Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
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Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.
segunda-feira, 3 de julho de 2006
549) Viva o automóvel, nosso longevo companheiro...
"1886 In Germany, Karl Benz drives 1st automobile"
Grato, senhor Benz, pois o senhor facilitou a vida dos cavalos que durante dez mil anos, mais ou menos, serviram pacientemente (nem sempre) às necessidades de locomoção e transporte dos homens, junto com outros meios, mais ou menos sofisticados.
Em homenagem aos cavalos, os motores dos automóveis continuam a ser classificados em "cavalos de força", mas isso deve deixar os usos e costumes de nossos automobilistas dentro de mais alguns anos. Deve ter alguma outra forma de medir a potência dos motores que não os cavalos de força.
São, portanto, 120 anos de cilização automobilística, o que compreende também o motor à explosão (e o petróleo, em suas duas formas combustíveis, o diesel e a gasolina), os pneumáticos (alô Michelin, quantos anos você tem?), os faróis de milha, as corridas, os engarrafamentos, os pagamentos de pedágios e estacionamento e os acidentes, obviamente, com os seguros correlatos.
No cômputo global, foi uma grande invenção, pois nos permitiu antever o "fim da geografia", o que os barcos e as ferrovias do tempo do senhor Benz nem sempre asseguravam.
Onde está o sucessor do senhor Benz que vai inventar o helicóptero portátil?
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