quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Relações internacionais e política externa do Brasil: Livro Paulo Roberto de Almeida


Nada melhor para saber o conteúdo exato de um livro do que consultar seu Índice (ou index, como se diz nas edições americanas, onde esse tipo de instrumento é tão comum, sendo inversamente tão raro no Brasil).
Por isso mesmo fiquei contente, ao receber, esta semana, da Editora LTC, do Grupo Editorial Nacional, o Índice remissivo (p. 298-307) do meu novo livro, este aqui:

Relações internacionais e política externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização
(Rio de Janeiro: LTC, 2012, 309 p.; ISBN 978-85-216-2001-3)




ÍNDICE
Data: 21/09/11

 A
Acordo(s)
bilaterais de proteção e de promoção dos investimentos estrangeiros (APPIs), 190
Geral sobre Serviços (GATS), 81, 87
Tarifas Aduaneiras e Comércio (GATT), 71, 75, 82, 10
e as rodadas de negociações tarifárias, 77
número de membros do GATT, 107
hemisférico de livre-comércio, iniciativa para as Américas, 108
Multifibras (MFA), 81, 85
regionais e o sistema multilateral de comércio, 99-124
América Latina, 122
anomia comercial, 124
Área de Livre-Comércio da América Latina (Alca), 109
argumentos desenvolvimentistas, 101
arranjos ad hoc, 116
Associação Europeia de Livre-Comércio (EFTA), 102
Latino-Americana de Integração (Aladi), 104
Livre-Comércio (Alalc), 104
blocos políticos, 99
Cláusula de Habilitação, 104
comportamento de manada, 116
Comunidade Andina de Nações, 111
Europeia do Carvão e do Aço (CECA), 102
Consenso de Washington, 119
construção normativa, 118
cooperação, 100
crise no sistema mundial, 109
equalização dos custos de produção, 115
esquemas e processos de normatização (rule-making), 105
liberalizadores, 103
estratégias bilateralistas, 121
de market sharing, 104
minilateralista, 121
multilaterais, 121
unilateralistas, 121
euroesclerose, 104
evolução, 103
da integração, 100
fenômeno político no quadro de um processo econômico, 105
G-7, 119
Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércio (GATT), 101
número de membros do GATT, 107
grandfather clauses, 113
hemisférico de livre-comércio, 108
iniciativa para as Américas, 108
história, 99
industrialização à la List, 119
iniciativa para as Américas, 108
inovação institucional, 114
instituições de Bretton Woods, 119
integração econômica, 99
liberalização, 115
mercado unificado, 107
Mercosul, 111, 122
ingresso da Venezuela, 124
metodologia, 100
minilateralismo como ameaça, 117
estratégias de liberalização comercial, 122
o futuro, 123
regionalização e globalização, 121
uma agenda em aberto, 123
mudanças nas relações internacionais, 106
nova geografia comercial mundial, 116
novo regionalismo, 106
número de membros do GATT, 107
OECD-like, 119
ordem econômica multilateral, 113-114
Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), 99
Internacional do Comércio (OIC), 101
Mundial do Comércio (OMC), 105
perigos do regionalismo comercial, 117
pressuposto da convergência, 115
processo de integração, 100
protecionismo agrícola, 114
na prática, 119
regime multifibras, 120
regionalismo, 99, 111
aberto, 105
exacerbado, 114
sistema(s)
antidumping, 120
multilateral de comércio internacional, 104, 110, 114
nacional de economia política, 119
subvencionismo, 114
tarifa Smoot-Hawley, 120
tendências da integração regional, 112
teoria do Protecionismo, 120
Tratado de Assunção, 122
Maastricht, 104
união aduaneira, 100
uniformidade de posições internas, 115
World Economic Forum, 119
Agenda dos três “D”, 179
AIEA, 174
Ajustes fiscais, 165
América Latina, 95, 122
Área de Livre-Comércio da América Latina (Alca), 109
Arquivos do Itamaraty, 59
Artesanato intelectual, 13-14
Assimetrias de desenvolvimento, 189
Associação Europeia de Livre-Comércio (EFTA), 102
Latino-Americana de Integração (Aladi), 104
Livre-Comércio (Alalc), 104
Nacional de Pesquisadores em Ciências Sociais (ANPOCS), 60
Atos internacionais assinados em Marrakech, 86

 B
Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, 126
Mundial, 71, 84, 125
condicionalidades, 130
ambientalmente sustentáveis, 130
boa governança, 130
combate à corrupção, 130
desenho de políticas setoriais, 130
projetos específicos, 130
socialmente responsáveis, 130
Brasil
acordos formais estabelecidos com o FMI, 148-149
ascensão internacional, 15
atraso econômico e social do Brasil, 15
aumento da, Cofins, 140
benefícios eventuais, 94
conflitos regionais, 180
Conselho de Segurança da ONU, 15
construção de uma governança alternativa, 207
interações pessoais, 208
processo de expansão do Mercosul, 209
cooperação política e militar nos hot-spots, 184
crise(s) 
Argentina e efeito Lula, 140
financeiras
do novo milênio, 142
e FMI, 138
desindexação da economia, 138
medidas de controle dos capitais voláteis, 138
Plano Real, 138
prática de correções ou ajustes, 138
princípio da liberalização progressiva, 138
programa de estabilização, 138
sistema de bandas, 138
internacionais, 150-168
Delgado de Carvalho, 16
diplomacia econômica do, no contexto mundial, 213
hiperativa, 144
e a globalização financeira, 164
e o FMI. Veja também Diplomacia financeira, 125-149
elevação da CPMF, 140
das contribuições previdenciárias, 140
era independente da história brasileira, 20
estudo das relações internacionais. 
Veja também Relações Internacionais do Brasil, 3-23
formação da diplomacia econômica no Brasil, 13
fragilidade financeira externa, 142
Fundos Soberanos, 143
grau de interdependência da economia brasileira, 224
Hélio Vianna, 16
histórico de relacionamento com o FMI, 146-148
historiografia de relações internacionais. Veja também
Historiografia brasileira de relações
internacionais, 24-67
instituições de Bretton Woods, 132
sem a dimensão do desenvolvimento, 132
interpretação histórico-sociológica, 19
Lei de Responsabilidade Fiscal, 140
milagre econômico brasileiro, 135
minilateralismo, 123
no contexto da economia global, 69-168
da governança formal, 203
cooperação política em favor do desenvolvimento, 206
funcionamento da economia mundial, 204
instrumentos regionais de cooperação e de integração, 207
segurança e estabilidade, 203
global, 200-212
Comitê de Tutela da ONU, 200
Conferência do Comércio e do Emprego de Havana, 200
elementos de continuidade, 201
em transição, 200
exibicionismo geopolítico, 202
Liga das Nações, 200
Organização Mundial do Comércio, 200
reflexo da geopolítica do poder mundial, 201
termos institucionais, 200
sistêmicos, 200
no sistema econômico internacional, 223
ordem política e econômica mundial, 192
acesso a mercados, 195
crescimento econômico, 193
integração regional, 196
investimentos, 194
no início do século XXI, 171-199
recursos energéticos, 197
segurança e estabilidade, 198
Pandiá Calógeras, 16
política internacional no, 12
possibilidades de reorganização institucional, 210
políticas de beggar-thy-neighbor, 210
primórdios, 20
processos relevantes vinculados, 19
redemocratizado e o FMI, 137
comunidade financeira internacional, 137
moratória, 137
Plano Brady, 137
de debt relief, 137
securitização da dívida, 137
reformas estruturais, 143
relações internacionais, 15, 17, 19
econômicas em perspectiva histórica, 219
na era da globalização, 278
reuniões dos Brics, 146
surgimento da OMC, 82
valorização das commodities, 143
do Real, 143
volta ao FMI, 139

 C
Carta das Nações Unidas, 176
reforma, 182
de Havana, 76, 84
Cervo e Bueno, 47-52
o ideal desenvolvimentista, 47-52
Ciência econômica, 5
política, 5
Cláusula de Habilitação, 80
social no comércio internacional, 96
Comitê de Negociações Comerciais, 81
de Tutela da ONU, 200
Comunidade Andina de Nações, 111
Europeia do Carvão e do Aço (CECA), 102
Conferência do Comércio e do Emprego de Havana, 200
Conflitos dos Bálcãs, 183
Conselho de Segurança da ONU, 15, 176, 182
para Assistência Econômica Mútua (Comecon), 74
Consenso de Cartagena, 136
de Washington, 119
Crises financeiras internacionais e o Brasil, 150-168
ajuste fiscais, 165
antiglobalizadores, 164
bolha especulativa, 153
capitalismo, 154
características comuns, 161
efeitos no período, 161
fatores dominantes, 161
resultados institucionais, 161
causa fundamental, 151
commodities, 158
de 1928 a 1939, 153
efeitos imediatos, 154
fatores dominantes, 154
história convencional, 154
resultados institucionais, 154
de 1965-1975, 155
efeitos no período, 155
fatores dominantes, 155
plano institucional, 155
de 1979-1989, 155
efeitos no período, 156
fatores dominantes, 155
países da América Latina, 156
resultados institucionais, 156
de 1994-2002, 156
efeitos no período, 157
fatores dominantes, 156
resultados institucionais, 158
de 2005-2011, 158
efeitos imediatos, 159
fatores dominantes, 159
resultados institucionais, 160
debate político sobre os requerimentos da estabilidade financeira, 162
disciplina macroeconômica, 162
economias de mercado, 150
nacionais, 152
elementos comuns às crises financeiras nas economias de
mercado, 161
da estabilidade financeira, 162
escola estruturalista, 163
liberal, 163
esquema estilizado, 167-168
estabilização cambial, 165
estatização, 160
estímulo à irresponsabilidade pelo excesso de garantias prévias, 162
fim do capitalismo, 160
financeirização da economia, 153
formação de bolhas, 159
fundamentals, 165
globalização financeira, desequilíbrios cambiais, 156
ideias e princípios em confronto no terreno
econômico-financeiro, 163
liberalização progressiva dos fluxos de capitais, 156
modalidades e os efeitos imediatos e mediatos, 151
moral hazard, 162
movimento de reversão nos mercados, 151
nova arquitetura do sistema financeiro internacional, 164
plano doméstico, 152
externo, 163
princípio, 152
questões sistêmicas relativas às crises financeiras, 151
registro histórico, 166
sistema financeiro
estável e funcional, 152
internacional, 152, 159

 D
Debate político sobre os requerimentos da estabilidade financeira, 162
Declaração de Princípios das Nações Unidas, 72
Delgado de Carvalho, 16, 38-42
o fatual de qualidade, 38-42
Diplomacia brasileira, 191
comercial, 71-98
acordo(s)
geral sobre
Serviços (GATS), 81, 87
Tarifas Aduaneiras e Comércio (GATT), 71, 75, 82
Multifibras (MFA), 81, 85
multilaterais e plurilaterais, 83
voluntários, 81
América Latina, 95
atos internacionais assinados em Marrakech, 86
Banco Mundial, 71, 84
benefícios eventuais, 94
Carta de Havana, 76, 84
cartel comercial hemisférico, 73
cláusula de Habilitação, 80
de nação-mais-favorecida (NMF), 71, 72, 79
social no comércio internacional, 96
código de subsídios, 87
comércio desigual, 79
exterior brasileiro, 79
internacional, uma nova configuração, 84
Comitê de Negociações Comerciais, 81
conceito de cláusula social, 84
conferência ministerial, 91
Conselho para Assistência Econômica Mútua (Comecon), 74
de Bretton Woods a Havana, 74
Declaração de Princípios das Nações Unidas, 72
Direitos de propriedade intelectual (TRIPs), 87
economia internacional, 74
enfoque multilateralista, 74
fim de Bretton Woods, 94
FMI, 71, 84
função mais importante da OMC, 91
GATT e rodadas de negociações tarifárias, 77
sete ciclos, 77
globalização, 84
Guerra da Coreia, 78
instituições de Bretton Woods, 71
mais democráticas que a OMC, 89
um sistema aparentemente mais justo, 94
liberalismo comercial, 71
longa agonia da Rodada Doha, 92
medidas de investimentos (TRIMs), 87
Ministerial de Cancun, 93
modelo supranacional, 88
modernização econômica, 71
mutação multilateralista, 74
Nações Unidas sobre Comércio e
Desenvolvimento (UNCTAD), 76, 78
NAMA (non-agricultural market access), 93
novos temas e a agricultura, 80
OMC em crise institucional, 92
Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), 95
Internacional do Comércio (OIC), 75, 84
primeira organização, 75
Mundial do Comércio (OMC), 71, 82, 84
em crise institucional, 92
estrutura, 90
função mais importante, 91
longa agonia da Rodada Doha, 92
mais democrática que as instituições de Bretton Woods, 89
organização pouco flexível, 97
última das três irmãs, 87
períodos protecionistas, 71
políticas nacionais de estabilização, 88
princípios básicos da filosofia gattiana, 85
processo de restauração econômica, 74
decisório, 91
propostas de liberdades essenciais (four freedoms), 74
protecionismo e liberalismo, 72
reconstrução econômica do pós-guerra, 72
regionalização, 84
reorganização econômica, 73
Rodada de Tóquio, 78
Dillon, 78, 85
do Milênio, 85
Doha, 82, 93
Kennedy, 78
Uruguai, 80, 82, 84, 87
estrutura e história 83
sistema de inspiração onusiana, 91
de solução de controvérsia, 91
Generalizado de Preferências (SGP), 80
multilateral de comércio internacional, 85
surgimento da OMC, 82
financeira, 125-149
acordos formais estabelecidos com o FMI, 148-149
gerais de empréstimos, 128
anarquia monetária e cambial, 129
arquitetura financeira internacional, 132
aumento da Cofins, 140
Banco Internacional de Reconstrução e
Desenvolvimento, 126
Mundial, 125
condicionalidades, 130
ambientalmente sustentáveis, 130
boa governança, 130
combate à corrupção, 130
desenho de políticas setoriais, 130
projetos específicos, 130
socialmente responsáveis, 130
Brasil redemocratizado e o FMI, 137
comunidade financeira internacional, 137
moratória, 137
plano Brady, 137
de debt relief, 137
securitização da dívida, 137
colapso, 128
do sistema financeiro internacional, 136
condicionalidades econômicas e soberania, 129
consenso de Cartagena, 136
crise da Argentina e efeito Lula, 140
do Cone Sul, 141
do sistema monetário internacional, 128
descoordenação política e operacional, 136
desvalorizações cambiais, 128
elevação da CPMF, 140
das contribuições previdenciárias, 140
especuladores de Wall Street, 141
estabilidade econômica, 125
FMI, 125, 126
a volta do Brasil, 139
e as crises financeiras, 138
desindexação da economia, 138
medidas de controle dos capitais voláteis, 138
Plano Real, 138
prática de correções ou ajustes, 138
princípio da liberalização progressiva, 138
programa de estabilização, 138
sistema de bandas, 138
em sua primeira fase, 133
histórico de relacionamento, 146-148
início à demonização, 134
regime militar, 134
G-7, 136
G-20, 144
Grupo dos Dez, 128
implementação do ajuste, 130
inconsistências sistêmicas, 133
instituições de Bretton Woods
Brasil, 132
sem a dimensão do desenvolvimento, 132
de caráter monetário e financeiro, 126
Financeiras Internacionais (IFIs), 131
Juscelino Kubitschek , 134
início à demonização do FMI, 134
Lei de Responsabilidade Fiscal, 140
métodos, 130
milagre econômico brasileiro, 135
modelo caixa de conversão (currency board), 128
de Bretton Woods, 129
condicionalidades econômicas e soberania, 129
e a arquitetura financeira
internacional, 130
nova arquitetura do sistema financeiro internacional, 145
Organização Mundial do Comércio (OMC), 129
política(s)
econômica ortodoxa, 133
responsáveis, 130
regime de flutuação, 128
de livre conversibilidade, 128
militar e o FMI, 134
regulacionistas keynesianos, 145
reorganização econômica, 133
risco moral, 131
sistema de Bretton Woods, 126, 128
dois conceitos, 126
instituições e políticas, 126
modelo clássico, 127
sistema monetário internacional desde a conferência, 127
financeiro internacional, 126
desde a conferência de Bretton Woods, 127
taxas múltiplas de câmbio, 133
T-bonds, 146
visões alternativas, 136
Direitos de propriedade intelectual (TRIPs), 87
Documentação diplomática, 59

E
Economia(s) de mercado, elementos comuns às crises financeiras
nas, 161
global, 69-168
Elementos comuns às crises financeiras nas economias de mercado, 161
Era colonial, 7
da globalização, 278
independente, 7
nacional, 7
da história brasileira, 20
Escola estruturalista, 163
liberal, 163
Esquema estilizado das crises financeiras internacionais, 167, 168
Estabilidade financeira, debate político sobre os requerimentos da, 162
elementos, 162
Estabilização cambial, 165
Estadocêntrica das relações externas, 42
Estratégias de market sharing, 104
Estrutura de poder, 10
sistema da cidade-Estado comercial, 11
imperial, 11
moderno de Estados, 11

 F
Fases da história do país, 7
era colonial, 7
independente, 7
nacional, 7
FMI - Fundo Monetário Internacional, 71, 84, 125, 126
acordos formais, 148, 149
Brasil redemocratizado e o, 137
comunidade financeira internacional, 137
moratória, 137
Plano Brady, 137
de debt relief, 137
securitização da dívida, 137
crise Argentina e efeito Lula, 140
e as crises financeiras, 133, 138
desindexação da economia, 138
medidas de controle dos capitais voláteis, 138
Plano Real, 138
prática de correções ou ajustes, 138
princípio da liberalização progressiva, 138
programa de estabilização, 138
sistema de bandas, 138
histórico de relacionamento, 146-148
inconsistências sistêmicas, 133
início à demonização, 134
política econômica ortodoxa, 133
regime militar, 134
taxas múltiplas de câmbio, 133
visões alternativas, 136
Formação da diplomacia econômica no Brasil, 13
Fundamentals, 165

 G
G-5, 208
G-7, 119, 136
G-8, 208
G-20, 144, 208
Globalização, 23, 84
antiglobalizadores, 164
financeira, 164
nova arquitetura do sistema financeiro internacional, 164
Governança alternativa, construção de, 207
formal e o Brasil, 203
global e o Brasil, 200-212
Grupo dos Dez, 128
Guerra da Coreia, 78

 H
Hélio Vianna, 16, 34-37
as elites bem-comportadas, 34-37
História das relações exteriores dos Estados Unidos, 45
do país, fases, 7
era colonial, 7
independente, 7
nacional, 7
Historiografia brasileira de relações internacionais, 24-67
abordagem crítica e independente, 25
acadêmicos e diplomatas em constante diálogo, 59
ação diplomática governamental, 42
agenda econômica internacional, 59
externa, 47
ameaças percebidas ou potenciais, 47
arquivos do Itamaraty, 59
Associação Nacional de Pesquisadores em Ciências Sociais (ANPOCS), 60
autonomia dependência versus, 45
nacional, 42-44
Cervo e Bueno, 47-52
o ideal desenvolvimentista, 47-52
da diplomacia à academia, 25
Delgado de Carvalho, 38-42
o fatual de qualidade, 38-42
documentação diplomática, 59
enfoque analítico das relações internacionais, 26
episódios políticos ou militares, 42
estadocêntrica das relações externas, 42
estudo das relações internacionais, 27
evolução da produção historiográfica nacional, 25
das grandes linhas de pesquisa, 26
Hélio Vianna, 34-37
as elites bem-comportadas, 34-37
história das relações exteriores dos Estados Unidos, 45
diplomática, 27, 42, 45
historiadores-diplomatas, 25
independência nacional, 43
janelas de oportunidade, 47
José Honório Rodrigues, 52-55
a recuperação da história diplomática, 52-55
liberalismo versus intervencionismo, 45
manutenção da paz, 47
Ministério dos Negócios Estrangeiros, 59
nacionalismo versus internacionalismo, 45
novas etapas, 55
Pandiá Calógera, 27-34
Clausewitz da política externa, 27-34
paradigmas, 26
passado das relações econômicas, 59
perspectiva kuhniana, 25
política externa do país, 26
principais desafios externos, 47
regime democrático, 55
reorientação dos estudos, 42
segurança externa, 47
seleção da literatura, 27
teoria da ação diplomática brasileira, 26
sobre o sistema internacional, 26
versão oficial, 42
Homo economicus, 5

 I
Ideias e princípios em confronto no terreno econômico-financeiro, 163
escola estruturalista, 163
liberal, 163
IIRSA (Iniciativa de Integração Regional
Sul-Americana), 209
Instituições de Bretton Woods, 71, 119
crise de, e seus efeitos sistêmicos, 155
de Bretton Woods a Havana, 74
mais democráticas que a OMC, 89
um sistema aparentemente mais justo, 94
Financeiras Internacionais (IFIs), 131
Interpretação histórico-sociológica, 19
Invasão do Iraque, 184

 J
José Honório Rodrigues, 52-55
a recuperação da história diplomática, 52-55
Juscelino Kubitschek , 134
início à demonização do FMI, 134

 L
Liga das Nações, 185, 200

M
MAD (Mutually Assured Destruction), 179
Massacres étnicos, 183
Medidas de investimentos (TRIMs), 87
Mercosul, 22, 111, 122
ingresso da Venezuela, 124
processo de expansão, 209
Metodologia das relações internacionais, 1-67
Ministerial de Cancun, 93
Ministério dos Negócios Estrangeiros, 59
Modelo(s) analíticos, 11
de Bretton Woods, 129
condicionalidades econômicas e soberania, 129
e a arquitetura financeira internacional, 130
político-institucional, 11

N
Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), 76, 78
NAMA (non-agricultural market access), 93

O
Ordem global e a política externa brasileira, 169-279
política e econômica mundial no início do século
XXI, 171-199
acesso a mercados, 195
assimetrias de desenvolvimento, 189
acordos bilaterais de proteção e de promoção dos investimentos estrangeiros (APPIs), 190
políticas substitutivas, 190
vantagens comparativas, 190
conflitos regionais, 180
final do comunismo, 180
OSCE, 180
OTAN, 180
cooperação multilateral e objetivos do milênio, 190
política e militar nos hot-spots, 180
cenário estratégico contemporâneo, 185
conflitos dos Bálcãs, 183
Conselho de Segurança, 182
contradições interimperialistas, 181
cooperação política e militar, 181
democracia liberal, 181
invasão do Iraque, 184
Liga das Nações, 185
massacres étnicos, 183
parlamento da humanidade, 185
plano dos conflitos globais, 181
possibilidades, 183
reforma da Carta da ONU, 182
segunda guerra do Golfo, 183
crescimento econômico, 193
desaparecimento do socialismo, 172
estilo clausewitziano, 172
free-rider, 189
grandes impérios nacionais, 172
integração regional, 196
investimentos, 194
lógica imperial, 173
novas soluções, 186
ordem econômica, 173
recursos energéticos, 197
regulação cooperativa das relações econômicas internacionais, 188
relações entre grandes potências, 178
agenda dos três “D”, 179
império soviético, 178
MAD (Mutually Assured Destruction), 179
modernos sistemas imperiais, 178
povos bárbaros, 178
predomínio da força do direito sobre o direito da força, 179
segurança e estabilidade, 198
estratégica, 173
AIEA, 174
América Latina, 177
arma nuclear, 175
Carta das Nações Unidas, 176
Conselho de Segurança, 176
cooperação nuclear para fins civis ou pacíficos, 174
desarmamento, 174
equação estratégica contemporânea, 173
jogo do poder, 173
plano global, 177
tecnologia nuclear, 174
teoria das relações internacionais contemporâneas, 175
tratado de não proliferação nuclear, 174
vetores, 177
sistema westfaliano, 173
soberania, 173
tradição aroniana, 172
visão histórica, 171
Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico
(OCDE), 95
do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), 99
Internacional do Comércio (OIC), 75, 84, 101
primeira organização, 75
Mundial de Comércio (OMC), 71, 82, 84, 105, 129, 200
a última das três irmãs, 87
em crise institucional, 92
estrutura, 90
função mais importante, 91
longa agonia da Rodada Doha, 92
mais democrática que as instituições de Bretton Woods, 89
pouco flexível, 97

 P
Países em desenvolvimento, 79
Pandiá Calógera, 16, 27-34
Clausewitz da política externa, 27-34
Parlamento da humanidade, 185
Perspectiva assimétrica, 5
comparatista, 5
kuhniana, 25
operística, 4
Pierre Renouvin, 6, 9
Política de integração regional, 22
externa brasileira e a ordem global, 169-279
do país, 26
independente, 22
tradicional, 22
internacional no Brasil, 12, 22
Princípios básicos da filosofia gattiana, 85
Processos relevantes vinculados, 19

R
Regulação cooperativa das relações econômicas internacionais, 188
Relacionamento externo, 20
Relações internacionais do Brasil, 3-23
abordagem, 12
análise das relações internacionais, 10
artesanato intelectual, 13-14
ascensão internacional, 15
aspectos econômicos, 12
jurídico-legais, 12
políticos, 12
atraso econômico e social do Brasil, 15
ciência econômica, 5
política, 5
círculos braudelianos, 10
comparabilidade da formação social, 14
comparatismo, 13-14
comunidades políticas, 18
conceitos, 8
concepção operística, 4
Conselho de Segurança da ONU, 15
construções teóricas, 11
Delgado de Carvalho, 16
determinação externa, 18
diplomacia do desenvolvimento, 15
documentação, 17
elementos teóricos, 4
empreendimento comparatista, 15
enfoque econômico, 12
era independente da história brasileira, 20
estado independente, 19
periférico, 23
estrutura de poder, 10
sistema da cidade-Estado comercial, 11
imperial, 11
moderno de Estados, 11
estudo, 13
etapas cronológicas, 6
evolução das relações exteriores, 12
fases da história do país, 7
era colonial, 7
independente, 7
nacional, 7
fontes, 15
formação(ões)
coloniais, 18
da diplomacia econômica no Brasil, 13
globalização, 23
Hélio Vianna, 16
história diplomática, 17
historicidade, 14
homo economicus, 5
industrialização, 22
interesse nacional, 14
interpretação histórico-sociológica, 19
introdução, 3-23
Liga das Nações, 15
manipulação, 7
Mercosul, 22
método, 12
comparativo, 14
metodologia, 5
modelo(s) analíticos, 11
político-institucional, 11
modernização econômica, 22
Pandía Calógeras, 16
periodização temática, 18
perspectiva assimétrica, 5
comparatista, 5
operística, 4
Pierre Renouvin, 6, 9, 15
plano sintético global, 4
poder, 14
política de integração regional, 22
externa independente, 22
tradicional, 22
internacional no Brasil, 12
pós-guerra, 15
potência média, 23
primórdios, 20
processo(s)
de modernização econômica e social, 12
estrutural, 6
relevantes vinculados, 19
programa histórico, 6
questão central, 8
relacionamento externo, 20
síntese histórica, 4
sistema econômico interno, 11
internacional, 8, 9
sociedade tradicional, 12
tema, 4
tempo mundial (world time), 12
teoria moderna das relações internacionais, 10
terminologia econômica, 11
terreno teórico-prático, 4
tratamento, 5
viés metodológico, 5
Rodada de Tóquio, 78
Dillon, 78, 85
do Milênio, 85
Doha, 82, 93
Kennedy, 78
Uruguai, 80, 8, 83

 S
Segunda guerra do Golfo, 183
Sistema(s)
antidumping, 120
de Bretton Woods, 126, 128
dois conceitos, 126
instituições e políticas, 126
modelo clássico, 127
sistema monetário internacional desde a
conferência, 127
econômico interno, 11
financeiro internacional, 126
Generalizado de Preferências (SGP), 80
multilateral de comércio internacional, 85
e os acordos regionais. Veja Acordos regionais e o sistema multilateral de comércio
Nacional de Economia Política, 119
Sociedade tradicional, 12
Sociologia institucional do multilateralismo brasileiro, 213-279
acordos de cunho humanitário e social (com impacto econômico), 269
afirmação de direitos sociais e econômicos, 269
defesa dos direitos humanos, 269
de natureza militar (com impacto econômico), 266
convenções sobre práticas econômicas em tempo de guerra, 268
de cooperação e assistência recíproca, 266
de limitação de armamentos e de eliminação de armas, 266
multilaterais e instituições internacionais, 226
autonomia das estruturas econômicas, 217
Brasil no sistema econômico internacional, 223
capital, 218
compilação dos instrumentos bilaterais, 214
concerto de nações, 223
Congresso de Viena, 222
contratos, pagamentos, solução de
controvérsias, 257
arbitragem, 260
acordos de arbitragem, 260
instituições de arbitragem, 260
contenciosos judiciais, 259
competência judicial, 259
cooperação judicial, 259
reconhecimento e execução de laudos, 260
instituições, 257
conflito de leis, 258
direito das obrigações internacionais
privadas, 258
unificação de regras e práticas, 258
do direito material, 258
mecanismos de pagamento, 258
créditos documentais e swift, 259
letras de câmbio, notas promissórias e cheques, 259
diplomacia econômica do Brasil no contexto mundial, 213
multilateral, as novas bases, 221
evolução da estrutura do intercâmbio internacional, 218
fenômenos contraditórios e antinômicos, 216
gestão de recursos comuns, 261
Antártica, 265
observações meteorológicas, 265
recursos e espaços marinhos, 265
regulamentação de atividades nucleares e resíduos perigosos, 263
atividades nucleares, 264
resíduos perigosos e produtos químicos, 264
utilização do espaço extra-atmosférico, 266
globalização, 216
grau de interdependência da economia brasileira, 224
instituições de cooperação universal, 228
acordos de escopo mundial, 228
parcial, 231
instituições de cooperação, 231
instituições e acordos de
integração, 232
interdependência, 216
investigação das relações econômicas, 217
jogo das potências, 223
moeda, finanças e investimentos, 252
cooperação
entre instituições de pagamentos, 254
financeira, 255
grupo do Banco Mundial, 255
instituições regionais, 255
programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento, 256
monetária internacional, 253
investimentos, 256
mutação no cenário econômico
internacional, 217
OCDE, 222
organização do comércio e da produção, 233
alimentação e saúde, 240
comércio e cooperação aduaneira, 233
comunicações, 249
postais, 250
satélites, 251
telecomunicações, 250
desenvolvimento industrial e tecnológico,
normalização, 244-245
energia, 251
produtos de base, 236
acordos econômico-comerciais, 238
instituições de cooperação, 237
organizações de produtores, 238
propriedade intelectual e cultural, 245
cultura, 247
direito autoral, 246
trabalho e sociedades transnacionais, 241
sociedades transnacionais, 244
trabalho, 241
transporte, 247
aéreo, 249
espacial, 249
ferroviário, 248
marítimo e fluvial, 248
multimodal, 248
rodoviário, 248
turismo, 247
perfil institucional do multilateralismo econômico, 270-278
perspectiva histórica, 214
política econômica internacional, 217
proteção do meio ambiente, 261
da fauna e da flora selvagens, 262
do meio marinho contra a poluição, 263
luta contra a poluição do ar, 263
meio ambiente, 261
regionalização, 216
relações internacionais
do ponto de vista da diplomacia
econômica, 216
em perspectiva histórica, 219
na era da globalização, 278
rupturas e continuidades, 223
UNCTAD, 222

T
Tarifa Smoot-Hawley, 120
Tempo mundial (world time), 12
Teoria
da ação diplomática brasileira, 26
das relações internacionais contemporâneas, 175
do Protecionismo, 120
Tratado
de Assunção, 122
de Maastricht, 104

W
World Economic Forum, 11

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