O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

domingo, 9 de novembro de 2014

Museus em New Haven, livros na lista

Hoje foi um dia completo, ou seja, boa gastronomia, visita a museus e livrarias, como ambos gostamos.
A gastronomia ficou por conta de Carmen Lícia, que preparou para almoço (e ainda ficou para o jantar) uma excelente pasta (rigatone) com camarões, ainda complementada por nozes pecan, um bom pecorino, tudo acompanhado por vinho italiano. Perfeito: repeti no almoço e no jantar, quando abri uma nova garrafa de Chianti Riserva.
Depois, fomos a New Haven, para uma dupla visita a museus: o da Universidade de Yale, para uma exposição sobre as províncias do império romano, e uma outra, logo em frente, no British Art Center, onde estava tendo esta exposição sobre as esculturas na era vitoriana:

Depois, eu fui devolver livros que havia emprestado da biblioteca da universidade, todos eles sobre Bretton Woods, que usei para fazer um artigo sobre os 70 anos do FMI e as relações do Brasil com a instituição. Devo divulgar em breve.
Fizemos algumas compras, entre a loja de apetrechos da Universidade de Yale e a livraria Barnes and Noble. Antes passamos num sebo-bar, onde Carmen Lícia comprou um livro sobre a China.
Na Barnes, apenas fiquei examinando os livros que pretendo comprar mais barato dentro de poucos meses, assim que ficarem disponíveis na Abebooks ou na Amazon usados.
Aqui estão eles, apenas três, o que é bastante modesto como planejamento.



Na volta, ainda tinha pasta com camarão, nozes e pecorino, com mais um pouco de vinho italiano.
Para terminar, leitura de jornais, a Economist que acaba de chegar, um pouco de televisão e de computador.
Jornada perfeita. Amanhã tem New York, uma vez mais.
Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: