O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

1360) O sentido da (in)dependência: pensamento do dia

O Governo comemora, com grande furor patriótico e um estridente apelo ao velho nacionalismo, a independência e a soberania do Brasil. Ao mesmo tempo em que agita a miragem de uma nova independência, a ser supostamente adquirida com os longínquos recursos das jazidas de petróleo do pré-sal, cuja exploração produzirá retornos em dez ou mais anos, ele se empenha, ativamente, em reduzir a soberania dos indivíduos e a independência de uma parte dos brasileiros: não apenas isso, ele se orgulha de reduzir a autonomia de quase um terço da Nação e de submetê-la à dependência econômica e financeira do Estado.

Com efeito, o Bolsa Família representa esse pouco glorioso movimento de dependência estrutural, pelo qual cidadãos brasileiros são transformados em súditos do Estado federal, apresentado como o pai, ou a mãe, desses filhos submissos.

Seria apenas patético, se não fosse, na verdade, vergonhoso.

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 7 setembro 2009.

Um comentário:

Pedro P. Palazzo disse...

Enquanto isso, o pseudo-jornalismo petista fica patrulhando a imprensa de investigação: sob o título bombástico "Mais uma matéria falsa da Folha", Luis Nassif não faz nenhuma acusação objetiva de falsidade quanto à matéria em questão, e ainda se retrata, no final, de uma das suas críticas.
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/09/08/mais-uma-materia-falsa-da-folha/