O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 18 de março de 2023

Clodoaldo Bueno e a Política Exterior da República, 1889-1902 - 2a. edição de uma obra magnífica - Paulo Roberto de Almeida

 Clodoaldo Bueno e a Política Exterior da República, 1889-1902

  

Paulo Roberto de Almeida

Diplomata, professor

(www.pralmeida.org; diplomatizzando.blogspot.com)

Nota sobre a 2ª edição do livro de Clodoaldo Bueno, A República e sua Política Exterior (1889-1902). 2ª ed.; São Paulo-Unesp, 2022

  

Em 28 anos de distância, dois presentes admiráveis

Clodoaldo Bueno, graduado em História pela Unesp, doutor em História Econômica pela USP e livre-docente em História Econômica, Social e Política do Brasil pela Unesp, da qual é professor aposentado, continua um acadêmico excepcional. Em 1995 fui presenteado com a primeira edição de seu livro, então quase definitivo, sobre a política externa de nossa primeira república, de 1889 a 1902, e agora, 28 anos depois, ele acaba de me presentar novamente com a 2ª edição desta obra, nunca definitiva, mas que já era inexcedível na cobertura do período e que acaba de ser ampliada, revista, aumentada. Eram 377 páginas na 1ª edição, agora são 386, mas a ampliação substantiva foi bem maior, e mais importante, do que meras 9 páginas a mais. Eis as capas dos dois volumes: 

 

Sempre extremamente gentil e atencioso, Clodoaldo Bueno me fez duas dedicatórias, singularmente parecidas, mesmo à distância de 28 anos, um tempo durante o qual intercambiamos algumas colaborações e nos encontramos algumas vezes, geralmente por intermédio do professor e amigo, historiador insigne da diplomacia brasileira, Amado Luiz Cervo, quem escreve a apresentação desta nova edição. Eis as duas dedicatórias dos livros: 

 

Os dados editoriais de cada um dos volumes constam destas duas reproduções: 

 

Comparando os dois sumários, percebe-se diferenças não substanciais, mas significativas entre ambos, com remodelação das partes, reconfiguração e nova titulação de alguns capítulos e, com toda certeza, ampliação do conteúdo para abrigar novas pesquisas, novas interpretações, novas leituras, de acesso a fontes e a bibliografia ampliada. Eis os sumários respectivos resumidos, apenas como exemplo.

 


A 2ª edição desta obra magnífica deve converter-se, mas ela já era, no standard book da política externa da primeiríssima república, numa era especialmente confusa no Brasil, com não menos de 19 ministros, entre titulares e interinos, sobretudo no caótico governo de Floriano Peixoto, com dez chanceleres (metade interina). 

O livro merece uma resenha ampliada, e certamente será usado por mim num trabalho que preparo atualmente sobre a formação do diplomata brasileiro (a “republicanização” do corpo diplomático tem aspectos até hilariantes, se não fossem lamentáveis para muitos). 

Parabéns a Clodoaldo Bueno por mais esta performance academicamente estupenda.


Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 4339: 18 março 2023, 2 p.

 

 

Nenhum comentário: