Recebi uma suposta petição, ingênua, desastrada, confusa, impossível, tudo isso ao mesmo tempo, cujo resumo é o seguinte:
Para solucionar a corrupção generalizada presente em todos os partidos é necessário a extinção de todos eles. Eles serão substituidos por Administradores Públicos, aprovados em Concursos Públicos, seguido de Eleição e com o devido direito de VETO caso a população decida que nenhum dos aprovados tem a intenção ou capacidade de administrar de forma correta o Brasil.
Respondi o que segue:
Voce por acaso pretende primeiro implantar uma ditadura, para cassar todos os políticos e determinar que o país só eleja funcionários públicos para serem legisladores?
Seria essa a ideia?
Mas a petição ainda tem aspectos saborosos do que se poderia chamar de confusão mental total, e transtorno bipolar da política brasileira. Mas isso não é característico apenas dos ingênuos. Elementos políticos das mais altas esferas também entretém esse tipo de confusão mental, apenas que, por instinto de sobrevivência, não vão propor a sua própria extinção. Mas, no resto, vão aprovar tudo aquilo que lhes der votos, inclusive as maiores aberrações políticas e econômicas, como já está ocorrendo, aliás.
Eis aí um retrato do que é o Brasil atualmente:
"Temos partidos 'de mentirinha'. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso. Tampouco esses partidos e seus lideres têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder" - Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal Federal.
Diante dessa realidade, não há outra opção: todos os partidos devem ser extintos. O sistema político-partidário é uma farsa, uma ilusão de democracia, quando na verdade na prática é uma Plutocracia - um sistema onde o poder da riqueza, a influência do dinheiro, a vontade dos ricos, predomina.
Não adianta tirar um presidente e substituí-lo por outro. Mas mudar um sistema e substituí-lo por outro, por um infinitamente mais democrático do que o atual (que nem merece ser chamado de democrático), adianta e muito!
A idéia de adotar Concursos Públicos é relativamente muito simples, mas também incrivelmente eficaz: ela dá ao povo o que é do povo, ou seja, os cargos públicos, tanto do Legislativo (senadores, deputados) quanto do Executivo (prefeitos, governadores, presidente), que serão totalmente preenchidos por um sistema milhões de vezes mais democrático que o atual, pois permitirá que qualquer cidadão faça um concurso público e, caso seja aprovado entre os melhores, estará habilitado para disputar uma eleição, a qual terá entre as opções de voto a opção de VETO para um ou para todos os candidatos!
Colaborem com essa idéia, compartilhem e ajudem a mudar o Brasil! Participe da revolução que você quer ver no mundo.
Assine a petição...
Comigo não, violão.
Utopia eu gosto, mas só nos livros. Loucura, só a do Gogol!
Paulo Roberto de Almeida
Um comentário:
...uma "journée des dupes"!
Vale!
Postar um comentário