O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

1822 de Laurentino Gomes: a historia para o cidadao comum

Ja li o 1808, do mesmo jornalista, e também vou ler o 1822. Não que eu espere aprender muita coisa nova, desse tipo de vulgarização de boa qualidade, embora o autor, apesar de não ser um historiador de formação, tem um excelente faro jornalístico e oferece boas coisas, algumas até inéditas, para quem queira refrescar o seu conhecimento sobre nossa história (alguns até aprendem do zero).
Mas, ele escreve muito bem e suas fontes são fiáveis. Sempre se pode aprender a escrever melhor com quem é um profissional da escrita...
Paulo Roberto de Almeida

Um barril de pólvora chamado Brasil
Fernando Vives
Carta Capital, 18 de janeiro de 2011

O autor de 1822, Laurentino Gomes, fala sobre o país improvável que surgiu na Proclamação da Independência

Entre as obras lançadas na Feira do Livro do Rio de Janeiro em 2008, um quase despretensioso livro sobre a vinda da corte portuguesa ao Brasil 200 anos antes reacenderia o debate sobre a pesquisa histórica no Brasil. Apesar – ou justamente por isso – da fama de não conhecer a própria história, o brasileiro colocou a obra entre as mais vendidas em pouco tempo. O livro era o 1808, e o autor, o jornalista Laurentino Gomes. Os 600 mil exemplares vendidos levaram Gomes a se dedicar exclusivamente à divulgação da obra e pesquisa para o próximo livro, 1822, desta vez sobre a Independência brasileira. Lançado no fim do ano passado, repetiu o sucesso e reacendeu um debate entre acadêmicos. Além de ser escrita por alguém de fora da academia, Laurentino mistura a macroestrutura da época com histórias curiosas dos personagens principais. A história do País estava sendo banalizada? “Eu vulgarizo a História, mas não a banalizo. Tiro da linguagem acadêmica e a conto de um jeito agradável”, diz.

Nesta entrevista ao jornalista Fernando Vives, regada a capuccino em uma padaria do bairro de Perdizes, em São Paulo, Laurentino Gomes fala sobre 1822, o desafio de tornar a história palatável ao público não acadêmico, as dificuldades de se fazer pesquisa no País e rebate os críticos de sua obra.

Carta na Escola: O senhor era um jornalista que tinha apenas curiosidade pela História. Como surgiu a ideia de falar sobre 1808, e depois de 1822?
Laurentino Gomes: Bem, fui jornalista durante quase 30 anos e o jornalismo e a história são vizinhos. O jornalista testemunha e narra história todos os dias, enquanto o historiador tem um olhar mais distanciado, com mais metodologia e profundidade. Em 1997, surgiu uma oportunidade: eu era editor da revista Veja e havia um projeto especial sobre a história do Brasil – um deles sobre a vinda da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. O projeto foi cancelado, mas continuei. Lancei o livro em 2007 pensando na efeméride do ano seguinte, e aí aconteceu o que não imaginava: um livro sobre história do Brasil virou best seller. Então tomei uma decisão arriscada: deixar a Editora Abril, onde trabalhei por 22 anos, para seguir carreira por conta própria, dedicando-me à divulgação do 1808. Fiz bate-papos com leitores, palestras, aulas em escolas, feiras literárias e vi uma demanda: completar essa história. Eu tinha contado o cenário que preparou a Independência do Brasil, faltava contar essa parte. E já estou pensando em fechar uma trilogia, que é 1889, a Proclamação da República. São as três datas ícones da construção do Estado brasileiro do século XIX, a época em que foram lançadas as bases do Brasil que temos hoje.

CE: O que mudou na sua concepção de dom Pedro I após este livro?

LG: Bem, antes eu estava repleto de preconceitos. No 1808, eu tinha a imagem de um dom João abobalhado, incapaz de tomar decisões. Para um jornalista isso é fascinante, mas havia mais além da caricatura. No 1822, isso aconteceu também. Tinha duas imagens de dom Pedro I. Uma é a de Tarcísio Meira no filme Independência ou Morte (de Carlos Coimbra, de 1972), um herói do regime militar, épico. Segundo, o do Marcos Pasquim na série O Quinto dos Infernos (Rede Globo, 2002), mulherengo e inconsequente. Descobri que nem era uma coisa nem outra, apesar de haver os dois elementos. Quando se olha ao passado, tem-se a impressão de que quem fez a História tinha amplo leque de opções. Não é bem assim. Descobri um documento no qual dom Pedro I defendia de forma categórica o fim da escravatura no Brasil. José Bonifácio iria apresentar à Constituinte de 1822-1823 também um projeto para abolir o tráfico negreiro. Então, se o imperador e o seu principal ministro queriam o fim da escravidão, por que não acabou? Porque não tinha como acabar. Então, pesquisar para esse livro me tornou um pouco mais generoso na avaliação dos personagens, sem ser leniente. Não absolvo dom Pedro I, mas por trás do imperador havia um ser com fragilidades muito humanas.

CE: E isso não é uma imagem comum nos livros de História.
LG: No estudo da História do Brasil, vejo dois momentos muito distintos: no fim do século XIX, uma construção dos heróis nacionais, com pouca luz da vida pessoal deles. Depois, no século XX, temos uma escola influenciada pelo marxismo que se dedica à macroestrutura, à história como choque de interesses. As pessoas desaparecem em ambos. A Formação Econômica do Brasil, do Caio Prado Júnior, é uma contribuição inestimável, mas não tem gente de carne e osso ali. Acho que hoje superamos esse momento maniqueísta. Meu olhar é jornalístico, não acadêmico, então queria mostrar as circunstâncias do mundo no momento, mas também dos personagens.


CE: O senhor atribui muita importância aos personagens de José Bonifácio e da imperatriz Leopoldina no livro. Por que eles são tão fundamentais?
LG: Eles exercem papéis simbólicos pelo sobrenome que traziam e o cargo que ocupavam. Dom Pedro era um jovem príncipe de 22 anos que dom João deixa no Brasil para governar um território 93 vezes maior que Portugal. E ele tinha zero de experiência política. Bonifácio era um homem muito experiente, morou 36 anos na Europa, viu a Revolução Francesa nas ruas de Paris. Ao chegar ao Brasil, tem um papel quase paternal com dom Pedro. O Brasil que emerge das margens do Ipiranga tem a assinatura de José Bonifácio, que percebeu que um Brasil grande, isolado, de províncias rivais, só se manteria unido através de uma monarquia constitucional nas mãos do herdeiro português. E ele tem apoio da princesa Leopoldina, mulher de Pedro, educada na corte de Viena, a mais ilustrada da época, e tinha uma noção política muito boa do que acontecia no mundo. Leopoldina converte-se às causas da Independência brasileira. Após 7 de Setembro, dom Pedro fez viagens para pacificar o País e é ela quem formaliza a Independência do Brasil, e depois se empenha pelo reconhecimento do novo país junto às monarquias europeias, dominadas por parentes dela. O Primeiro Reinado desaba definitivamente numa crise política que acaba com a abdicação ao trono em 1831, quando esses dois personagens saem de cena.

CE: No livro, quando o senhor afirma que o Brasil tinha tudo para não dar certo, mas deu, de que exatamente estava falando?
LG: Eu me referia às circunstâncias do Brasil na véspera da Independência. O que é dar certo ou errado na vida de um país? Difícil responder. No caso, seria um Brasil grande, integrado. A maior possibilidade era de que se fragmentasse, como ocorreu na América espanhola. Numa hipótese mais grave, numa guerra étnica entre escravos e brancos. As províncias tinham pouca comunicação entre si, 80% da população era analfabeta, de cada três brasileiros, um era escravo. O País estava falido, pois a corte, ao voltar a Portugal, raspou os cofres públicos. Os perigos eram tão grandes que a elite brasileira preferiu se unir em torno do herdeiro da coroa portuguesa em regime monárquico porque, se não acontecesse isso, poderia haver uma guerra étnica. O Brasil se manteve unido mais por suas fragilidades que por suas virtudes. Então o Brasil que surge em 1822 é um país que vai adiando outras soluções, o que conhecemos bem até hoje.

CE: O 1822 foi pesquisado e lançado em Portugal e no Brasil. Que diferenças dos fatos e personagens históricos o senhor encontrou entre os dois países?
LG: Brasil e Portugal, a rigor, compartilham a mesma história até 7 de abril de 1831, quando dom Pedro abdica do trono e tem-se a nacionalização da Independência brasileira. Até então, era a mesma lei e a mesma constituição. Curiosamente, porém, as visões desse período são completamente diferentes dos dois lados do Atlântico. Brasileiros e portugueses desconhecem o que aconteceu no outro país. Fui lançar meu livro em Portugal, e lá eles não faziam a menor ideia do que ocorreu em 1822. Não sabem que o dom Pedro IV deles era o mesmo dom Pedro que proclamou a Independência do Brasil.

CE: Fazer pesquisa histórica no Brasil é difícil?
LG: Muito. Não faço pesquisa primária, só narrativa secundária, ou seja, leio o que outros historiadores falaram sobre o assunto e confronto as versões, e vou aos locais onde as coisas aconteceram. No Brasil, as bibliotecas estão sucateadas, arquivos não catalogados ou abandonados. A pesquisa histórica no Brasil ainda está por acontecer. Existe outra frente pouca realizada, que é a história regional. A história nacional avançou mais, mas existem pedaços que só podem ser observados na perspectiva da região. Faltam incentivo e determinação em se fazer pesquisa por aqui.

CE: Críticos do seu trabalho dizem que o senhor trata da História de maneira superficial. Como interpreta isso?
LG: Dependendo de como é feita, às vezes considero até um elogio. Um crítico disse que eu vulgarizo a história do Brasil, que é de fato o que faço. Eu torno esse conhecimento acadêmico, quase criptografado, e decodifico usando a experiência que adquiri no jornalismo. Toda vez que um jornalista faz uma reportagem, ele se obriga, por treinamento, a ser didático. Mas veja: existe uma linha muito tênue que não me permite ficar só na superfície nem me aprofundar muito. Tento usar uma linguagem provocativa de capa, para chamar a atenção do leitor leigo, mas, se ficar só nisso, fica banal, mero entretenimento. E tenho de fazer direito, respeitando as fontes, os leitores e a pesquisa.

CE: O senhor crê que existe, em parte, certo “ciúme” de alguns historiadores pelo fato de alguém de fora se aventurar nessa área?
LG: Sim, existe uma reação corporativista, mas de uma parte mais medíocre da academia. Agora, tive resenhas muito boas de historiadores como Lilian Schwarcz, Mary del Priore, João Marcel Carvalho França e Elias Tomé Saliba, entre outros. Eles entenderam o que estou fazendo. Não estou competindo, e sim fazendo um trabalho de divulgação científica, que é bom para eles. Professores de História estão adorando esses livros, o ciúme vem mais da academia mesmo.

CE: O senhor fez uma espécie de making-off nas redes sociais enquanto fazia o livro. O que conseguiu tirar dessa experiência?
LG: Isso é uma lição que o novo jornalismo praticado hoje me deu, que é ter uma cabeça multimídia. Não vamos atingir toda a audiência possível usando só um único formato. Estou no Orkut, Twitter e Facebook, além de dar aulas e palestras. Interajo muito com o público também durante a pesquisa. É quase como um reality show. Exemplo: no 1822, coloquei que José Bonifácio morreu na Ilha de Paquetá. Um tuiteiro especializado em José Bonifácio me informou que ele morreu em Niterói. Vou corrigir na próxima edição. Há uma rede de especialistas nessas comunidades. Se você consegue chegar até eles adequadamente, eles acompanham o seu trabalho e te divulgam.

7 comentários:

Rafael disse...

1808 é um dos poucos livros que não aguentei ler até o fim por tédio. Não é bem escrito, no que discordo do senhor, além de ser pouco inspirado, pobre de ideias e raso como uma poça.

Também não acho que a justificativa de "vulgarização" do conhecimento acadêmico desculpe a pouca qualidade do livro. Peter Gay, Hobsbawm, Churchill e Roger Scruton também atuam na área de diseminação do conhecimento acadêmico para o público geral e são infinitamente melhores do que o Laurentino, tanto no estilo quanto no conteúdo. Escrevem livros claros, em linguagem acessível e bastante rigorosos.

Não adianta, 1808 é ruim mesmo.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Rafael,
Você é muito severo com o Laurentino, esquecendo que ele coloca a Historia a disposicao de milhares de brasileiros que de outra forma nao teriam nenhuma outra possibilidade de informacao e de cultura, e que jamais procurariam ou leriam os autores que voce indicou.
O Brasil é o que é, o Laurentino é uma boa contribuicao a uma elevacao cultural dos brasileiros, quaisquer que sejam suas deficiencias relativas do ponto de vista da historia profissional.
Paulo Roberto de Almeida

Rafael disse...

Caro professor, agradeço a resposta. Compreendo a necessidade de tornar mais acessível ao público geral o conhecimento histórico, apenas apontei que outros autores o fazem com muito mais competência e sem confundir escrita simples com escrita simplória. O senhor já deve ter lido, por exemplo, "Armas, Germes e Aço": um tema muito mais abrangente, técnico e complexo é tratado de forma absolutamente fluente, sem apelar para truques baratos que transformam a narrativa numa tragicomédia composta por personagens chapados. Para citar um caso brasileiro, "Cidadania no Brasil", de José Murilo de Carvalho, também é simples e rigoros (pra ser honesto, eu acho impressionante que Laurentino tenha realmente levado dez anos para escrever 1808; se me tivessem dito que ele foi escrito em um mês eu não duvidaria).

Lembrei-me agora de um episódio curioso ocorrido há alguns anos: houve uma polêmica no lançamento de um filme da Xuxa, não me lembro qual, porque o filme, dirigido ao público infantil, tinha cenas de tiroteio, tráfico de drogas e outros escândalos do mesmo naipe. A justificativa dos produtores foi a de que o filme deveria apelar também ao público adulto, pois crianças não vão ao cinema desacompanhadas. É claro que esse é um pensamento preguiçoso, de quem corre atrás de clichês em vez de pensar em soluções novas (basta lembrar dos desenhoas mericanos da Pixar, por exemplo, que agradam a crianças e adultos -- eu, inclusive -- sem se escorar em conceitos pré-fabricados sobre suposto gosto do público adulto). O livro de Laurentino incorre nessa mesma falta de originalidade, assume que o adulto médio brasileiro só será atraído por folhetins de qualidade duvidosa e fofocas históricas.

Um abraço

Cecilia Melo disse...

Caro Prof. Paulo,

Como estudo para ingressar na carreira diplomática e este blog é visto por muitos candidatos, considerei importante comentar esta postagem sobre o livro do Laurentino Gosme.
Por ser considerado uma pesquisa com teor jornalístico, os "futuros diplomatas" deverão ter cuidado para ler esta obra antes de ter uma sólida compreensão analítica dos livros mais recomendados para fazer o "TPS". Na terceria fase, ter ideias críticas é importante, mas deve-se ter cautela pois alguns membros da banca são mais conservadores e o candidato pode ser prejudicado se viajar com idéias de cunho fantasioso, embora podemos considerá-las até existentes.
Ainda não li o livro, mas tenho dúvidas se agora é o momento, pois estou no ínicio da preparação e o tempo é algo precioso. Quem sabe lá na frente para dar uma atenuada na tensão preparatória.
Abraços,

Cecilia Melo disse...

Caro Prof. Paulo,

Como estudo para ingressar na carreira diplomática e este blog é visto por muitos candidatos, considerei importante comentar esta postagem sobre o livro do Laurentino Gosme.
Por ser considerado uma pesquisa com teor jornalístico, os "futuros diplomatas" deverão ter cuidado para ler esta obra antes de ter uma sólida compreensão analítica dos livros mais recomendados para fazer o "TPS". Na terceria fase, ter ideias críticas é importante, mas deve-se ter cautela pois alguns membros da banca são mais conservadores e o candidato pode ser prejudicado se viajar com idéias de cunho fantasioso, embora podemos considerá-las até existentes.
Ainda não li o livro, mas tenho dúvidas se agora é o momento, pois estou no ínicio da preparação e o tempo é algo precioso. Quem sabe lá na frente para dar uma atenuada na tensão preparatória.
Abraços,

Cecilia Melo disse...

Caro Prof. Paulo,

Como estudo para ingressar na carreira diplomática e este blog é visto por muitos candidatos, considerei importante comentar esta postagem sobre o livro do Laurentino Gosme.
Por ser considerado uma pesquisa com teor jornalístico, os "futuros diplomatas" deverão ter cuidado para ler esta obra antes de ter uma sólida compreensão analítica dos livros mais recomendados para fazer o "TPS". Na terceria fase, ter ideias críticas é importante, mas deve-se ter cautela pois alguns membros da banca são mais conservadores e o candidato pode ser prejudicado se viajar com idéias de cunho fantasioso, embora podemos considerá-las até existentes.
Ainda não li o livro, mas tenho dúvidas se agora é o momento, pois estou no ínicio da preparação e o tempo é algo precioso. Quem sabe lá na frente para dar uma atenuada na tensão preparatória.
Abraços,

Paulo Roberto de Almeida disse...

Cecilia,
Grato pelo comentario, mas eu nunca considerei recomendar qualquer um dos dois livros do Laurentino Gomes como leitura fiável para uma preparação em História. Considero-os apenas leituras agradáveis, mais como passatempo do que como estudo.
Para o estudo existem livros melhores, e o mais recomendado nessa área é o do Boris Fausto.
Acho que qualquer um pode ler de tudo. Quanto à preparação para o concurso deve ser dito que vale apenas a bibliografia oficial, quando existe.
Paulo R Almeida