Voltando ao Estudo da História
Paulo Roberto de Almeida
Não tentando ser Arnold Toynbee, mas completando sua análise sobre as causas estruturais do declinio e da queda dos impérios.
O historiador inglês se preocupava com as grandes causas estruturais dessas decadências. Ponto para ele.
Eu acho que existem causas mais prosaicas, quase ridículas.
Basta olhar, por exemplo, para a atitude, quase similar, de dois autocratas, por acaso à frente dos dois maiores poderes imperiais da primeira guerra fria: eles começaram suas respectivas guerras de agressão sem qualquer estratégia e sem nenhuma consciência das limitações a dois superpoderes já em franca derrapagem imperial, a hubris que cega autocratas idiotas, mas que se crêem muito inteligentes.
Arnold Toynbee concordaria comigo.
Paulo Roberto Almeida
Brasilia, 25/06/2026
Nenhum comentário:
Postar um comentário