O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 31 de março de 2023

A Rússia estaria de volta ao século XIX? O que teria a nos dizer um italiano autor do melhor livro de história intelectual sobre a Rússia?

 Coloco novamente neste espaço algumas notas de leitura do ano passado, já em plena invasão da Ucrânia por Putin, tendo lido o que afigura ser o melhor livro sobre a formação do totalitarismo na Rússia, ainda que dedicado apenas a certa intelligentsia que foi submergida pelo bolchevismo.

Paulo Roberto de Almeida

sábado, 7 de maio de 2022

Os intelectuais, a revolução e o totalitarismo - Franco Venturi sobre os narodniks

   O absolutismo czarista foi combatido, em primeiro lugar, pelos “dezembristas”, no início do século XIX, depois pelos narodniks, os populistas revolucionários, em parte anarquistas, da segunda metade daquele século, depois pelos socialistas de diversas tendências, no início do século XX, para renascer com toda força, sob o disfarce do stalinismo, entre os anos 1930-50, já sob o peso do comunismo


leninista. Depois do fim do comunismo, em 1991, o absolutismo neoczarista assumiu a forma do putinismo cleptocrático e imperialista. Ele já não precisa de Gulags, pois manda assassinar ou encarcerar seus opositores, e não hesita em invadir outros países, como faziam os czares e o tirano Stalin. O novo déspota de Moscou é tão cruel quanto eles, tendo ao seu lado o poder “espiritual” da Igreja Bizantina. Como Stalin, ele não precisa de nenhum Rasputin, mas tem alguns ideólogos a seu serviço. E ainda tem o apoio internacional de muitos idiotas estrangeiros, de esquerda e de extrema-direita. O livro de Franco Venturi (1952) fica nos narodniks; o resto fui eu que opinei.

Nenhum comentário: