O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

10. Congresso Brasileiro de Direito Internacional: Rio, 22-25/08/2012

Apenas informando aos interessados; a página do Congresso é: http://direitointernacional.org/congresso_13.php


10º Congresso Brasileiro de Direito Internacional


- Apresentação e Publicações

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 

1. DATAS E PROCEDIMENTO 



1.a. Abertura e forma 

Os arquivos com os artigos deverão ser postados para o e-mail de acordo com a linha temática do artigo, a partir de 15 de março de 2012. A recepção dos trabalhos não significa a sua inclusão na programação ou nas publicações do evento. 

* Observações importantes: 

a) Os artigos de acadêmicos da graduação só serão publicados se escritos em co-autoria com um professor que assine o artigo conjuntamente. 

b) só serão avaliados e publicados artigos em que os autores confirmem previamente a inscrição no Congresso e comparecimento no evento. 

1.b. Prazo final 

Poderão ser apresentados trabalhos até o dia 15 de maio de 2012, impreterivelmente. 

1.c. Condições para avaliação 

Para que o trabalho seja avaliado pelo Comitê Científico, exige-se: 

a) respeito às especificações constantes deste documento quanto à forma e à aderência aos temas do evento;
b) recebimento, pela Secretaria, da carta de cessão de direitos autorais, até o dia 15 de maio de 2012; 
c) recebimento, pela Secretaria, da inscrição e de seu respectivo pagamento, até o dia 15 de maio de 2012;
d) recebimento, pela Secretaria, de uma versão impressa do artigo junto com a carta de cessão de Direitos autorais, até o dia 15 de maio de 2012.


2. FORMATO E CONTEÚDO DOS ARTIGOS 

2.A. IDIOMA 

Os artigos devem ser escritos em português. 

2.B. EXTENSÃO 

A extensão dos trabalhos não deverá ultrapassar quinze páginas, tamanho A-4, margens de 3cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, incluindo bibliografia, um resumo de até 10 linhas e três palavras-chave. Transcrições com mais de três linhas devem ser recuadas em 2,5 cm da margem esquerda, com fonte 10. As notas de rodapé devem ter espaçamento simples entre linhas e fonte Times New Roman, tamanho 10. Recomenda-se não numerar as páginas. 

2.C. NORMALIZAÇÃO 

Deverão ser seguidas as normas da ABNT, observadas as determinações do parágrafo anterior. 

2.D. FORMATO ELETRÔNICO 

Os artigos deverão ser enviados em programa WORD para Windows (97-2003), com terminação .doc. Não serão aceitos artigos enviados em outros formatos. 

2.E. AUTORIA 

Cada autor poderá submeter apenas um trabalho para cada linha de pesquisa do evento do Congresso, seja como autor principal ou co-autor. Os trabalhos em co-autoria não deverão ter mais de dois autores. Uma vez aprovado o trabalho, os co-autores deverão indicar na carta de confirmação da participação quem dentre eles apresentará oralmente o trabalho no Congresso. Em apresentando mais artigos que o estabelecido, fica a critério da organização a escolha dos que serão excluídos. 

Sob pena de não classificação, os textos deverão conter indicação da qualificação do autor (estudante, especialista, mestre ou doutor, e, se assim desejar, a qualificação profissional e a vinculação institucional). O nome do autor deverá vir imediatamente abaixo do título, acompanhado de símbolo indicador de nota de rodapé, na qual deverá estar a qualificação, seguindo obrigatoriamente o formato do exemplo abaixo: 

Título: A "Globalização" 
Palestrante: Prof. José da Silva 
Doutor e Mestre em Direito. Professor Adjunto da Faculdade de Direito, da Associação Nacional dos pesquisadores. Advogado. 

2.F. ÁREAS 

Ao enviar o seu artigo, o autor deverá indicar a linha temática em que inscreve o seu trabalho. Essa escolha vinculará o palestrante ao painel específico do Congresso em que será debatido o tema eleito. 

Linha 1. Fundamentos do Direito Internacional Público
Linha 2. Direito Internacional Privado
Linha 3. Direito Internacional Econômico
Linha 4. Direito Internacional dos Direitos Humanos 
Linha 5. Direito Internacional do Meio Ambiente


2.G. ENDEREÇO ELETRÔNICO A SEREM ENVIADOS OS ARTIGOS 

2.1 - Para aqueles que escreverem artigos que abordem a linha 1. “Fundamentos do Direito Internacional Público” deverão enviar e-mail para o seguinte endereço eletrônico: 

dip@direitointernacional.org 

2.2 - Para aqueles que escreverem artigos que abordem a linha 2. “Direito Internacional Privado” deverão enviar e-mail para o seguinte endereço eletrônico: 

dipri@direitointernacional.org 

2.3 - Para aqueles que escreverem artigos que abordem a linha 3. “Direito Internacional Econômico” deverão enviar e-mail para o seguinte endereço eletrônico: 

economico@direitointernacional.org 

2.4 - Para aqueles que escreverem artigos que abordem a linha 1. “Direito Internacional dos Direitos Humanos” deverão enviar e-mail para o seguinte endereço eletrônico: 

humanos@direitointernacional.org 

2.5 - Para aqueles que escreverem artigos que abordem a linha 5. “Direito Internacional do Meio Ambiente” deverão enviar e-mail para o seguinte endereço eletrônico: 

ambiente@direitointernacional.org 

3. AVALIAÇÃO 

3.a. Critérios 

O Comitê Científico avaliará os trabalhos segundo os seguintes critérios: vinculação à linha temática escolhida; profundidade da pesquisa; rigor de análise; clareza de exposição; respeito às regras e normalização; respeito às regras constantes deste documento, citação de textos contidos nos anais anteriores. 

3.b. Seleção dos artigos 

O Comitê Científico do 10º CBDI avaliará os trabalhos e encaminhará parecer de aprovação, com ou sem modificações, ou reprovação, até junho de 2012. Os artigos em que forem identificados plágios serão automaticamente excluídos da programação e a instituição do autor será formalmente comunicada pela Presidência do Congresso. 

3.c. Inclusão no Congresso e nas publicações 

Para inclusão no programa e a publicação dos trabalhos serão exigidos: 

A) Carta de confirmação de presença no evento de um dos autores do trabalho;
B) Realização das modificações determinadas pelo Comitê Científico no prazo determinado pela Organização.
C) Pagamento da inscrição caso não seja membro filiado da ABDI 


4. APRESENTAÇÃO 

Uma vez incluídos no programa, o tempo de exposição será determinado pelo Coordenador-geral do evento e pelo presidente do painel. 

A inclusão do trabalho não dá direito à inscrição, sendo necessário a prévia inscrição junto com o envio do trabalho. 

A declaração de apresentação de trabalho somente será entregue ao(s) autor(es) que efetivamente apresentar(em) o trabalho no Congresso. A entrega será efetuada pelo coordenador do painel, no final de cada apresentação; 

É necessária a assinatura (legível) na lista de presença, após a apresentação do trabalho no Painel. 

Não serão disponibilizados recursos audiovisuais (datashow, projetores, etc.) para as apresentações dos trabalhos. 

5. CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS 

Os trabalhos serão considerados cedidos, sem custo, pelos seus autores ao Coordenador-geral do evento, com o PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO da carta de cessão de Direitos autorais (abaixo) que deverá ser remetida, via correio, junto com o artigo impresso, imediatamente para a organização do Congresso, que somente poderá publicá-los com a menção dos nomes dos respectivos autores e do evento. A publicação do trabalho não dá direito a exemplar dos anais, que será comercializado pela editora a critério da organização durante o evento. 

As cartas de cessão, junto com o artigo impresso, deverão ser assinadas e remetidas para a coordenação do Congresso até o dia 15 de maio de 2012 no seguinte endereço: 

Academia Brasileira de Direito Internacional _ ABDI
Aos cuidados do Professor Wagner Menezes 
Rua Senador Feijó, N˚ 154, sala 64.
Cep 01006-000
São Paulo – SP 

* Não é necessário reconhecer a firma no documento. 

MODELO DE CARTA DE CESSÃO: 

* Por gentileza assinar, não precisa de firma reconhecida. 

CARTA DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS 

EU,............................................................................, brasileiro(a), casados(a), advogado(a), inscrito(a) no CPF/MF sob nº ........................................, portador da cédula de identidade n.................................. , pelo presente termo, autorizo a publicação do artigo intitulado “.....................................................................................................................................................”, de minha autoria na obra organizada e coordenada pelo Dr. Wagner Menezes, a ser publicado pela editora ......................................... Trata-se de artigo que atende aos requisitos que me foram solicitados pelo coordenador da obra e sobre o qual me responsabilizo civilmente e criminalmente. Pela publicação do artigo não receberei exemplares, dando assim quitação dos direitos autorais. Por ser verdade, firmo o presente e dou fé. Local / data Nome(com assinatura) 

2 comentários:

Gilrikardo-Blog disse...

Senhor Paulo Roberto,
não resisti em sugerir este post do blog do Orlando Tambosi, por se tratar da Ordem do Rio Branco.

Gilrikardo-Blog disse...

Desculpe-me, só faltou o link:

http://otambosi.blogspot.com.br/2012/04/dilma-da-medalha-ao-chapa-branca-nassif.html