O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Cebri vai lançar revista direcionada para a política externa - FSP

A revista mais antiga no setor é a Revista Brasileira de Política Internacional, ininterruptamente publicada desde 1958, em 1993 transferida do Rio de Janeiro para Brasília. A Política Externa foi publicada de 1992 a 2015, com o apoio da Editora Paz e Terra. Agora surge a revista do CEBRI: bem vinda... 

Cebri vai lançar revista direcionada para a política externa

Primeira edição terá artigos de ex-ministros e entrevista com Fernando Henrique Cardoso

Folha de S. Paulo, 15.jan.2022 às 22h00 

Uma das principais instituições brasileiras dedicadas à política externa, o Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) lança em fevereiro uma publicação trimestral.

Com o nome de Cebri Revista, trará artigos e entrevistas com especialistas na área, publicados em português, espanhol e inglês.

"Abriremos espaço para publicações que englobam análise de conjuntura e artigos acadêmicos. A ideia é criar uma intersecção entre a academia, formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão", diz Hussein Kalout, ex-secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência.

Hussein Kalout, ex-secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência
O ex-secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência Hussein Kalout - Agência Senado

Ele será um dos editores da publicação, ao lado do professor do Instituto de Relações Internacionais da USP Feliciano Guimarães.

A primeira edição, que será aberta no site do Cebri, tem artigos dos ex-ministros Rubens RicuperoCelso Amorim,Izabella Teixeira Marina Silva, além de uma entrevista com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Também haverá contribuições do brasilianista Abraham Lowenthal e do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso.

"Hoje o Brasil carece de publicações de relações internacionais e de política externa. Pela dimensão de quem vai escrever, imaginamos que a revista terá grande impacto", afirma Kalout.


Nenhum comentário: