O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Nota do Itamaraty sobre a morte de Ignacy Sachs

 O Itamaraty emite dezenas de notas em um único mês. Até aqui não emitiu NENHUMA nota sobre o morticinio russo na Ucrânia, o que é INCOMPREENSÍVEL, dado o fato de que emite notas sobre uma inundação qualquer em cantos remotos do planeta. Mas acaba de emitir uma nota altamente recomendável, sobre um homem digno, uma vitima dos totalitarismos nazifascista e soviético (russo) na sua Polônia natal, que encontrou refugio no Brasil e que construiu sua reputação na economia do ecodesenvolvimento na França, onde acolheu dezenas de pesquisadores brasileiros no seu Centre de Recherches sur le Brésil Contemporaim, que eu frequentei assiduamete enquanto morei em Paris (duas vezes):

Nota 324 – Falecimento Do Economista Ignacy Sachs

Ministério das Relações Exteriores

Assessoria Especial de Comunicação Social

  

Nota nº 324

3 de agosto de 2023

 

Falecimento do economista Ignacy Sachs 



Ministério das Relações Exteriores manifesta pesar pelo falecimento do economista Ignacy Sachs ocorrido ontem, 2 de agosto, em Paris.

Ignacy Sachs nasceu na Polônia, em 1927, e radicou-se na França. Em 1941, refugiou-se no Brasil, onde iniciou seus estudos de economia.

Sachs foi amigo de três gerações de economistas, cientistas e diplomatas brasileiros. Seus estudos sobre economia ambiental e desenvolvimento sustentável exerceram forte influência sobre as conferências de Estocolmo em 1972 e do Rio em 1992. Ele também participou ativamente dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável da Conferência Rio+20, em 2012.

Ignacy Sachs deixa uma contribuição inestimável para o pensamento nas áreas de desenvolvimento e meio ambiente, que permanecerá como referência para as próximas gerações.

--



Nenhum comentário: