O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Um apelo à atenção de meus colegas, diplomatas profissionais - Paulo Roberto de Almeida

 Um apelo à atenção de meus colegas, diplomatas profissionais:

Paulo Roberto de Almeida 

Fazem dois anos e sete meses que a Rússia vem bombardeando impiedosamente a Ucrânia, matando milhares de civis, destruindo o país. Frente a essa tragédia, o assim chamado Sul Global - e nele o Brasil, de forma proeminente - permanece vergonhosamente indiferente ao massacre e ao morticínio de civis inocentes. 

Para o Brasil, os crimes de guerra e crimes contra a humanidade não possuem nenhum significado? Esses crimes estão em confronto implícito com a postura tradicional do Brasil, ao se chocarem com valores e princípios tradicionais de nossa diplomacia, de nossa própria Constituição. 

Os diplomatas profissionais não têm nada a dizer em face desses crimes? Estão por acaso contidos por alguma força política?

Não sentem nenhum prurido de vergonha ao fazerem tantas notas de solidariedade sobre alguma inundação em algum canto do mundo e NENHUMA notinha sobre tantas vidas humanas ceifadas pele guerra de agressão?

Se eu estivesse na ativa, trabalhando no setor de comunicações, ou “pior” ainda, no próprio “desk” Ucrânia, eu me sentiria terrivelmente angustiado ao não poder emitir nenhuma nota do solidariedade ao valente povo ucraniano que enfrenta a segunda maior potência militar do planeta, condenado a resistir para não desaparecer como nação soberana.

Nenhum comentário de algum diplomata versado em Direito Internacional, ou em qualquer outra matéria?

Paulo Roberto Almeida

Brasília, 10/09/2024


Nenhum comentário: