O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

(interrompido desde maio de 2024)

sábado, 22 de janeiro de 2022

Olhando a realidade de frente - Paulo Roberto de Almeida

Olhando a realidade de frente


Paulo Roberto de Almeida


O que nos promete o atual processo eleitoral? Nada de muito brilhante.

Parece que, por enquanto, temos pela frente dois responsáveis por dois grandes desastres, que ameaçam se repetir, um por corrupção e sectarismo, o outro por incompetência e perversidade negacionista. 


Sair dessa camisa de força, mesmo dispondo de alguns bons candidatos alternativos, não depende só deles, mas de um eleitorado pouco educado e muito castigado pelas frustrações contínuas. 

Não tenho a chave do futuro: ele pode estar na acentuação da divisão do país, como até agora prometido pelas pesquisas eleitorais, ou numa longa caminhada para a normalização da nação, que será efetivamente muito difícil, e não apenas pela amplitude dos desafios econômicos e sociais, mas sobretudo pela péssima qualidade da representação política, que pode ainda se acentuar na próxima legislatura.


Sou moderadamente pessimista quanto aos próximos anos: acho que ainda permaneceremos na mediocridade que tem sido a nossa por quase meio século, com muito poucos momentos de lucidez. 

Lamento ser realista, mas minha honestidade intelectual e a objetividade analítica me obrigam a ver a realidade. Não somos, infelizmente, o que gostaríamos de ser…


Paulo Roberto de Almeida 

Brasília, 22/01/2022

Um comentário:

Guillermo Piernes disse...

Como sempre nos faz olhar de frente a realidade. Dura, triste, devastadora, porém a,realidade. Sem conhecer as raízes das situações nada pode ser corrigido. Excelente artigo