O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 15 de junho de 2021

O golpe de 1964 ocorreu por causa da “ameaça comunista”? Não! - Paulo Roberto de Almeida

 Deparo-me com a pergunta do título numa lista de História, e respondo com um sonoro não, embora esta seja uma parte da resposta, pela percepção que muitos tinham naquele momento (como agora, aliás, segundo a paranoia desvairada dos bolsonaristas e outros saudosistas da ditadura militar).

Meu comentário rapido:

A narrativa de um setor dos militares foi essa: a ameaça comunista como legitimadora do golpe militar para “preservar a democracia e as liberdades”. 

Na verdade, foi uma crise político-militar alimentada por governadores golpistas (temendo a vitória aplastante de JK em 1965), combinada à “carestia” (inflação rodando a 90% ao ano), anarquia civil-militar (greves de sindicatos controlados pela esquerda) e inépcia geral do governo Jango, com sua demagogia das “reformas de base” que teriam de ser feitas “na lei ou na marra” (Brizola), o que precipitou a ação de um general desequilibrado e aventureiro (Mourão). 

Ou seja, mais uma crise de incompetência das elites do que uma verdadeira ameaça comunista, que nunca teria sucesso com um Exército vacinado pela Intentona de 1935.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 15/06/2021

Nenhum comentário: