O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 20 de julho de 2006

595) Tudo verdade: blogueiros se interessam antes de mais nada por si mesmos...

Uma pesquisa interessante...

'Blogueiros' só se interessam por si mesmos, revela pesquisa
Da AFP, 20/07/2006 - 17h35

Antes elogiados como os pioneiros do jornalismo cidadão, os ‘blogueiros' (autores de blogs) são atualmente cronistas auto-referentes interessados em um único tema: eles mesmos, segundo uma pesquisa feita pelo centro de pesquisas americano Pew Research Center.

De acordo com o instituto, existem nos Estados Unidos 12 milhões de ‘blogueiros' e 57 milhões de leitores de blogs (diários públicos na Internet), ou seja, 39% da população conectada à rede mundial de computadores. Embora os blogs mais conhecidos tratem de assuntos políticos, a maioria não foi criada com qualquer pretensão jornalística e tem como finalidade única partilhar informações pessoais com o público que se interesse por elas.

Segundo a pesquisa, 37% dos ‘blogueiros' consultados citaram "minha vida e minhas experiências" como o tópico principal de seu site. Os cientistas políticos e o governo ficaram em um distante segundo lugar, com 11%. O perfil da "população blogger" é de jovens (54% têm menos de 30 anos), divididos eqüitativamente entre homens e mulheres.

E embora a maior parte do conteúdo dos blogs seja pessoal, a maioria dos consultados afirmou que preferem publicá-los com pseudônimo, visto que o anonimato possibilita separar a vida 'real' da vida 'on-line', segundo a pesquisa. "Um blog que pode parecer divertido a um amigo pode ser causa de demissão para um empregador", disseram os autores do estudo.

De qualquer forma, quase a metade dos ‘blogueiros’ não tem idéia de quantas pessoas acessam suas páginas, enquanto 22% dos que controlam o tráfego de seu site afirmaram receber menos de 10 visitas por dia.

Os dados foram compilados por telefone sobre uma amostragem de 233 blogueiros identificados, entre julho de 2005 e fevereiro de 2006.

Nenhum comentário: