Ministério das Relações Exteriores
Assessoria Especial de Comunicação Social
Nota nº
27 de agosto de 2023
Participação do Presidente Lula na 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
São Tomé, 27 de agosto de 2023
Participação do Presidente Lula na 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – São Tomé, 27 de agosto de 2023
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, em São Tomé, em 27 de agosto de 2023, da XIV Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. A reunião marcou o início da presidência de turno de São Tomé e Príncipe, sob o tema “Juventude e Sustentabilidade”.
A XIV Cúpula resultou em impulso renovado para a CPLP. Os Chefes de Estado e de Governo acordaram a ampliação e aprofundamento das atividades de cooperação em áreas como segurança alimentar, saúde e ciência e tecnologia.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Agência Brasileira de Cooperação anunciaram disposição em apoiar o fortalecimento do sistema de saúde de países membros da CPLP, sobretudo por meio de projetos no campo da vigilância epidemiológica.
Por iniciativa do Brasil, foi criada Rede de pontos focais de direitos humanos para o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos e experiências no campo da apresentação de relatórios, a implementação de recomendações e o acompanhamento dos mecanismos internacionais de direitos humanos, bem como instituída Rede de Pontos Focais para a Formação e Capacitação de Diplomatas dos Estados-Membros da CPLP, a qual poderá propor a realização de cursos para funcionários diplomáticos sobre temas de interesse comum.
O Brasil saúda o Senhor Zacarias Albano da Costa, de Timor-Leste, por sua recondução ao cargo de Secretário Executivo da CPLP.
O Brasil saúda a escolha de Guiné-Bissau para a presidência de turno da CPLP para o biênio 2025-2027. Ao reafirmar nossa amizade e solidariedade com os países da Comunidade, estendemos nosso apoio e formulamos melhores votos de pleno êxito à Guiné-Bissau no desempenho do seu mandato.
Integrada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 17 de julho de 1996, na Cúpula Constitutiva de Lisboa. Fundada no princípio da solidariedade, a CPLP tem em seus estatutos quatro objetivos centrais: a concertação político-diplomática, a cooperação em todos os domínios, a promoção e a difusão da língua portuguesa e a cooperação econômica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário