O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 17 de junho de 2023

Os Anos 80: da nova Guerra Fria ao fim da bipolaridade - Paulo Roberto de Almeida (capítulo de livro)


  Um capítulo de livro agregado às plataformas abertas aos estudantes e pesquisadores, já publicado em 1997, mas o capítulo em questão tinha sido revisto em 1999 para uma nova edição, o que nunca ocorreu, como explico abaixo: 

Em meados de junho de 1995, residindo em Paris, recebi convite de amigos, colegas professores na Universidade de Brasília, relacionados abaixo, para oferecer colaboração a um volume que estava sendo preparado para publicação didática, tendo apresentado um primeiro esquema de conformidade ao trabalho n. 481, aqui registrado: 

 

481. “Os Anos Oitenta: transformações no cenário mundial”, Paris, 19 junho 1995, 1 p. Projeto de capítulo em obra coletiva sobre a história das relações internacionais contemporâneas, dirigida pelos Profs. Flávio Sombra Saraiva e Amado Luiz Cervo, do Dep. de História da UnB. Em curso de preparação.

 

Atendi ao convite, oferecendo um texto que passou por diversas revisões, inclusive debate presencial em 1996, já de volta a Brasília, até que o trabalho fosse incorporado ao livro abaixo registrado sob n. 519, publicado em 1997, pela editora Paralelo, ainda assim como algumas imperfeições de revisão sob responsabilidade da editora. Dispus-me a oferecer um texto inteiramente revisto, que não recebeu qualquer novo número de original, preparado em junho de 1999, destinado a ser publicado pela Editora da UnB, o que nunca ocorreu, como está registrado abaixo.

 

519. “Os Anos 80: da nova Guerra Fria ao fim da bipolaridade”, Brasília, 19 de março 1996, 21 p. Texto analítico expositivo e interpretativo sobre as grandes mudanças no cenário internacional nos anos 80, destinado a servir como capítulo em livro de história das relações internacionais. Projeto original: Paris, trabalho nº 413, 19/06/1995; 1ª versão preliminar: Brasília, 21/03/1996; 2ª versão preliminar: 27/03/1996; 3aª versão preliminar: 09/09/1996, 41 p.; 5ª versão preliminar: 04/12/1996, 41 p.; 5ª versão, final: 20/03/1997, 42 p. Publicado em Flávio Sombra Saraiva (org.), Amado Luiz Cervo, Wolfgang Döpke e Paulo Roberto de Almeida, Relações internacionais Contemporâneas: da construção do mundo liberal à globalização, 1815 a nossos dias (Brasília: Paralelo 15, 1997), p. 303-353. Relação de Publicados nº 209. Revisão em 17 de junho de 1999, para segunda edição, sob responsabilidade da Editora da UnB; não publicado.

 

Esse é o texto oferecido neste arquivo, ao qual me permiti agregar o esquema original e uma bibliografia preparada anteriormente cobrindo o mesmo período:

 

175. “Os Anos Oitenta: Transformações no Cenário Mundial”, Genebra, 25 novembro 1989, 6 p. Levantamento bibliográfico e seleção de material (inclusive cronologia retirada de números especiais da Foreign Affairs) sobre a evolução econômica, política e diplomática do cenário mundial na década de 80.

 

Disponível via Academia.edu, link: https://www.academia.edu/103480542/Os_anos_oitenta_da_nova_Guerra_Fria_ao_fim_da_bipolaridade_1999_

e via Research Gate, link: https://www.researchgate.net/publication/371667242_Os_anos_oitenta_da_nova_Guerra_Fria_ao_fim_da_bipolaridade 

 

Capítulo VIII:

Os anos oitenta:

da nova Guerra Fria ao fim da bipolaridade

 

Paulo Roberto de Almeida


Sumário:

1. Dez anos que abalaram o mundo

     O ocaso do socialismo e seu impacto nas relações internacionais

     Fim da Guerra Fria e transformações no cenário internacional

2. Nova Guerra Fria e agonia final do socialismo

     Relações entre as superpotências: o momento unipolar

     O socialismo na contracorrente da História

     Razões da derrocada socialista: irrelevância internacional

     Impossibilidade de reforma e perda de prestígio externo

3. A economia mundial: crise, crescimento e diversificação

     Integração de mercados financeiros e anarquia monetária

     Comércio internacional: crescimento e protecionismo

     Globalização e regionalização: tendências irresistíveis?

     Fragmentação e diversificação do Sul

4. Os problemas globais: a nova agenda internacional

     Novos e velhos problemas: a complexa agenda mundial

     Limites da soberania estatal

5. Relações estratégicas internacionais e conflitos regionais

     Controle de armamentos: contenção nuclear vertical e horizontal

     Conflitos regionais: a disseminação horizontal

     A Ásia e o enigma chinês

     Progressos na busca da segurança coletiva

6. A nova balança do poder mundial: um cenário mutável

     A era do Pacífico?

     A emergência de múltiplas polaridades

     A América Latina e o Brasil no contexto internacional


Nenhum comentário: