O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Brasil ja vai a guerra, e escolheu os inimigos...

Sim, tem aquela velha canção do Juca Chavez, dos tempos aparentemente saudosos do JK, quando tínhamos até comprado um Porta Aviões, uma velha banheira reformada dos ingleses, que deveria servir, supostamente para aviões da Aeronáutica ou da Marinha (pois é, não se entenderam na época).
Hoje o Brasil também vai à guerra, pelo menos na linguagem belicosa daquela que é chamada de "presidenta", pelos linguistas do Planalto (ou seriam linguarudos?).
Aparentemente, os inimigos são as velhas potências coloniais, que já não se aguentam mais de déficits, e ainda encontram maneira de inundar o mundo com seus dólares e euros.
Não tenho certeza de que os indianos vejam americanos e europeus como inimigos, mas a presidenta sim...
Acho que essa batalha não vai dar em nada, se não fizermos o dever de casa.
Paulo Roberto de Almeida

Texto atualizado em 02/04/2012 - 00:33
Brasil e Índia têm ‘sólidas credenciais’ para lutar contra política monetária expansionista, diz Dilma
por Redação *
publicado originalmente no Blog do Planalto
A presidenta Dilma afirmou que Brasil e Índia têm “sólidas credenciais” para lutar contra as políticas monetárias expansionistas dos países desenvolvidos, durante o Seminário Empresarial Brasil-Índia, na última semana, em Nova Délhi.
“Nós, Brasil e Índia, temos sólidas credenciais para lutar contra os efeitos das políticas monetários expansionistas do mundo desenvolvido que não tem tomado as providências necessárias para garantir uma expansão das suas economias. Somos, sem sombra de dúvida, favoráveis à superação da crise na Europa. Achamos que houve uma melhora na medida em que foi evitada uma crise mais aguda, uma crise monetária mais aguda e acreditamos que é imprescindível que os países desenvolvidos tomem medidas efetivas para garantir a retomada da economia mundial”.
Para a presidenta, não resta dúvida que os dois países podem, juntos, enfrentar e superar de forma mais efetiva os efeitos da crise econômica internacional.
“Quando nós exploramos as nossas complementaridades, respeitando, cada um, a característica do outro, nós podemos enfrentar juntos, de forma muito mais efetiva, todos os desafios que a conjuntura nos apresenta. Por isso, eu tenho certeza que o dinamismo característico das nossas economias permitirá que superemos no melhor sentido esta fase crítica da economia internacional. Por isso é com alegria que eu vejo a nossa relação comercial se tornar cada vez mais expressiva. O Brasil permanece com principal parceiro comercial da Índia na América Latina”.
Dilma afirmou aos empresários que o comércio entre Brasil e Índia, hoje concentrado no petróleo e nos seus derivados, deve ser diversificado e defendeu a ampliação da parceria na área de medicamentos. Já no setor de combustíveis, Dilma afirmou que o Brasil está disposto a contribuir com o governo indiano na busca de alternativas energéticas sustentáveis.

Nenhum comentário: