, com 44 países: criação em outubro de 2022

 Depois do Conselho da Europa, criada em 1949, onde até a ex-URSS e a atual Rússia figuravam, surge uma nova entidade: 

Líderes de 44 países participam do lançamento da Comunidade Política Europeia

Objetivo é permitir aos países que ainda não fazem parte da União Europeia, de debater com os países membros

POR DIPLOMACIA BUSINESS - OUTUBRO 7, 2022

Líderes de 44 países, membros e não membros da União Europeia, participam da primeira reunião da Comunidade Política Europeia (EPC, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (6) em Praga, na República Tcheca.

Iniciativa do presidente francês, Emmanuel Macron, a EPC será o novo fórum de intercâmbio sobre assuntos de interesse comum europeu. Os 44 chefes de Estado e de governo representaram os países do continente,  exceptuando a Rússia e a Bielorrússia.

A proposta da realização desta cúpula é que os países que ainda não fazem parte da União Europeia, possam  debater com os países membros, no mínimo, uma vez por ano. O Presidente francês declarou que a EPC é “uma mensagem de unidade da nossa Europa”. Para Macron, este tipo de encontros não é uma alternativa ao processo de adesão à UE, mas, sim, um “complemento”.

Durante a cúpula, a paz e a segurança estão no centro das discussões, e sobretudo a questão da energia, com o conflito Russo-ucraniano a merecer especial atenção. Volodymyr Zelensky está presente por videoconferência e também participa nas discussões.

Á margem do encontro oficial, decorrem reuniões bilaterais muito aguardadas por países como a Armênia, o Azerbaijão ou ainda a Turquia, que estão envolvidos num conflito há décadas em torno do Nagorno-Karabach, uma região do Azerbaijão, cuja maioria da população é de origem armênia.

* Com informações das agências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.