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Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

terça-feira, 9 de março de 2010

1770) Cotas e deformacao da Historia: um debate envenado

Já sabemos que muitos jornalistas -- na verdade meros "reporteres" que não conseguem reportar muito bem -- são profundamente ignorantes, de uma ignorância, como diria o Millor Fernandes, "enciclopédica", ou seja, ela se estende a todos os campos do conhecimento humano (no caso deles, do desconhecimento), que é possivel tocar. Se trata de um dedo de Midas ao contrário: tudo o que esses jornalistas que não merecem o nome tocam, vira barro, para não dizer outra coisa.
O artigo abaixo protesta contra a matéria singularmente deformada, e eu diria imbecil feita por dois jornalistas da FSP sobre o infeliz "debate" (muitas aspas, pois se tratou de um monólogo bilateral) do STF sobre a mais do que infeliz iniciativa do Governo federal e de governos estaduais de introduzir cotas racistas nas universidades (e onde mais der...).
Concordo com o autor, um sociólogo conhecido, e agregaria mais: esses jornalistas mereceriam um prêmio, o inverso do Prêmio Esso que todo ano dignifica as melhores matérias. Seria preciso criar uma distinção da idiotice jornalistica, assim como existe o Prêmio IgNobel...

O jornalismo delinquente
DEMÉTRIO MAGNOLI
Folha de S.Paulo, 9 de março de 2010

Demóstenes disse o que está nos registros históricos. Os repórteres a serviço de uma doutrina tentam fazer da história um escândalo

AS PESSOAS , inclusive os jornalistas, podem ser contrárias ou favoráveis à introdução de leis raciais no ordenamento constitucional brasileiro. Não é necessário, contudo, falsear deliberadamente a história como faz o panfleto disfarçado de reportagem publicado nesta Folha sob as assinaturas de Laura Capriglione e Lucas Ferraz ("DEM corresponsabiliza negros pela escravidão", Cotidiano, 4/3).
A invectiva dos repórteres engajados contra o pronunciamento do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) na audiência do STF sobre cotas raciais inscreve no título a chave operacional da peça manipuladora.
O senador referiu-se aos reinos africanos, mas os militantes fantasiados de repórteres substituíram "africanos" por "negros", convertendo uma explanação factual sobre história política numa leitura racializada da história.
Não: ninguém disse que a "raça negra" carrega responsabilidades pela escravidão. Mas se entende o impulso que fabrica a mentira: os arautos mais inescrupulosos das políticas de raça atribuem à "raça branca" a responsabilidade pela escravidão.
Num passado recente, ainda se narrava essa história sem embrulhá-la na imaginação racial. Dizia-se o seguinte: o tráfico atlântico articulou os interesses de traficantes europeus e americanos aos dos reinos negreiros africanos. Isso não era segredo ou novidade antes da deflagração do empreendimento de uma revisão racial da história humana com a finalidade bem atual de sustentar leis de divisão das pessoas em grupos raciais oficiais.
Demóstenes Torres disse o que está nos registros históricos. Os repórteres a serviço de uma doutrina tentam fazer da história um escândalo.
O jornalismo que abomina os fatos precisa de ajuda. O instituto da escravidão existia na África (como em tantos outros lugares) bem antes do início do tráfico atlântico. Inimigos derrotados, pessoas endividadas e condenados por crimes diversos eram escravizados. A inexistência de um interdito moral à escravidão propiciou a aliança entre reinos africanos e os traficantes que faziam a rota do Atlântico. Os empórios do tráfico, implantados no litoral da África, eram fortalezas de propriedade dos reinos africanos, alugadas aos traficantes.
O historiador Luiz Felipe de Alencastro, convocado para envernizar a delinquência histórica dos repórteres ("África não organizou tráfico, diz historiador"), conhece a participação logística crucial dos reinos africanos no negócio do tráfico. Mas sofreu de uma forma aguda e providencial de amnésia ideológica ao afirmar, referindo-se ao tráfico, que "toda a logística e o mercado eram uma operação dos ocidentais".
Os grandes reinos negreiros africanos controlavam redes escravistas extensas, capilarizadas, que se ramificavam para o interior do continente e abrangiam parceiros comerciais estatais e mercadores autônomos. No mais das vezes, a captura e a escravização dos infelizes que passaram pelas fortalezas litorâneas eram realizadas por africanos.
Num livro publicado em Londres, que está entre os documentos essenciais da história do tráfico, o antigo escravo Quobna Cugoano relatou sua experiência na fortaleza de Cape Coast: "Devo admitir que, para a vergonha dos homens de meu próprio país, fui raptado e traído por alguém de minha própria cor". Laura e Lucas, na linha da delinquência, já têm o título para uma nova reportagem: "Negros corresponsabilizam negros pela escravidão".
O tráfico e a escravidão interna articulavam-se estreitamente. No reino do Ndongo, estabelecido na atual Angola no século 16, o poder do rei e da aristocracia apoiava-se no domínio sobre uma ampla classe de escravos.
No Congo, a população escrava chegou a representar cerca de metade do total. O reino Ashanti, que dominou a Costa do Ouro por três séculos, tinha na exportação de escravos sua maior fonte de renda. Os chefes do Daomé tentaram incorporar seu reino ao império do Brasil para vender escravos sob a proteção de d. Pedro 1º.
Em 1840, o rei Gezo, do Daomé, declarou que "o tráfico de escravos tem sido a fonte da nossa glória e riqueza".
Em 1872, bem depois da abolição do tráfico, o rei ashanti dirigiu uma carta ao monarca britânico solicitando a retomada do comércio de gente.
O providencial esquecimento de Alencastro é um fenômeno disseminado na África. "Não discutimos a escravidão", afirma Barima Nkye 12, chefe supremo do povoado ganês de Assin Mauso, cuja elite descende da aristocracia escravista ashanti. Yaw Bedwa, da Universidade de Gana, diagnostica uma "amnésia geral sobre a escravidão".
Amnésia lá, falsificação, manipulação e mentira aqui. Sempre em nome de poderosos interesses atuais.

DEMÉTRIO MAGNOLI, sociólogo, é autor de "Uma Gota de Sangue - História do Pensamento Racial" (SP, Contexto, 2009).

5 comentários:

Renata D'Elia disse...

Concordo contigo, caro Paulo. Não voto no DEM, mas pela matéria percebe-se que o discurso do senador Demóstenes foi claramente manipulado dentro de um conceito opinativo raso, para não dizer ignorante e mal intencionado, demonizando o senador como se fosse um cardeal que nega o holocausto ou coisa parecida. Infelizmente, o texto de Demétrio Magnoli,mais uma vez, acabou rechaçado no simplismo de quem logo descarta qualquer coisa como "reaça". Triste.

Um abraço!

Pedro P. Palazzo disse...

Concordo no conjunto, mas o Demétrio Magnoli está sendo temerário ao pretender dar lições de história ao Luiz Felipe Alencastro…

Paulo Roberto de Almeida disse...

O Luiz Felipe Alencastro não é onisciente para acertar em tudo, e também pode ter seus preconceitos politicos.
O Reinaldo Azevedo já respondeu apontando as inconsistencias de sua posição...

Anônimo disse...

Caro Dr. P.R.A.,

Sugerimos trazer à lume o papel da Santa Sé, na pessoa do Sumo Pontífice Nicolau V, d'entre outros, e suas Litterae Apostolicaes "dum diversas"(1452)e "romanus pontifex"(1455) (vulgarmente chamadas de bulas!), que autorizaram Afonso V de Portugal a conquistar a África Ocidental e a escravizar todos os "infiéis" ao sul do cabo Bojador; trazendo de volta a Idade Moderna a nefanda instituição esclavista!

Uma vez que, acima das nações cristãs colocava-se a Santa Sé, na Idade Média, e mesmo no início da Idade Moderna, possuia status de autoridade supernacional, sua ascendência moral era reconhecida e proclamada, inclusive com pagamento de tributos e do envio de embaixadas de submissão e respeito.Admitia-se, então, que somente à Cúria Romana competia distribuir, entre os príncipes católicos, a missão cristianizadora a ser desenvolvida, violenta ou pacificamente, em ilhas e terras dos infiéis.Certamente o papel da Igreja, ativo ou omisso (outra vez..!), fora fundamental, uma vez que possuia inclusive o poder de anatemizar um soberano "rebelde"! Como dissera Demétrio Magnoli:"A inexistência de um interdito moral à escravidão à escravidão propiciou a aliança entre reinos africanos e os traficantes que faziam a rota do Atlântico"!

Sds,

Vale!

taurus disse...

Muito mais autoridade no assunto que o Alencastro tem o historiador Manolo Florentino, que fez o estudo mais completo e sistemático sobre o tema.

Sobre a origem do tráfico eis o que Manolo diz no caderno idéias, do Jornal do Brasil , em 21/07/2001:
”Somente 1% dos 10 milhões de escravos enviados à América foram capturados diretamente por europeus. O grosso veio de guerras internas, que tiveram como subproduto a venda dos subjugados para a América”, explica Manolo. ”Para o movimento negro é muito difícil aceitar isso”, reconhece."

A respeito da origem da mestiçagem
vejam o que diz Manolo, no artigo chamado “Da atualidade de Gilberto Freyre” , presente no livro “Divisões Perigosas”:

“Libertavam-se mais mulheres do que homens, e desse modo as forras faziam circular valores, símbolos e práticas próprias do cativeiro. Majoritariamente entre os libertos, logo uniam-se a homens livres pobres, não raro a portugueses famintos de mulher. Eis aqui um dos logros mais esquecidos da evolução do pensamento de Gilberto de Casa Grande e Senzala e Novo Mundo nos Trópicos: a alforriada contribuiu mais à mestiçagem do que o intercurso entre a escrava e o senhor. Resultamos do encontro de pobres amantes”