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Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Eleições 2022: vitória de Lula: panorama da imprensa mundial - relação do noticiário da mídia

  As manchetes desta segunda-feira, dia das bruxas (para o Bozo): uma relação quase completa do noticiário em torno da vitória de Lula: 


CNN International - 30/10/2022 - Lula and Bolsonaro face run-off in Brazils tight presidential election | CNN 
 CNN International - 30/10/2022 - Brazil elections: Lula da Silva will return to Brazils presidency in stunning comeback | CNN 
 The Washington Post - Online - 30/10/2022 - Who is Lula? What to know about Brazil's next president. 
 The Washington Post - Online - 30/10/2022 - Police accused of suppressing Lula vote in Brazil election 
 The Washington Post - Online - 30/10/2022 - Lula defeats Bolsonaro to win third term as Brazil's president 
 Le Monde.fr - Online - 31/10/2022 - Election présidentielle au Brésil : la victoire de Lula suscite le soulagement des chefs d'Etats étrangers, de Macron à Biden 
 Le Monde.fr - Online - 31/10/2022 - Election de Lula au Brésil : de la prison à la présidence, un retour spectaculaire mais moins triomphal que prévu 
 Le Monde.fr - Online - 30/10/2022 - Election présidentielle au Brésil : Lula élu d'une courte tête face à Bolsonaro au second tour 
 Le Monde.fr - Online - 31/10/2022 - Elu président du Brésil, Lula promet de s'engager pour un peuple qui « a trop souffert » 
 Correio Braziliense - 31/10/2022 - "O Brasil está de volta" 
 Folha de S.Paulo - 30/10/2022 - Painel 
 Folha de S.Paulo - 31/10/2022 - Painel 
 Folha de S.Paulo - 31/10/2022 - Lula é o 1ª a ganhar 3 vezes eleição para presidente do Brasil 
 Folha de S.Paulo - 31/10/2022 - Lula vence Bolsonaro por 50,9% a 49,1% e será presidente pela 3ª vez 
 O Estado de S. Paulo - 31/10/2022 - Coluna do Estadão 
 O Estado de S. Paulo - 31/10/2022 - Antonio Penteado Mendonça 
 O Estado de S. Paulo - 31/10/2022 - Diferença de votos no 2º turno cai para menos da metade 
 O Estado de S. Paulo - 31/10/2022 - Lula vence com diferença de 2 milhões de votos e afirma não haver 'dois Brasis' 
 O Estado de S. Paulo - 31/10/2022 - Direto da Fonte 
 O Globo - 31/10/2022 - O Brasil escolhe Lula mais uma vez 
 Valor Econômico - 31/10/2022 - Lula vence a eleição mais apertada 
 Valor Econômico - 31/10/2022 - Lula vence em 13 Estados e Bolsonaro, em 13 e no DF 
 The Economist - Online - 31/10/2022 - Luiz Inácio Lula da Silva will be Brazil's next president 
 The Guardian - Londres - Online - 30/10/2022 - 'He must be stopped': Emotions run high as Brazil's voters go to polls | Brazil | 
 The Guardian - Londres - Online - 30/10/2022 - Lula stages astonishing comeback to beat far-right Bolsonaro in Brazil election | Luiz Inácio Lula da Silva | 
 The Guardian - Londres - Online - 31/10/2022 - Brazil election live: Lula faces Bolsonaro in second round amid fears of voter suppression 
 The Guardian - Londres - Online - 31/10/2022 - Lula celebrates after declared winner in election - video 
 The Guardian - Londres - Online - 31/10/2022 - Poverty, housing and the Amazon: Lula's in-tray as president-elect of Brazil | Brazil | 
 The Guardian - Londres - Online - 31/10/2022 - Monday briefing: What does Lula's victory mean for the future of Brazil? | Brazil | 
 The Guardian - Londres - Online - 30/10/2022 - Brazil election: Lula's challenge hangs in balance in final hours of voting | Brazil | 
 The Guardian - Londres - Online - 31/10/2022 - 'A new era': world leaders react to Lula's victory over Bolsonaro in Brazil | Brazil | 
 AcheiUSA Online - 30/10/2022 - Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Elecciones en Brasil: una oportunidad de recomponer el vínculo con la Argentina 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Cristina Kirchner felicitó a Lula Da Silva: "Gracias por devolverle la esperanza a nuestra América del Sur" 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - "Guerra religiosa" en las elecciones de Brasil: Lula y Bolsonaro y una lucha palmo a palmo por el crucial electorado cristiano 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Elecciones en Brasil: un representante del Centrao y un general del Ejército, los compañeros de fórmula de Lula y Bolsonaro 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Elecciones en Brasil: los desafíos que esperan al próximo presidente 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Jair Bolsonaro o Lula da Silva: cuatro claves que pueden definir esta elección en Brasil 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Elecciones en Brasil: colchones y carpas raídas en las veredas, los otros brasileños que hoy no votan 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Elecciones en Brasil: comienza una era de complicada cohabitación entre Lula y Bolsonaro 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Balotaje en Brasil, EN VIVO: los colegios electorales abrieron sus puertas y los brasileños ya eligen entre Jair Bolsonaro y Lula da Silva 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Elecciones en Brasil: cerraron los comicios y se esperan los resultados en un escenario de enorme expectativa 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Lula Da Silva, en su primer discurso como presidente electo de Brasil: "Intentaron enterrarme vivo y acá estoy" 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Elecciones en Brasil: lo que hay que saber sobre el balotaje entre Lula da Silva y Bolsonaro 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Elecciones en Brasil: el nordeste le dio el triunfo a Lula da Silva y Bolsonaro logró gobernaciones clave 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Elecciones en Brasil: Gerardo Alckmin, el ex rival conservador que Lula eligió como vice presidente 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Elecciones en Brasil: Lula da Silva y el desafío de un tercer mandato lejos de la prosperidad de los anteriores 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Elecciones en Brasil: La democracia brasileña frente al desafío de superar la grieta de los "anti" 
 Clarín Online - Argentina - 30/10/2022 - Elecciones en Brasil: la prensa internacional destacó el "resurgimiento político" de Lula Da Silva y el "repudio" a Jair Bolsonaro 
 Daily Herald - 31/10/2022 - 'Our phoenix': Lula's ups and downs in Brazil defy belief 
 Daily Herald - 30/10/2022 - Brazil's electoral authority: Leftist Lula da Silva has won presidential election, defeating incumbent Bolsonaro. 
 Daily Herald - 30/10/2022 - With 50.9% of votes tallied in Brazil election, candidates very close with 50.3% for Bolsonaro, 49.7% for Lula da Silva 
 Daily Herald - 30/10/2022 - Bolsonaro seizes on Brazil's soccer glory during election 
 Daily Herald - 30/10/2022 - Brazil's polarizing Bolsonaro-Lula contest goes to voters 
 Foreign Policy - Online - 31/10/2022 - Brazil Election: Lula Defeats Bolsonaro 
 MercoPress - 31/10/2022 - Lula: Hunger top priority of his third government 
 MercoPress - 31/10/2022 - Rishi Sunak congratulates Lula: "I look forward to working together on the issues that matter" 
 MercoPress - 31/10/2022 - Bolsonaro mum after deteat 
 MercoPress - 31/10/2022 - Lula is back as president of Brazil after narrowly defeating Bolsonaro 
 SaltWire Network - Canadá - 30/10/2022 - Brazilian pollster Datafolha projects Lula to win presidential vote 
 SaltWire Network - Canadá - 30/10/2022 - Brazils Lula overtakes Bolsonaro in ongoing Brazil vote count 
 SaltWire Network - Canadá - 31/10/2022 - Latin Americas pink tide leaders congratulate Brazils Lula on election win 
 SaltWire Network - Canadá - 31/10/2022 - Russias Putin congratulates Brazils Lula on election win 
 SaltWire Network - Canadá - 31/10/2022 - Lula wins Brazilian election, Bolsonaro has not conceded 
 The Globe And Mail - Online - 30/10/2022 - Brazil's polarizing Bolsonaro-Lula contest goes to voters 
 The Wall Street Journal Online - 31/10/2022 - The Return of Lula in Brazil - WSJ 
 The Wall Street Journal Online - 30/10/2022 - Brazil's Jair Bolsonaro and Luiz Inácio Lula da Silva Face Off in Tense Presidential Runoff - WSJ 
 The Washington Post - 31/10/2022 - Lula edges Bolsonaro by BraziPs slimmest presidential vote margin 
 Time - Online - 30/10/2022 - How Lula Won the Most Crucial Election in Brazil for Decades 
 Time - Online - 31/10/2022 - How Global Leaders Are Reacting to the News of Lula's Election Victory in Brazil 

 Time - Online - 30/10/2022 - Lula Narrowly Wins Brazil's High-Stakes Election, Ending Bolsonaro's Far-Right Presidency 

The New York Times – 31.10.2022

Brazil Ejects Bolsonaro and Brings Back Former Leftist Leader Lula

Brazilians voted out their far-right leader, Jair Bolsonaro, after a single term and replaced him with former President Luiz Inácio Lula da Silva.

Jack Nicas

 

Washington Post – 31.10.2022

Lula defeats Bolsonaro to win third term as Brazil’s president

Anthony Faiola, Paulina Villegas and Gabriela Sá Pessoa

 

France24, Paris – 31.10.2022

'Lula', regreso al poder en un Brasil muy diferente al de 2002

Manuela Cano

 

The New York Times – 31.10.2022

The corruption scandal behind the convictions that landed Lula in prison.

Ernesto Londoño, Jack Nicas and Flávia Milhorance

 

The New York Times – 31.10.2022

Bolsonaro, in defeat, may now face charges.

Flávia Milhorance

 

El País, Madri – 31.10.2022

Las cinco principales economías de América Latina estarán gobernadas por primera vez por la izquierda

El triunfo de Lula se suma al de Petro en Colombia; López Obrador en México; Fernández en Argentina y Boric en Chile, algo que nunca antes había coincidido

Santiago Torrado

 

El Debate, Madri – 31.10.2022

La resurrección de Lula y de la izquierda en América

Su exigua victoria pone de manifiesto que las heridas de la primera economía de Sudamérica son profundas. De otro modo, no se explica un resultado tan estrecho

Carmen de Carlos

 

The New York Times – 31.10.2022

What does Brazil’s election mean for Latin America?

Ana Ionova

 

CNN em Español,Atlanta -  30.10.2022

Un triunfo de Lula da Silva marcaría el retorno del último referente del "Socialismo del siglo XXI": ¿qué ha cambiado desde el 2003?

Germán Padinger

 

Huffington Post, edição espanhola (Madri) – 31.10.2022

Elecciones en Brasil 2022: La 'maldición de Vargas Llosa' se repite con Bolsonaro

El candidato que apoya el Premio Nobel de Literatura pierde los comicios presidenciales ante un Lula da Silva que vuelve por tercera vez a gobernar el país.

Jorge Alvarez

 

Infobae, Buenos Aires – 31.10.2022

Alberto Fernández viajará hoy a Brasil para encontrarse con Lula

El mandatario argentino felicitó a Da Silva luego de una reñida elección. Más temprano Cristina Kirchner también saludó al ex jefe de Estado y el ministro de Interior, Eduardo “Wado” de Pedro, fue hasta el búnker del candidato del PT

 

Ambito Financiero, Buenos Aires – 31.10.2022

Tras victoria de Lula, Alberto Fernández pidió "extender el trabajo en común con López Obrador"

El presidente celebró el impacto que tendrá en la región el triunfo del líder del PT. "Estoy muy contento con que Brasil y América Latina recuperen a Lula", consideró.

 

Página 12, Buenos Aires -  31.10.2022

La trastienda del búnker de Lula da Silva

Elecciones en Brasil: la reunión de "Pepe" Mujica con Víctor Santa María y Daniel Scioli

 

Ambito Financiero, Buenos Aires – 31.10.2022

Daniel Scioli sobre las elecciones en Brasil: "Esperemos que podamos avanzar en ese gran acuerdo binacional"

El embajador argentino en Brasil se refirió a las expectativas que genera en el Gobierno nacional el retorno del líder petista a la presidencial del gigante sudamericano. Además, habló de los desafíos locales.

Victoria Lippo

 

La Nación, Buenos Aires – 31.10.2022

Un resultado que promete una mejor relación bilateral

Mientras el Presidente y el kirchnerismo festejan como propia la victoria de Lula da Silva, de fondo emergen la necesidad de relanzar el Mercosur, acelerar el ingreso a los Brics y reencauzar el acuerdo Unión Europea-Mercosur

Claudio Jacquelin

 

El País, Montevidéu – 31.10.2022

Lacalle Pou espera avanzar en cambios del Mercosur tras elecciones brasileñas

La izquierda uruguaya celebró el resultado como un “triunfo de la democracia”, mientras que dirigentes del oficialismo reconocieron la voluntad popular y saludaron al vencedor.

 

La Tercera, Santiago de Chile – 31.10.2022

Gobierno felicita a Brasil por triunfo de Lula en elecciones y resultado provoca amplio respaldo internacional

 

 

Hoy, Assunção – 31.102022

Peña felicitó a Lula y al pueblo brasileño tras la victoria en las elecciones este domingo

El precandidato a la Presidencia de la República por el movimiento Honor Colorado, Santiago Peña, expresó sus felicitaciones a Lula da Silva y a todo el pueblo brasileño tras la victoria que logró Lula hoy domingo ante su contrincante Jair Bolsonaro, en las elecciones presidenciales del vecino país.

 

El Comércio, Lima – 31.10.2022

Maduro felicita a Lula por su victoria en las elecciones en Brasil

“Hoy, en Brasil, triunfó la democracia. ¡Felicitaciones, Lula!”, expresó el presidente Nicolás Maduro en su cuenta de Twitter

 

Le Monde, Paris – 31.10.2022

Election présidentielle au Brésil : la victoire de Lula suscite le soulagement des chefs d’Etats étrangers, de Macron à Biden

« Ensemble, nous allons unir nos forces », a assuré le président français, tandis que son homologue américain a salué des « élections libres, équitables et crédibles ».

Angeline Montoya

 

El País, Madri – 31.10.2022

Del “viva Lula” de Petro a la felicitación de Biden: la reacción de los presidentes al triunfo de la izquierda en Brasil

Los mandatarios progresistas de la región celebran la victoria de Lula y el presidente de EEUU manda un mensaje de reconocimiento al poco de conocerse los resultados

Santiago Torrado

 

Granma, Havana -  31.10.2022

Lula, donde el pueblo lo necesita

Felicitó Díaz-Canel a Lula, tras ganar las elecciones presidenciales en Brasil, lo cual calificó de una victoria de la unidad, de la paz y de la integración latinoamericana y caribeña

Elson Concepción Pérez

 

Página 12, Buenos Aires – 31.10.2022

Lula, el Cristo resucitado

Martín Granovsky

Lula volta à Presidência e encontra país e Congresso divididos - UOL Notícias

 

Lula volta à Presidência e encontra país e Congresso divididos

Do UOL, em São Paulo, 30/10/2022

 

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será presidente do Brasil pela terceira vez. O petista foi eleito neste domingo, em uma disputa acirrada contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e o tamanho da diferença entre ambos no total de votos - pouco mais de 1 ponto percentual, a distância mais acirrada desde 1989 - dá o indício de qual deverá ser a principal missão do vencedor: governar um país dividido e trabalhar com um Congresso de maioria opositora.

Lula obteve a maior votação da história brasileira - às 20h30, somava 60.111.027 votos. O recorde anterior era dele mesmo, em 2006, com 58.295.042 votos. Em nenhum momento, porém, ele abriu uma distância de mais de 2 pontos. Bolsonaro liderou a apuração até as 18h44, assim como ocorreu no primeiro turno, contando principalmente com os votos das regiões Sul e Centro-Oeste. A virada na contagem foi comemorada com gritos, choro e aplausos de aliados políticos que estavam no comitê do PT (Partido dos Trabalhadores).

Em seu primeiro discurso como eleito (leia o pronunciamento completo), Lula admitiu as dificuldades de assumir um país dividido. "A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros, e não apenas para aqueles que votaram em mim."

"É uma situação muito difícil, mas tenho fé em Deus que, com a ajuda do povo, vamos achar uma saída para que esse pais volte a viver harmonicamente e a gente possa restabelecer a paz entre as famílias. (...) A ninguém interessa viver num país dividido, em permanente estado de guerra. Esse país precisa de paz e união. Esse povo está cansado de enxergar no outro um inimigo."
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito

Ainda no discurso, Lula falou que pretende "construir uma experiência harmoniosa entre os três poderes". A frase funciona como aceno ao Judiciário, atacado inúmeras vezes por Bolsonaro, e ao Congresso, que teve maioria bolsonarista eleita no primeiro turno.

Segundo a colunista do UOL Carolina Brígido, ministros do STF preveem um período de calmaria nas relações com o Executivo após a eleição de Lula.

Logo após a divulgação do resultado oficial deste domingo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), aliado de primeira ordem de Bolsonaro e deputado engajado na candidatura do atual presidente, também fez seu aceno: "É hora de desarmar os espíritos, estender a mão aos adversários, debater, construir pontos, propostas e práticas que tragam mais desenvolvimento, empregos, saúde, educação e marcos regulatórios eficientes. Tudo que for feito daqui para frente tem que ter um único princípio: pacificar o País e dar melhor qualidade de vida ao povo brasileiro", afirmou Lira. "Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados lhe dá os parabéns e reafirma o compromisso com o Brasil, sempre com muito debate, diálogo e transparência."

Durante transmissão no UOL, o colunista Josias de Souza ressaltou a necessidade de Lula fazer um governo amplo para diminuir a divisão no país. "Para que ele tenha êxito, ele terá que já de saída fazer uma pregação pela pacificação nacional, pela união do país, e ele terá que demonstrar já na composição do seu ministério essa disposição de fazer um governo mais amplo, um governo que faça um movimento rumo ao centro e até à direita, eu diria", opinou.

Lula volta ao Planalto três anos depois de deixar a prisão em Curitiba, onde foi condenado pela Justiça após investigações da Operação Lava Jato. A sentença, referendada em segunda instância, tirou do petista seus direitos políticos e a chance de disputar a eleição de 2018 —à época, ele liderava as pesquisas de intenção de voto. Em 2021, as decisões tomadas pelo ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) foram anuladas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) —o que abriu a possibilidade de Lula concorrer novamente.

Bolsonaro: primeiro não-reeleito

Jair Bolsonaro deixa o Palácio do Planalto como primeiro presidente a não conseguir a reeleição, desde que ela foi permitida no Brasil. Com o fim do mandato iniciado em janeiro de 2019, processos em curso que envolvem o presidente podem descer para as instâncias ordinárias, e o atual governante ser julgado pela Justiça comum —o que aumenta as possibilidades de responsabilização penal.

No entanto, como mostra reportagem de Hanrrikson de Andrade, o provável destino da maioria dos processos contra o atual presidente deve ser o arquivamento, a exemplo do que ocorreu com o inquérito sobre possível prevaricação ante denúncias de corrupção na compra de vacinas durante a pandemia da covid-19.

Até as 22h20 deste domingo, Bolsonaro ainda não havia se manifestado sobre o resultado da eleição. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, ele passou a tarde no Palácio do Alvorada, não quis conversar com ministros e se reuniu à noite com o vice em sua chapa, general Braga Netto.

Segundo o colunista do UOL Tales Faria, Bolsonaro pensa na possibilidade de não passar a faixa para Lula no dia da posse do petista, em 1 de janeiro de 2023.


UOL Notícias

Planejando a próxima política externa do Brasil: trechos do livro Apogeu e Demolição da Política Externa - Paulo Roberto de Almeida

 Agora que vamos ter um novo governo, a partir de 2023, encerrando de vez a vergonhosa diplomacia bolsolavista, transcrevo abaixo alguns extratos do capítulo 9 do meu livro: 

Apogeu e demolição da política externa: itinerários da diplomacia brasileira 

(Curitiba: Appris, 2021) 

Sumário e apresentação neste link: 

https://diplomatizzando.blogspot.com/2021/06/apogeu-e-demolicao-da-politica-externa_18.html


9. Um exercício de planejamento estratégico para a diplomacia 

 

Introdução: demolição e reconstrução da diplomacia brasileira

Uma avaliação sumária, e consensual, da diplomacia brasileira e da política externa governamental, desde a inauguração do governo Bolsonaro em janeiro de 2019, não poderia deixar de constatar a imensa perda de qualidade formal e substantiva desses dois vetores da projeção externa do Estado brasileiro, e do próprio Brasil, nos planos regional, hemisférico e mundial, ou até para o próprio país: a política externa deixou de refletir as necessidades e carências do processo brasileiro de desenvolvimento, assim como deixou de corresponder às expectativas que vizinhos e parceiros tradicionais mantinham sobre suas características intrínsecas e sobre as qualidades próprias do corpo diplomático profissional no bom relacionamento do país com todos esses interlocutores externos e no âmbito dos organismos internacionais dos quais o país faz parte. 

(...)

Um trabalho de reconstrução da política externa, na forma e sobretudo no conteúdo, e de restauração dos princípio e padrões elevados de trabalho da diplomacia brasileira – tal como indicado no subtítulo de meu livro anterior, Uma certa ideia do Itamaraty: a reconstrução da política externa e a restauração da diplomacia brasileira (2020) – não poderá ser iniciado antes do final da presente gestão, e não só no que se refere à chancelaria, uma vez que as principais deformações derivam da própria orientação e comando do chefe de Estado, notoriamente incapaz de se corrigir por sua vontade autônoma e que tem sob controle assessores igualmente ineptos e um chanceler manifestamente submisso às ordens dos amadores que fingem entender de diplomacia. Na ausência de uma próxima correção de todas as deformações acumuladas ao longo do período que se estende desde a sua posse, em 2019, cabe, aos próprios membros da diplomacia, assim como a personalidades vocacionadas para a área da política externa, exercer seu talento e conhecimento na formulação de algum planejamento para o futuro da ação internacional do Brasil. 

(...)

9.1. A política externa e a diplomacia no desenvolvimento nacional

A política externa e a diplomacia são coetâneas à própria construção da nação, aliás desde antes mesmo que ela assumisse o formato político de um Estado independente, como brilhantemente demonstrado pela obra que já nasceu clássica do embaixador Rubens Ricupero: A diplomacia na construção do Brasil, 1750-2016 (2017). (...)

(...)

9.1.2. Os desafios: uma matriz dos recursos e das debilidades nacionais

Uma melhor avaliação que se adequaria, sinteticamente, às “fortalezas” e “fraquezas” do Brasil enquanto economia emergente, embora ainda carente de melhores indicadores de produtividade e de inovação, ganharia muito se auxiliada visualmente com uma estrutura tipo SWOT (sigla em inglês para os conceitos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), tal como reproduzida abaixo. 

 

Quadro SWOT para o Brasil

Ambiente

Fatores Positivos

Fatores Negativos

 

 

 

 

Interno

Grande território; diversidade e abundância de recursos naturais; fontes diversificadas de energia (renováveis, em grande parte); demografia favorável (bônus, alta proporção de ativos); regime democrático estável; expansão da economia de mercado dependente do extremo regulacionismo estatal; população receptiva à globalização, mas tolhida pela ação intrusiva do Estado; talentos individuais disponíveis; grande unidade cultural, mesma língua, sem conflitos religiosos; federalismo atuante, ainda que contraditório; estabilidade econômica afetada pela recessão de 2015-16, não superada ainda; riscos sociais moderados; flexibilidade adaptativa da população e grande tolerância nos costumes e modos de vida; propensão ao multirracialismo.

Exploração predatória dos recursos naturais, exacerbada por novo governo descomprometido com políticas de sustentabilidade em 2019-20; bônus demográfico diminuindo rapidamente, com crescimento acelerado do número de velhos; altos custos previdenciários e de gastos com saúde; baixa capacidade tecnológica de transformação produtiva; matriz energética “poluída” por recursos de fontes fósseis; mercado interno ainda de baixa renda; regime democrático de baixa qualidade, com altos graus de corrupção política; sistema político disfuncional e democracia de baixa qualidade; altos níveis de tributação regressiva; aumento da delinquência e dos particularismos culturais, raciais e de gênero; gastos públicos elevados; baixa produtividade por má educação; burocracia estatal ineficiente.

 

 

 

 

Externo

Enorme capacidade para expandir a oferta de produtos básicos, sobretudo alimentares e minérios; agricultura capitalizada, produtividade garantida por P&D e administração conectada a mercados; lições das crises financeiras e da dívida externa trouxeram menor dependência e altas reservas internacionais; atração de IED, pelas oportunidades de mercado e desvalorização cambial; mão-de-obra sendo formalizada; possível grau de investimento nos próximos anos; diplomacia profissional qualificada, dependente de boa gestão política.

Uso extensivo, mais do que intensivo, dos recursos naturais; políticas setoriais (industrial e comercial) incompatíveis com aumento da oferta externa; má infraestrutura de exportação; baixo coeficiente de abertura externa; poupança interna insuficiente; oferta externa de baixo valor agregado, baixa elasticidade; mão-de-obra protegida, cara; baixa competitividade externa; inserção reativa na globalização; volatilidade das políticas econômicas externas, defensivas; política externa errática, contraditória e ineficiente desde 2019.

Elaboração: Paulo Roberto de Almeida, 08/12/2020

 

Os traços econômicos mais relevantes do Brasil contemporâneo, tanto pelo lado de suas vantagens relativas, quanto pelo lado das limitações percebidas, estão por demais evidentes no quadro acima para merecer elaboração mais detalhada. (...)

(...)

9.2. Campos de atuação da diplomacia e da política externa 

A esfera de atuação dos governos, em geral, e o leque de interesses e de atividades abertos às instituições diplomáticas nacionais, em particular, estão sendo cada vez mais ampliados, em função, justamente, da crescente complexidade dos processos produtivos, da integração e especialização da economia mundial pelo desenvolvimento desigual e combinado das cadeias globais e regionais de valor. Tais características impõem uma sobrecarga sobre as ferramentas diplomáticas, que passam a ter de tratar de uma gama crescente de assuntos nos foros internacionais, multilaterais, regionais e plurilaterais, temas geralmente de base técnico-científica. (...)

(...)

9.2.1. Multilateralismo, regionalismo e bilateralismo como instrumentos

Qualquer técnico médio de uma profissão manual devotado a um bom serviço para seus clientes sabe que uma caixa de ferramentas diversificada e bem guarnecida é a melhor garantia de um trabalho bem feito. As caixas do bombeiro, de mecânico, do técnico precisam ter ferramentas para todos os tipos de parafusos, porcas e roscas. 

Todas as três ferramentas diplomáticas são relevantes, cada uma adaptada a circunstâncias específicas. Pretender privar-se de uma delas — do multilateralismo, por exemplo —, por puro preconceito “soberanista” e inaceitável miopia “nacionalista”, representa uma recusa irracional das simples regras de trabalho do técnico médio. Nenhum serviço diplomático digno desse nome pode pretender desempenhar bem suas funções privando-se dos instrumentos mais adequados a cada contexto negociador. (...)

(...)

9.2.2. A política externa multilateral: interfaces políticas e econômicas

O multilateralismo é, simplesmente, o terreno mais frequente de interações entre Estados soberanos desde pouco mais de um século. A despeito de, por vezes, mais lento e mais complicado, é a melhor garantia de um ambiente sadio para a cooperação externa. Apenas grandes impérios autossuficientes têm a pretensão — mas muitas vezes ilusória — de atuar sozinhos nos foros externos e internacionais. Certamente não é o caso do Brasil; mas, mesmo sendo o maior país no âmbito regional, o Brasil teria muito mais vantagens em atuar de maneira uniforme, isto é, multilateral, com seus vizinhos.

O multilateralismo é a forma predominante da cooperação entre Estados num ambiente cada vez mais interdependente como é o nosso atualmente, mas ele não elimina a cooperação regional e a bilateral para objetivos mais específicos em temas mais sensíveis (segurança, por exemplo). No caso de Estados pequenos, ou dotados de meios modestos de defesa de seus interesses concretos, o multilateralismo pode oferecer salvaguardas relativamente eficientes para defender-se dos abusos dos poderosos. No plano econômico, é evidente que o ambiente multilateral oferece maiores oportunidades de acesso a mercados e regras uniformes do que regras específicas para alguns poucos membros ou participantes em esquemas mais restritos, regionais ou plurilaterais. 

 

9.2.3. A geografia política e a geoeconomia global das relações exteriores

Apenas noções antiquadas de geopolítica pretendem limitar a esfera dos interesses nacionais ao âmbito de uma geografia determinada, ainda que de alcance regional ou mesmo mundial. A complexa estrutura da economia mundial contemporânea determina, quase que de modo imediato, uma imbricação necessária das economias nacionais, que de resto já funcionam em interdependência crescente, não tanto em função de determinações e escolhas governamentais, mas sobretudo em função de decisões tomadas em nível microeconômico, por parte das empresas privadas, que atuam segundo seu próprio cálculo de modo independente para uma alocação ótima de investimentos diretos. Critérios básicos nesse terreno são a abertura econômica, a criação de um ambiente favorável aos investimentos estrangeiros e a liberalização comercial de modo amplo, se possível ou necessário de modo unilateral. (...)

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9.2.4. América do Sul: eixo de um espaço econômico integrado

Durante aproximadamente um século – e a despeito de uma inclinação inicial do regime imperial, sobretudo nas Regências, por uma diplomacia sul-americana –, a referência básica da diplomacia regional brasileira apoiava-se no conceito político de América Latina, que na verdade era mais terminológico do que prático, pois nunca houve, de verdade, uma articulação concreta em torno de objetivos “latino-americanos” comuns, além da confrontação vaga com o grande vizinho do Norte. (...)

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Independentemente, dessas tribulações de antes e de agora, de avanços e recuos no eterno e recorrente projeto de integração regional, é certo que a América do Sul pertence orteguianamente à nossa circunstância, e como tal oferece ao Brasil a grande oportunidade de realizar o velho sonho da constituição de um amplo espaço econômico integrado, e isso só pode ser feito sob a liderança do Brasil, não naquele conceito de comando e controle, como costumam ser os projetos imperialistas, mas num conceito de abertura unilateral de seus mercados a todos os vizinhos sul-americanos, sem exigências de contrapartida ou reciprocidade. O Brasil seria capaz de fazer isto, pelo vigor de sua economia, pelos avanços de sua tecnologia e pela capacidade de absorver os produtos agrícolas e industriais, os serviços de todos os seus vizinhos. Mas, o Brasil será capaz de fazer isso? A resposta dependeria, obviamente de algum estadista diplomático.

 9.2.5. O multilateralismo econômico: eixo da inserção global do país

Participante da conferência de Bretton Woods, em 1944 (que criou o FMI e o Banco Mundial), fundador do Gatt, em 1947 (ainda que não gostasse dele no início), participante da conferência de Havana, em 1948 (que criou uma primeira organização internacional do comércio, mas que não entrou em vigor), animador de diversas outras conferências econômicas internacionais (geralmente sobre produtos de base) e da reforma do Gatt, em 1964, quando também passou a ser um dos principais “agitadores” da Unctad e de todas as demais iniciativas de criação de uma “nova ordem econômica internacional”, debatedor ativo em praticamente todas as rodadas de negociações do Gatt e, depois, da OMC, o Brasil sempre foi, a despeito de um baixo coeficiente de abertura externa, um grande promotor de reformas no sistema multilateral de comércio e nas demais iniciativas na frente das relações econômicas internacionais, e como tal tem todo interesse em reforçar uma estrutura de normas a serem seguidas por todos os países participantes, evitando o arbítrio unilateral a que recorrem alguns sócios poderosos. 

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9.2.6. Ambientalismo e sustentabilidade: eixos dos padrões produtivos

Apenas a franja lunática de céticos políticos nega as evidências de mudanças climáticas sob a ação da economia industrial e da diminuição da cobertura vegetal natural pela atividade agrícola e de criação, mudança que se faz não apenas no sentido do aquecimento global, mas também da poluição e da diminuição de espécies animais. Infelizmente este é o quadro no Brasil de Bolsonaro, sendo que tais posturas estão sendo implementadas contra os interesses do próprio Brasil, nomeadamente o seu setor do agronegócio, mas também com graves efeitos na sua imagem internacional, pois que combinadas ao negacionismo do presidente e de vários de seus ministros em várias esferas do debate internacional do meio ambiente e da cooperação científica mundial.

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9.2.7. Direitos humanos e democracia: eixos da proposta ética do país

Existem acordos, resoluções, declarações, cortes e decisões na área dos direitos humanos, a começar pela Declaração de 1948 e todos os demais instrumentos setoriais que foram sendo criados desde então nessa área crucial dos progressos civilizatórios. Com a democracia, a situação é mais fluída, pois existem menos instrumentos e meios de comprometimento com um conjunto de cláusulas básicas, de seguimento de suas poucas disposições e de monitoramento de seu cumprimento: o Compromisso Democrático da OEA, por exemplo, é bem mais abrangente e avançado do que o Protocolo Democrático do Mercosul, que só pode ser acionado se houver “ruptura democrática”: ou seja, se o eventual membro (como ocorreu com a Venezuela, quando fazia parte) tiver eleições razoavelmente legítimas, mas destruir a democracia por dentro (como aliás vem ocorrendo até em países membros da UE), pode continuar no bloco sem problemas. Nada disso impede o Brasil e sua diplomacia de serem impecáveis em matéria de direitos humanos e de respeito ao espírito e ao conteúdo mesmo dos sistemas democráticos mais avançados, o que está longe de ser o caso no Brasil atualmente. (...)

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9.2.8. Blocos e alianças estratégicas na matriz externa

Blocos e alianças estratégicas deveriam ser como esses remédios de tarja preta, que só podem ser receitados em condições especiais, depois de um bom exame do paciente, da avaliação de seus efeitos colaterais e com um bom seguimento regular por especialistas na questão. Tais agrupamentos têm sido sobre-estimados e sobretudo vendidos a um preço acima de seu valor de mercado. Ao longo da história, muitos desses grupos foram constituídos, geralmente com objetivos econômicos ou de defesa.

Os mais frequentes são os blocos de comércio, mas mesmo aqui, as variedades são muitas, desde os analgésicos das áreas de preferências tarifárias (como os acordos da Aladi, e vários outros pelo mundo, sobretudo entre países em desenvolvimento), ao fortificante das zonas de livre comércio (são centenas e centenas já registradas na OMC (como a EFTA, por exemplo, embora algumas fossem bem mais musculosas, como o antigo Nafta), à vitamina da união aduaneira (o próprio Mercosul é uma, mas parece uma colcha de retalhos, muito perfurada), à anfetamina do mercado comum (o que gostaria de ser o Mercosul, mas ainda não consegue, e que corresponde à Comunidade Europeia nos anos 1960), passando depois aos antibióticos das uniões econômicas e monetárias (só a União Europeia adentrou por essa via, não considerando os países que renunciaram a ter moeda própria), até chegar nos barbitúricos da união política (por vezes por incorporação voluntária ou consentida, em outras por absorção). 

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9.2.9. Relações com parceiros bilaterais e regionais

Existem os que podem ser escolhidos, por afinidade política, por intensidade de laços humanos e econômicos, e aqueles que não podem ser escolhidos, que são dados pela natureza e pela história, por contiguidade geográfica ou por vínculos profundos, derivados da própria formação do país e seu desenvolvimento ulterior. O Brasil esteve mais vinculado a Portugal e à Europa durante a maior parte de sua história, depois teve nos Estados Unidos seu principal parceiro para quase tudo, adquirindo agora um grande parceiro comercial e provedor de investimentos e outras vantagens econômicas, numa conjuntura da história mundial em que a Ásia, e a Ásia Pacifico em especial, voltará a ser a região mais rica do mundo, como já foi no passado, superando o mundo norte-atlântico, que dominou a economia (e a política) mundial nos últimos cinco séculos. 

(...)

9.2.10. Vantagens comparativas e exploração de novas possibilidades

Vantagens comparativas, justamente, constituem a base sobre a qual se assentam os duplos fluxos, in e out, que todo país mantém com todos os demais, à base das assimetrias naturais que são as que sustentam as interações de todos os tipos. O Brasil tem inúmeras vantagens comparativas, absolutas e relativas, e uma análise prospectiva pode revelar em quais direções o país deve dirigir os seus esforços de investimento nos próximos anos, o que exige, obviamente, um governo que escape do jogo mesquinho da política corrente para visualizar os cenários futuros abertos ao engenho e arte do povo brasileiro, dos seus agentes econômicos, dos seus artistas, músicos e esportistas. O mapa diplomático brasileiro é um dos mais extensos do mundo, o que deveria facilitar um esforço de identificação de tendências de consumo e de desenvolvimento em cada um dos países nos quais temos representação. Por uma vez, caberia, sem descurar nossas vantagens baseadas em recursos naturais dos últimos 500 anos, explorar as futuras vantagens, com base na projeção do que podemos fazer no quadro da economia do conhecimento e da sustentabilidade.

 

9.2.11. Integração política externa e políticas de desenvolvimento

Essa integração sempre existiu, mesmo quando se tratava de defender o tráfico e a escravidão, ou a defesa dos interesses do café e da “valorização” das matérias primas de modo geral. Na fase da industrialização, a postura foi mais defensiva, na justificativa das medidas protecionistas, restritivas e de atração de investimentos. A verdade é que poucos diplomatas se distinguiram na exposição de ideias econômicas que destoassem do consenso geral das elites dominantes, do contrário o Brasil poderia ter exibido uma trajetória mais positiva de desenvolvimento econômico, o que poderia ter sido por eles registrado em alguns exemplos asiáticos que tiveram desempenho bem superior ao do conjunto da América Latina até recentemente. (...)

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9.3. O Itamaraty como força motriz da inserção global do Brasil

Não tenho certeza de que o Itamaraty possa servir de força motriz, ainda que ele deveria se esforçar para fazê-lo. Ele tem excelente quadros, gente muito bem preparada e experiente, mas a própria Casa é muito conservadora, muito recatada, quando não submissa aos dirigentes do momento. Para ser força motriz, a Casa ou seus integrantes deveriam oferecer ideias próprias, baseadas no conhecimento profundo que eles devem ter sobre o Brasil e na experiência adquirida na observação atenta de fatos e processos ocorridos na história e na trajetória recente de outros países, todos eles, os bem sucedidos e os fracassados (pois se retiram mais ensinamentos destes últimos do que dos primeiros). Os diplomatas deveriam ousar mais, se é que pensam poder oferecer subsídios a um novo processo de desenvolvimento nacional.

(...)

9.3.1. Gestão da Casa, com base nas melhores práticas da governança

Sempre considerei que, com seus sacrossantos princípios militares da hierarquia e da disciplina, o Itamaraty sempre foi mais feudal do que weberiano, embora tenha sido também razoavelmente meritocrático. Ele consagra, em todo caso, o esforço daqueles que oferecem dedicação integral à Casa, ainda que a custa de certo compadrio e de algumas relações de vassalagem, numa burocracia de boa qualidade que deveria ser bem mais executiva do que relacional. Mas ele não é exatamente patrimonialista, uma praga que infesta várias outras administrações brasileiras, mesmo se alguns barões da Casa tenham aproveitado situações de prestígio e de certa promiscuidade com outros membros das elites do poder para circular entre bons postos no exterior e chefias na Secretaria de Estado, criando uma certa aristocracia da diplomacia. Poucos são os diplomatas de origem modesta que galgaram o cimo da carreira, mas os que o fizeram foi à custa de muito estudo, muito trabalho, bastante dedicação e algumas janelas de oportunidade que podem surgir em determinados momentos da política brasileira.

Uma gestão moderna da Casa teria de preservar as tradições e peculiaridades do serviço diplomático e combiná-las a métodos de trabalho desenhados para a gestão de uma complexa rede de postos no exterior, muito desiguais entre si, e de uma Secretaria de Estado que tampouco pode funcionar como um ministério entre outros. Um bom diagnóstico da situação presente poderia ser feito por uma dessas firmas de organização e métodos, mas isso provavelmente não seria suficiente para um novo esforço de modernização do funcionamento da Casa e dos postos no exterior. O mais provável seria mobilizar mais uma vez a competência dos diplomatas espalhados pelos grandes postos para um grande estudo comparativo sobre a estrutura burocrática e os métodos de trabalho, de comunicação e de processamento das informações com os postos no exterior desses grandes países. Mas teria de ser preciso, mais do que tudo, encontrar um diplomata com alma de burocrata, para processar tudo isso e oferecer algum diagnóstico, em grupo de trabalho, para a partir daí definir as grandes linhas da próxima reforma (elas são sempre necessárias).


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