O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Arquivos Históricos, pesquisa científica e cidadania no Brasil - Rosa Vasconcelos e Fátima Argon (Canal História do Brasil como Você Nunca Viu)

 O canal História do Brasil Como Você Nunca Viu   (https://www.youtube.com/c/HistoriadoBrasilComoVoceNuncaViu) recebe no próximo sábado, 21/08/2021, às 21h, as historiadoras e arquivistas Rosa Vasconcelos e Fátima Argon para a 𝓵𝓲𝓿𝓮  

Arquivos Históricos, pesquisa científica e cidadania no Brasil


Rosa Maria Gonçalves Vasconcelos é graduada em História pelo UniCEUB e mestra em Ciências da Informação pela UnB. 

Servidora do Quadro de Pessoal do Senado Federal, exerce há mais de vinte anos o cargo de chefe do Arquivo Histórico do Senado, tendo sido, ainda, diretora-geral-adjunta da Casa. Coordenou e participou de sem-número de projetos de otimização do acesso e modernização das ferramentas de pesquisa do Arquivo, além de publicações e exposições, em especial aquela que expôs as Fallas do Throno, conjunto documental reconhecido pelo Projeto Memória do Mundo da Unesco em 2014. Publicou o livro “Dados biográficos dos senadores” (Editora do Senado, 2002). 

Maria de Fátima Moraes Argon da Matta é graduada em História pela Universidade Católica de Petrópolis, graduada em Arquivologia pela Unirio e especialista em História do Brasil pela Ucam. 

Servidora do Quadro de Pessoal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), foi pesquisadora do Museu Imperial de 1980 a 2018, atuando por quase quatro décadas no Arquivo Histórico; em 2008, dirigiu interinamente o Museu Imperial. Coordenou projetos como a organização de publicações técnicas, seminários e exposições. Atualmente, é arquivista-titular do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), presidente do Instituto Histórico de Petrópolis e vice-presidente da Academia Petropolitana de Letras. É associada do IHGRJ, do IHGM e de várias instituições congêneres. Autora de inúmeros artigos e capítulos sobre a história da família imperial brasileira e suas conexões com as artes e a fotografia, publicou, com Bruno Antunes de Cerqueira, o livro “Alegrias e Tristezas. Estudos sobre a autobiografia de D. Isabel do Brasil” (Linotipo Digital e IDII, 2019), maior pesquisa acadêmica já produzida sobre a “Princesa Isabel”.


Nenhum comentário: