O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Ideias tem consequencias: Lord Acton e Milton Friedman - Instituto Liberal

Duas frases, em dois continentes distintos, mas revelando um mesmo universo de princípios, uma mesma concepção de valores, que seriam altamente recomendáveis para o caso do Brasil, embora aparentemente estejamos a anos-luz de distância desses valores, numa galáxia distante, separada das concepções encarnadas pelas frases desses dois homens, aliás separados no tempo e no espaço:

Ideias têm consequências

Lord Acton [10 de janeiro de 1834 —  19 de junho de 1902]

“Toda vez que um único e determinado objetivo torna-se o fim supremo do Estado, seja a vantagem de uma classe, a segurança ou o poder do país, a maior felicidade do maior número de pessoas, ou o apoio a qualquer ideia especulativa, o Estado torna-se por um tempo, inevitavelmente, absolutista. A liberdade, por si só, exige, para sua realização, a limitação da autoridade pública porque a liberdade é o único objetivo que beneficia a todos da mesma forma, e não provoca nenhuma oposição sincera.”
(Lord Acton, in “Nationality” [1862], in Essays in the History of Liberty) 
.

Milton Friedman  [31 July 1912 – 16 November 2006]

Acho que a solução do governo para um problema normalmente é tão ruim quanto o problema e, em geral, torna o problema pior.
I think the government solution to a problem is usually as bad as the problem and very often makes the problem worse.
  • An Economist’s Protest (1975), p. 6; normalmente citada como “A solução do governo para um problema é normalmente tão ruim quanto o problema.” [Wikiquote]
Retirado do blog do Instituto Liberal: http://institutoliberal.org.br/blog/?page_id=3254

Nenhum comentário: