O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Stefan Zweig - Adeus Europa: um filme de Maria Schrader

Pretendo assistir, nesta sexta-feira, com Carmen Lícia Palazzo, a este filme:

Stefan Zweig - Adeus Europa
Trailer legendado neste link:
https://www.youtube.com/watch?v=UF-yz9MC4rg

Direção: 
Gênero Drama
Nacionalidades Áustria, Alemanha, França

SINOPSE:

Em 1936 o escritor austríaco, de origem judaica, Stefan Zweig (Josef Hader) foge do nazismo na Europa e vai para a América do Sul. Passando pelo Rio de Janeiro, Bahia, Buenos Aires, Nova York e Petrópolis, e apaixonado pelo Brasil, Stefan começa a escrever um livro sobre a nova terra. Ele se instala em Petrópolis, a cidade imperial, para escrever. Mas, ao mesmo tempo, ele fica atormentado com o crescimento da intolerância, barbárie e autoritarismo na Europa.
 

Stefan Zweig - Adeus, Europa

Título original:
Stefan Zweig: Farewell to Europe
De:
Maria Schrader
Com:
Tómas Lemarquis, Barbara Sukowa, Josef Hader
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
ALE/FRA/Áustria, 2016, Cores, 106 min.
Nascido em Viena (Áustria), a 28 de Novembro de 1881, numa abastada família judaica, Stefan Zweig era, nos anos 1920 e 30, um dos mais populares autores europeus. Escreveu sobre a vida e obra de muitos escritores – Dickens, Tolstói, Dostoiévski, Hölderlin, Nietzsche, Balzac, Stendhal, entre outros –, mas também se interessou por figuras históricas como Maria Stuart, rainha da Escócia, ou o navegador português Fernão de Magalhães. Quando, em 1933, Hitler chega ao poder na Alemanha, a influência dos nazis rapidamente se faz sentir na Áustria. Em Fevereiro de 1934, a polícia faz buscas em casa de Zweig. A circunstância persuade o escritor a partir para Londres com Lotte Altmann, a mulher. Quando rebenta a II Grande Guerra e os nazis invadem França, o casal deixa definitivamente a Europa e parte para os EUA. Em 1941, mudam novamente de país, desta vez para o Brasil, instalando-se em Petrópolis, Rio de Janeiro. A 23 de Fevereiro de 1942, deprimido com o crescimento da intolerância e do autoritarismo na Europa e sem qualquer esperança no futuro da Humanidade, Stefan Zweig despede-se com estas palavras: "Envio saudações a todos os meus amigos: que eles possam viver para ver a aurora após esta longa noite. Eu, que sou demasiado impaciente, vou à frente". Zweig e Lotte foram encontrados mortos na tarde do dia seguinte, deitados lado a lado. Tinham ingerido uma dose fatal de barbitúricos. A notícia do suicídio de ambos chocou o mundo.
Parcialmente rodado em Portugal, um "biopic" realizado por Maria Schrader ("Liebesleben"), segundo um argumento seu e de Jan Schomburg. Josef Hader, Aenne Schwarz, Tómas Lemarquis e Barbara Sukowa dão vida aos personagens.

Brazil: the Next OECD Member? - Deborah Farias (Rising Powers Project)


Brazil: the Next OECD Member?


Rising Powers Project 

 


http://risingpowersproject.com/brazil-next-oecd-member/

According to recent reports, there are serious ongoing talks of Brazil requesting full membership to the OECD in the next couple of weeks. If this process does indeed go through, the country would be the largest emerging economy in the Organization, and the third in Latin America, following Mexico and Chile. This would also make Brazil the first of the OECD’s “Key Partners” – the others being China, India, South Africa, and Indonesia – to take the leap from the “Enhanced Engagement” programme to a full membership status.
It is tempting to frame this (potential) change as directly linked to President Michel Temer’s reformist agenda and foreign policy detachment from former leftist Presidents Luis Inácio ‘Lula’ da Silva (2003-2010) and Dilma Rousseff (2011-2016) South-South oriented discourses. While there is certainly a relationship between these governments and Brazil’s links to the OECD, there is a bit more complexity and nuance to be taken into consideration.
In 1991, an exploratory mission expressed the country’s interest in fostering pathways for collaboration with the Organization. In the mid-90s, the country became an official observing member, and while the possibility of an eventual membership was contemplated by some in the Brazilian government, the idea did not gain traction. Still, since 1999, Brazil became regularly invited to every OECD Ministerial-level meeting.
By 2007, during President Lula’s tenure, the dynamic between Brazil and the OECD was much different than the idea of a “developing” country craving legitimacy in the international system by joining the “Clube dos Ricos” – the “Rich [countries] Club” – as many in Brazil still refer the Organization. This time, it was the OECD who was seeking to maintain its own global relevance by inviting large emerging countries – called “Key Partners – to strengthen their links with the Organization and facilitate their eventual membership. As stated in the OECD’s Annual Report 2008, the decision reflected “a recognition that the economic and political map of the planet has changed, and that progress on major challenges will only be achieved by intensifying co-operation among the world’s major economic players.”1
In 2007, there was again some speculation whether Brazil would move forward to a full membership, but the government did not appear to be interested in this direction at that moment. One of the public concerns expressed by then Foreign Relations Minister Celso Amorim was if Brazil would have to pull out of the G77 – a move Mexico had done when it became an OECD member in 1994. While there is some truth to the idea that joining the OECD could hurt Brazil’s image as a Southern “leader”, it appears that concrete policy considerations were more on the minds of decision-makers: a full membership would require legislative changes over Brazil’s sharing of banking information and transfer pricing regimes.
As the years progressed, there was a growing density in the relationship between the Brazilian bureaucracy and its counterparts in a series of OECD commissions. This culminated in yet another milestone, when in 2015 (under President Rousseff), a new cooperation agreement was signed. The OECD-Brazil Programme of Work established a series of projects and studies aimed at structuring even more bilateral links. In the words of then Foreign Relations Minister, Mauro Vieira, “the Brazil-OECD Programme of Work will enable the implementation of different initiatives in 2016-2017, in consonance with our own development strategy geared to improved outcomes in terms of economic growth, social inclusion and sustainability.”2
Therefore, prior to Michel Temer becoming president last August, following 13 years of left-leaning presidencies, Brazil was already an Adherent to close to 30 OECD legal instruments3, and had an associate (full rights) status to nine programmes and committees, as well as a long list of participant status in various other OECD bodies and activities. Current Finance Minister Henrique Meirelles, who a couple of weeks ago explicitly declared his favourable position over Brazil’s full OECD membership, was President of the country’s Central Bank during President Lula’s entire eight-year tenure. So, while President Temer and his team can be actively pushing forward on a speedy full membership of Brazil to the OECD, the move should not be hastily characterized as a complete rupture in the country’s relationship with the organization vis-à-vis the two previous presidencies. While the push for full membership would be a new policy indeed, such action needs to be contextualized: it would be a new chapter within an ongoing process of approximation with the OECD, which had important steps undertaken during President Lula and Rousseff’s tenures.
Finally, even if symbolically ‘odd’, Brazilian foreign policy could still cling to a ‘South’ or ‘developing’ discourse. There would be no reason to assume it would leave the G77. After all, Chile, which joined the Organization in 2010, has remained a member of the ‘Southern’ organization. It would also not automatically force a change to Brazil’s South-South Cooperation approach to development assistance nor its standing as a being a recipient of assistance: not all OECD members are members of its Development Assistance Committee (DAC), and countries who are DAC member can still be recipients of Official Development Assistance (ODA). And even in the WTO, Brazil could still remain as under the “developing country” status, since this positioning is based on self-identification, and other OECD members like Mexico and Chile have remained under this status.
In the next weeks, it will become clearer if the current administration will indeed push forward on the full membership move, and what would be the domestic and international reactions. It is unclear if such membership would have any impact on Brazil’s standing with other BRICS countries, the G20, or other global governance arrangements. Such move would also pose interesting questions on whether other “Key Partner” countries would also consider following suit, and if so, how it would deeply challenge the idea of OECD countries being a proxy for ‘developed countries’. Interesting times…

Notes

1 OECD Annual Report 2008, page 74. https://www.oecd.org/newsroom/40556222.pdf
2 OECD’s Active with Brazil brochure http://www.oecd.org/brazil/Brazil%20brochureWEB.pdf

O Homem que Pensou o Brasil: agradecimentos aos que foram ao lançamento dia 17 de abril

Sem poder fazê-lo pessoalmente, gostaria de agradecer por esta via a todos os velhos e novos amigos, aos curiosos intelectuais, interessados no personagem, tutti quanti compareceram à Livraria Argumento na noite do dia 17 de abril, no exato centenário do nascimento de Roberto Campos, para receber (aliás contra pagamento, mas neste caso vale a máxima de Milton Friedman) o livro O Homem que Pensou o Brasil (convite reproduzido abaixo).

Transcrevo, in fine, os nomes, tal como registrados nas papeletas de compra, de cada um que acolhi pessoalmente na mesa do lançamento, e desde já me desculpo por alguma omissão ou deslize de notação, involuntários, assim como me desculpo pelas palavras rápidas, necessariamente repetivas, nas várias dezenas de dedicaces que tive de fazer naquela noite. Ainda tive de fazer várias outras (embora não registradas), no dia seguinte, no seminário do Palácio do Itamaraty, um evento descontraído (ok, um ou outro entrevero conceitual), que serviu sobretudo de ambiente para um divertissement intelectual, com a presença de tão distinguidos palestrantes e participantes na ocasião. Desculpo-me por qualquer defeito na organização dos trabalhos, apenas a mim atribuível, mas agradeço, uma vez mais o carinho do reconhecimento e a gentileza do comparecimento, a um ou outro evento, ambos podendo ser considerados um sucesso total, pelo personagem, pela presença de muitos amigos, pelos que trabalharam na montagem do seminário.

AUTORES: don't panikiert! Eu tenho livros para encaminhar a cada um de vocês, mas estava esperando a redação de uma carta bem cuidada, explicando todo o processo de elaboração, confecção editorial, revisão e as escolhas que tive de fazer ao longo de um processo trabalhoso (mas plenamente satisfatório no plano intelectual) e, sobretudo, expedito, dada a pressa para a impressão a tempo do centenário. Vai chegar, prometo, antes do Papai Noel...
Muito grato pela compreensão, e pelo dispêndio adicional de um exemplar antecipado.
O abraço a todos, do
Paulo Roberto de Almeida

PS.: A lista dos "ratos de livraria", mesmo num dia chuvoso, como foi o 17 de abril: 


Arminio Fraga
Nelson Paes Leme
Guilherme Parreiras Aorta
Gustavo Farias
Pedro Correa do Lago
Renato Fragelli
Lauro Cotta
Ernane Galveas (representado)
Vinicius Figueiredo
João Dionísio Amoedo
Adriano Pires
Roberto Abdenur
Marcílio Marques Moreira
Hugo Pacheco
Rodrigo Maia
Bernardo Bruno Marque, Samuel, Helena, Nicolas
Claudia Campos
Araken Hipolito da Costa
Thomas and Cintia
Sandra Rios
Carlos Arthur Ortenblad Jr.
Mac Margolis
Guilherme Fiuza
Mônica e Theo
Paulo Herivan
Victor Hugo Ribeiro dos Santos
Ricardo Cançado
Adriana de Queiroz
Israel Beloch
Embaixador Eduardo dos Santos
Virginia e Pedro
Milton Cabral
Rubem de Freitas Novaes
Regina
Daniel Sá-Earp
Gustavo Franco
Valderez Fraga
Ricardo Velez Rodriguez
Roberto Macedo
Paulo Rabello de Castro
Luís Chaves
Ricardo Pereira
Rodrigo Sias
Haroldo Bezerra
Ilan Cuperstein
Alexandre Moreli
Roberto Castello Blanco
Francisco Villela
Tulio Arvelo Duran
Bernardo Cabral
Stelio Amarante
Marcos Travassos
Ricardo Cabral
Luis Alberto Machado

Até a próxima...
Paulo Roberto de Almeida

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Peron, o primeiro e unico, o demagogo, e suas contrafacoes - Cesar Maia

Cesar Maia, ex-prefeito do Rio, usa as informações disponíveis, e uma recente entrevista a um jornal brasileiro do filho de Tomas Eloy Martinez, que fez um documentário a partir da entrevista gravada que seu pai fez com Perón, exilado em Madrid, antes de retornar à Argentina, para tecer algumas considerações e selecionar alguns trechos dos dizeres de Perón naquela gravação.
Perón foi o homem, o demagogo político, o populista econômico, o líder carismático, essencialmente fascista, que afundou a Argentina, que construiu uma "decadência programada", se ouso dizer, e os argentinos continuam até hoje reféns de um cadáver insepulto, o de Perón e o de sua esposa mítica e mistificada.
Perón foi o líder destruidor que construiu uma única coisa: a República Sindical, mas o fez com uma doutrina justificadora, embora mentirosa: o Justicialismo, que aliás rima com fascismo. A República Sindical destruiu a Argentina, como ela está destruindo o Brasil, com seu patrimonialismo de tipo gangsterista, com seu corporativismo prebendalista, fisiológico, nepotista, rentista, expropriatório, concentrador, até mafioso.
A grande diferença entre a "nossa" República Sindical -- tentada em 1963-64, e desmantelada pelos militares, mas renascida com as hostes lulopetistas e cutistas de 2003 em diante -- e a dos hermanos é que a essa "nossa" não tem nenhuma doutrina, nenhuma conceituação política, mas pura demagogia e puro oportunismo, quando não roubalheira desenfreada. Trata-se de um peronismo de botequim, uma contrafação do original, um rentismo sem qualquer sentido nacional, atividades quadrilheiras no mais alto grau.
Vejamos aqui uma das avaliações finais de Cesar Maia sobre o resultado do peronismo:
"Erro maior dos peronistas: a Volta de Perón em 1973 não foi para construir um futuro, mas para repetir o passado, dos anos de glória entre 1946 e 1955."
No nosso caso, a contrafação também tentou repetir a era Geisel, aquela que, em meio aos grandes projetos de desenvolvimento econômico, acabou por ser um processo amplamente fracassado, aumentando a inflação e a dívida externa, sendo diretamente responsável pelas década e meia perdida, em sua sequência. O lulopetismo, geiseliano em intenção, mas corrupto por vocação e fundamentalmente inepto, levou o Brasil à Grande Destruição que atravessamos atualmente, à margem de (e sem qualquer conexão com) qualquer conjuntura externa de crise ou recessão.
Transcrevo abaixo a coluna de Cesar Maia desta quinta-feira, 4 de maio de 2017.
Paulo Roberto de Almeida 

PERÓN, NA ÉPOCA, COM 75 ANOS! ENTREVISTA: ENSINAMENTOS QUE SERVEM AOS NOSSOS POLÍTICOS DE HOJE!

1. O consagrado escritor argentino Tomás Eloy Martínez, em 1970, com 36 anos, conseguiu que Perón -75 anos e já com 15 anos de exílio- concedesse em sua casa em Madrid (Puerta de Hierro) uma entrevista gravada. Foram 4 dias de gravações. Em base a essa entrevista, Eloy Martinez escreveu dezenas e dezenas de artigos e dois livros de grande sucesso: Santa Evita e A Novela de Perón.

2. Essas fitas, mantidas em caixas, ficaram guardadas até agora. Nos últimos meses foram transformadas em filme e documentário. Dias atrás, antecipando o lançamento, foram divulgadas 5 partes deste documentário, que vão desde a sua infância até sua morte. As respostas de Perón a Eloy Martinez são comentadas por politólogos, historiadores, políticos sêniores e até publicitários.

3. Deveriam ser vistas e revistas por nossos políticos de hoje, pois contêm experiências acumuladas até a sua maturidade. Seguem trechos que este Ex-Blog selecionou.

4. “O líder, primeiro, se faz ver, para que o conheçam. Depois se faz obedecer espontânea e naturalmente para passar a ser percebido como infalível. O que conduz deve ser percebido como infalível. Isso tudo é uma arte.

5. Não sou um político: sou um condutor. Carisma é o produto de um processo técnico de condução.

6. Condução é unificar as ideias dispersas em direção a um objetivo que conhece o condutor.

7. Ao se chegar ao poder se tem 2 objetivos: fazer a felicidade do Povo e a grandeza da Nação. Se se excede em um, se sacrifica o outro. Deve-se conseguir um equilíbrio entre os dois.

8. A política deve ser pendular entre o sindicalismo que está sempre a direita e a esquerda que está na política.

9. A Condução política é sui generis. As pessoas estão acostumadas à gestão da ordem (que de fato é uma gestão militar). Mas em política jamais existe ordem. Há que se preparar e se acostumar a gerir a desordem.

10. A política não pode ser um corpo rígido. Tem que ser flexível.

11. Fui criado com os animais; adoro os animais. Na política há 10% de idealistas e 90% de opiniões dispersas. Estes 10% são como os cães (tenho 4) e 90% como os gatos. Os cães são fiéis e acompanham silenciosamente. Os gatos são dispersos. Saem para caçar à noite. Quando são contrariados preferem ficar num canto e até se ocultar. Mas quando se veem cercados, reagem atacando. São felinos. 

12. Estar longe dos fatos é melhor que se estar perto. De longe se vê a totalidade.

13. Comentários finais. Perón sempre teve o controle do movimento peronista. Só perdeu o controle quando voltou do exílio ao governo em 1973. / Erro maior dos peronistas: a Volta de Perón em 1973 não foi para construir um futuro, mas para repetir o passado, dos anos de glória entre 1946 e 1955.