O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Cadernos de Politica Exterior - IPRI-Funag/MRE


Cadernos de Política Exterior - IPRI

Publicação semestral do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI),
Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), vinculada ao Itamaraty.

Os Cadernos de Política Exterior, editados pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), órgão pertencente à estrutura da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), têm a missão precípua de divulgar trabalhos produzidos por diplomatas sobre diferentes aspectos das relações internacionais, da política externa e da diplomacia brasileiras. Ademais de diplomatas, a revista também acolhe artigos de pesquisadores, estudiosos e profissionais vinculados às áreas de interesse do Itamaraty. As contribuições são submetidas à avaliação de membros do Conselho Editorial da FUNAG.
Iniciada em 2015, e de periodicidade semestral, a revista publica artigos em português, inglês, francês e espanhol. Todos os números dos Cadernos de Política Exterior publicados até o presente estão disponíveis gratuitamente nesta página, em formato digital. As normas editoriais da revista podem ser baixadas no hiperlink acima.
Os Cadernos de Política Exterior complementam as demais publicações da FUNAG, hoje a maior editora brasileira na área de relações internacionais, de política externa brasileira e de história diplomática – esta última mais adequadamente tratada por uma publicação irmã, os Cadernos do CHDD, o Centro de História e Documentação Diplomática, o outro órgão subordinado à FUNAG, sediado no Rio de Janeiro.
Os Cadernos de Política Exterior somam-se às demais revistas existentes no Brasil dedicadas à  produção brasileira e estrangeira sobre os grandes temas das relações internacionais e da política externa do Brasil, campo de conhecimento já razoavelmente estabelecido em nosso país, com diversos programas de graduação e de pós-graduação. O periódico também pode ser visto como a continuidade de uma experiência anterior, os Cadernos do IPRI, publicados por este instituto entre 1988 e 1994 (igualmente disponíveis no portal do IPRI).
A despeito de oferecerem um espaço propício à divulgação de trabalhos e de opiniões dos próprios diplomatas, os Cadernos trazem contribuições que não expressam necessariamente as posições ou políticas do governo brasileiro ou do Itamaraty, cabendo a cada autor a responsabilidade pelos conceitos e posturas expressos nos artigos publicados. Além de ensaios expositivos e de análises interpretativas sobre os temas mencionados, a revista também publica informações sobre as demais obras editadas pela FUNAG, podendo igualmente apresentar resenhas e notas sobre publicações externas à Fundação.

EditoresMarco Tulio Cabral e Paulo Roberto de Almeida.

As revistas, no formato atual, estão ainda disponíveis, no link abaixo. Eventualmente procederemos a melhorias pontuais com vistas a dar pleno acesso aos leitores a cada um dos artigos.


Nenhum comentário: