O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 25 de junho de 2023

Certas coisas precisam ser ditas - Paulo Roberto de Almeida

Certas coisas precisam ser ditas

Paulo Roberto de Almeida

A parte responsável dos dirigentes mundiais está preocupada com uma guerra de agressão e de extermínio no coração da Europa, não provocada pelo vizinho invadido, assim como com os desafios da mudança climática e seus efeitos sobre a segurança alimentar. O presidente francês organizou uma reunião em Paris para tratar do financiamento dessa segunda questão.

E o que fez Lula? 

De improviso, sem ligar para a “maçaroca de papéis” preparada pelo Itamaraty, ele prefere cobrar, sempre no tom demagógico que lhe é característico,  a falta de uma discussão sobre o problema da desigualdade, que é uma característica estrutural, resiliente, permanente da humanidade, desde a origem da civilização. 

Não foi a desigualdade que provocou a guerra de agressão, nem os problemas da mudança climática, que atinge pobres e ricos, igualmente e desigualmente.

Lula tem a solução deste problema crucial da humanidade que é a desigualdade? Conseguiu resolver no seu próprio país? 

E os dois primeiros problemas? Aliás, são desafios ao próprio Brasil!

A promessa de acabar com o desmatamento ilegal até 2030 é um compromisso firme ou apenas uma promessa?

Deveria ser uma obrigação do próprio Brasil, sem exigir que terceiros — os ricos, que “fizeram a revolução industrial” — paguem por uma tarefa que é de nosso próprio interesse.

Lula vai ficar só no discurso? 

Populismo diplomático rende alguns aplausos entre os convertidos, mas cada vez menos entre estadistas responsáveis.

A diplomacia brasileira merece mais e melhores posturas no cenário internacional.

Paulo Roberto de Almeida 

Brasília, 25/06/2023

Nenhum comentário: