O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Livro: Pela democratização da política externa brasileira, lançamento - Gustavo Westmann (Contexto)

Já lancei uma primeira edição desse livro quando diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais do Itamaraty. (PRA)



Como transformar a participação pública para que ela funcione mais efetivamente? O debate sobre a democracia está na pauta global de hoje, mas pouco (ou nada) se fala sobre democratização da política externa brasileira.

 

O Brasil tem condições de assumir um papel central no cenário internacional do século XXI. Também pode contribuir para que ocorram as mudanças necessárias na atual governança mundial, em prol de seus interesses nacionais, assim como aqueles da sociedade internacional.

 

O diplomata Gustavo Westmann mostra a urgência desse tema e fornece sugestões concretas para contribuir com a democratização − e renovação − da política externa brasileira.

Gustavo Westmann é diplomata e acadêmico. Atualmente, ocupa a posição de assessor diplomático da Secretaria-Geral da Presidência da República. Além de experiências no setor privado, em diferentes áreas do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e na Agência Brasileira de Cooperação, já foi chefe dos Setores Econômico e Comercial das Embaixadas do Brasil na Itália, na Indonésia e na Índia.

Nenhum comentário: