Mostrando postagens com marcador Voltando ao Estudo da História. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Voltando ao Estudo da História. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Voltando ao Estudo da História - Paulo Roberto de Almeida

Voltando ao Estudo da História 

Paulo Roberto de Almeida

Não tentando ser Arnold Toynbee, mas completando sua análise sobre as causas estruturais do declinio e da queda dos impérios. 

O historiador inglês se preocupava com as grandes causas estruturais dessas decadências. Ponto para ele.

Eu acho que existem causas mais prosaicas, quase ridículas. 

Basta olhar, por exemplo, para a atitude, quase similar, de dois autocratas, por acaso à frente dos dois maiores poderes imperiais da primeira guerra fria: eles começaram suas respectivas guerras de agressão sem qualquer estratégia e sem nenhuma consciência das limitações a dois superpoderes já em franca derrapagem imperial, a hubris que cega autocratas idiotas, mas que se crêem muito inteligentes.

Arnold Toynbee concordaria comigo. 

Paulo Roberto Almeida

Brasilia, 25/06/2026


Postagem em destaque

A autobiografia do Estado relida e reinterprada por Demoiselle IA

 A pedido desse abusador do trabalho de senhoritas elegantes, chamado Airton Dirceu Lemmertz, demoiselle IA relê e reescreve um capitulo de ...