Recebido no E-ADB:
Queridas amigas e queridos amigos.
As eleições que se encerraram hoje constituíram um passo histórico na nossa organização. Pela primeira vez tivemos duas chapas em verdadeira disputa eleitoral.
Também temos tido, nas últimas semanas, assembleias gerais com participação nunca registrada anteriormente: mais de 400 presentes. E nossa eleição contou com votos de 744 diplomatas.
Toda essa novidade representa verdadeira revolução no nosso meio, até aqui pacato como uma herdade inglesa. Com essas transformações, o Itamaraty ensaia seus primeiros passos em direção à modernidade e à renovação verdadeira, profunda, para além de uma frase de efeito.
As duas chapas tinham mais em comum do parecia à primeira vista. O programa de trabalho era essencialmente o mesmo; o equilíbrio entre novas e antigas gerações era preservado; o comprometimento com os objetivos da ADB e com os justos interesses de seus membros era igual.
Ganhou a MRENOVA.
Temos confiança nos colegas que liderarão a ADB neste momento crítico de nossa evolução como carreira de diplomatas. Os desafios serão grandes. Basta mencionar a reforma da carreira, que tem um ano para transformar-se em projeto de Lei do Serviço Exterior; a valorização do diplomata e de sua atividade perante a sociedade brasileira; o aprimoramento das condições de trabalho no Brasil e no exterior; a luta contra o assédio e o etarismo e em favor da diversidade de gênero e de raça no Itamaraty; o pleno apoio aos colegas aposentados, entre outros temas, todos eles prioritários, todos eles urgentes.
Cumprimentamos a MRENOVA pela vitória que colheram hoje e desejo à nova Diretoria Executiva o máximo sucesso, que, naturalmente, reverterá em benefício de todos os membros.
Como candidato à presidência, agradeço meus colegas de chapa, que aceitaram lançar-se nessa aventura comigo, num voto de confiança que nunca poderei agradecer suficientemente:
Alexandre de Pádua Ramos Souto, Débora Pereira da Silva, Hayle Melim Gadelha, Luís Ivaldo Villafañe Gomes Santos, Manuel Innocêncio de Lacerda Santos Júnior, Patrícia Maria Oliveira Lima, Rafaela Pinto Guimarães Ventura e Roberto Aldo Salone.
A eles, meu muito obrigado pelo apoio, pelos esforços incansáveis, pela dedicação, pelo brilho, pelo encanto pessoal e pelo carinho, que nos tornaram amigos por todos os anos que temos pela frente.
Agradeço, igualmente, a Jacqueline e Danielle, da secretaria da ADB, pela colaboração, pela dedicação, pela amizade e pela paciência que tiveram comigo.
Duas lições da presidência ficam gravadas:
a) Agora todo mundo sabe onde fica Lusaca;
b) A Diretoria foi instituída para servir a Assembleia; a Assembleia não foi instituída para servir a Diretoria.
Desejo a todos nós, diretoria e membros, muitas felicidades. Mantenhamos a União, o Diálogo e a Participação!
Abraço do
Arthur
22/08/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário