O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 19 de junho de 2021

Micro-reflexão sobre certas coisas que não deveriam existir — Paulo Roberto de Almeida

 Micro-reflexão sobre certas coisas que não deveriam existir 

Paulo Roberto de Almeida


Não se limita ao Brasil. A Humanidade continua muito atrasada: mas não só imersa em preconceitos, também andando para trás, caminhando para a desrazão.

Ainda existem defensores do escravismo, da supremacia racial, fanáticos por futebol dispostos a qualquer coisa pelo seu time, militantes em favor de populistas ignorantes que são considerados salvadores de algumas ameaças imaginadas (pode ser inclusive a imigração), adoradores de deuses obscuros que se deixam capturar pelo sectarismo mais intolerante, seres que abandonaram qualquer possibilidade de algum raciocínio lógico em torno de atos racionais que promovam o bem-estar espiritual e material em favor da coletividade.

Seres humanos ainda são uma espécie muito atrasada…

Acho que ainda vai demorar certo tempo para que a humanidade se torne um pouco mais racional, e isto vale para os povos mais miseráveis do mundo, assim como para os supostamente avançados.

Paulo Roberto de Almeida 

Brasília, 19/06/2021

Nenhum comentário: