Transcrevo, para registrar, pequenas notas que fiz há pouco, em minha página no Facebook, sobre as declarações ABSURDAS de Lula sobre Ucrânia e sobre os conflitos no Oriente Médio ontem e hoje (24 e 25/09/2024).
“Plano de Paz” de Brasil e China sobre a Ucrânia
O chamado Sul Global, que Lula gostaria de liderar, conta teoricamente com mais de 130 países, mas apenas 19 deles se reunirão com Brasil e China para discutir a proposta de “paz” (sic) dos dois países para “terminar” com a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia.
Lamento, uma vez mais, pela diplomacia brasileira, que perde credibilidade e se envergonha a si mesma pelas posturas não apenas equivocadas, mas simplesmente TRANSGRESSORAS do Direito Internacional.
Como é possivel conviver com esses absurdos, que chegam ser INCONSTITUCIONAIS?
“Falhas” da ONU e de organismos internacionais
Contesto Lula (que é um ignorante deliberado e ideologicamente enviesado), assim como a maior parte dos jornalistas: NÃO EXISTE fracasso ou falhas da ONU, da OMC, do FMI. Isso é MENTIRA!
Essas organizações, TODAS ELAS, só podem fazer aquilo que os SEUS MEMBROS PERMITEM ou desejam.
E mesmo que 188 países aprovem uma ou quaisquer mudanças relevantes na Carta da ONU (abolir o direito de veto no CS, por exemplo, ou ampliar sua composição), NADA se FARÁ sem a aprovação dos cinco membros permanentes.
Esse é um FATO.
Lula está mal informado, talvez ele prefira comtinuar improvisando, falando MENTIRAS, ou errando deliberadamente.
Lamento pela diplomacia, que precisa passar por essa vergonha.
Paulo Roberto Almeida
Brasília, 25/09/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário