sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Banco Central Europeu e bancos centrais nacionais

 O SEBC (Sistema Europeu de Bancos Centrais) é constituído pelo BCE (Banco Central Europeu) e pelos BCN (Bancos Centrais Nacionais) de todos os Estados-Membros da UE, independentemente de terem adotado, ou não, o euro.

 

Em vista doa acima exposto todos os Bancos Centrais dos países membros do euro continuam existindo, conforme estudo abaixo:

 

BCE, SEBC e Eurosistema

 

Desde 1 de janeiro de 1999, o BCE é responsável pela condução da política monetária na área do euro – a maior economia do mundo, a seguir aos Estados Unidos.

 

A área do euro tornou-se uma realidade quando a responsabilidade pela política monetária foi transferida dos bancos centrais nacionais (BCN) de 11 Estados‑Membros da União Europeia (UE) para o BCE, em janeiro de 1999. A Grécia aderiu à área do euro em 2001, seguindo-se a Eslovénia em 2007, Chipre e Malta em 2008, a Eslováquia em 2009, a Estónia em 2011, a Letónia em 2014, a Lituânia em 2015 e a Croácia em 2023. A criação da área do euro e de uma nova instituição supranacional, o BCE, constituiu um marco histórico no longo e complexo processo da integração europeia.

 

Para aderirem à área do euro, os países tiveram de cumprir os critérios de convergência, assim como terão de o fazer os restantes Estados-Membros da UE antes de adotarem o euro. Os critérios de convergência estabelecem as condições prévias em termos económicos e jurídicos para que os países possam participar, com êxito, na União Económica e Monetária (UEM).

 

Missão do BCE

 

Banco Central Europeu

 

A base jurídica subjacente à política monetária única é o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia e os Estatutos do Sistema Europeu de Bancos Centrais e do Banco Central Europeu. De acordo com os seus estatutos, o BCE e o Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) foram instituídos em 1 de junho de 1998, tendo o BCE sido definido como o núcleo do Eurosistema e do SEBC. O BCE e os BCN executam, em conjunto, as funções que lhes foram atribuídas. Ao abrigo do direito público internacional, o BCE tem personalidade jurídica.

 

Sistema Europeu de Bancos Centrais

 

O SEBC é constituído pelo BCE e pelos BCN de todos os Estados-Membros da UE, independentemente de terem adotado, ou não, o euro.

 

Eurosistema

 

O Eurosistema é constituído pelo BCE e pelos BCN dos Estados-Membros da UE que adotaram o euro. Coexiste com o SEBC enquanto houver Estados‑Membros da UE que não façam parte da área do euro.

 

Área do euro

 

A área do euro compreende os Estados-Membros da UE cuja moeda é o euro.

 

Estudo completo clique abaixo:

 

https://www.ecb.europa.eu/pub/pdf/other/escb_pt_webpt.pdf

 

EDITORIAL DO PONTOCRITICO

 

 

BANCOS CENTRAIS

 

Pois, a título de informação, notadamente aos leitores da colunista, me valho do oportuno comentário do pensador-economista Ronald Hilbrecht, esclarecendo que o EQUADOR, PANAMÁ E PORTO RICO NÃO TÊM BANCOS CENTRAIS. Mais: ALEMANHA, FRANÇA, ITÁLIA, ESPANHA E OUTRO PAÍSES QUE COMPÕEM A UNIÃO EUROPEIA, também ACABARAM com seus Bancos Centrais duas décadas atrás. Atenção: nenhum desses países se tornaram ASSUSTADORES, como refere a lamentável e despreparada colunista -petista-.

 

Editorial completo clique abaixo:

 

https://pontocritico.com/artigo/narrativa-equivocada

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.