O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Brasil: o futuro do país está no passado (de outros países...) - Paulo Roberto de Almeida

Um texto de 2012, feito para subsidiar palestras minhas a jovens empresários e estudantes no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, e que ainda se revela válido para os tempos atuais.


Brasil: o futuro do país está no passado (de outros países...):
proposta para uma Fronda Empresarial

Paulo Roberto de Almeida

As revoluções e os progressos institucionais: dilemas históricos
O título deste ensaio pode parecer contraditório, mas nele pretendo argumentar que a sociedade brasileira, por não ter passado por transformações institucionais, ou culturais, que outras nações lograram alcançar no passado, enfrenta hoje sérias dificuldades para realizar todo o potencial de desenvolvimento e de prosperidade, a que seu povo está legitimamente no direito de aspirar.
Qualquer observador sensato do cenário econômico e político do Brasil contemporâneo concordaria em que o país necessita de sérias reformas, nas mais diferentes vertentes da vida nacional, e até em suas relações externas. Dirigentes sensatos costumam empreender reformas, periodicamente, como meio de evitar crises políticas ou turbulência econômicas, ou até distúrbios mais graves, eventualmente, inclusive, conflitos sociais, podendo chegar até a rupturas revolucionárias. Países que empreendem reformas, como parte de seu processo natural de adaptação a novos desafios domésticos ou à dinâmica da economia internacional, poupam a si mesmos de sofrimentos inúteis nos planos econômico ou político. Existem também aqueles que acreditam que o Brasil necessita de uma verdadeira revolução, em várias áreas.
Revoluções não são planejadas; elas acontecem; não existem líderes políticos, por mais poderosos ou convincentes que sejam, por mais messiânicos que apareçam aos olhos da massa, que consigam “produzir” revoluções verdadeiras, no seu sentido contemporâneo, ou seja: processos violentos de transformação da ordem política e social comportando a derrocada, mais ou menos completa, e o afastamento do poder de antigas elites dominantes e sua substituição por novos estratos dirigentes, geralmente aqueles que ascendem como líderes no curso do processo revolucionário.
As grandes revoluções sociais conhecidas nos últimos séculos, desde a revolução inglesa do século 17 – a de Oliver Cromwell, cuja condução da guerra civil entre o Parlamento e o rei levou à decapitação deste último – até a revolução camponesa conhecida na China do século 20 – que terminou numa guerra de posições entre os exércitos do Partido Comunista e o do Kuomintang – não ocorreram como decisão de nenhum líder político ou militar: elas ocorreram como resultado de forças sociais muito poderosas, cujas iniciativas e ações muitas vezes escaparam ao controle de seus principais protagonistas. Entre esses exemplos, muitas outras revoluções sociais ocorreram, sempre pela conjunção de variáveis imprevisíveis e de fatores contingentes, com algum elemento fortuito atuando como gatilho: fomes, profundas crises econômicas, guerras, cisão das elites dirigentes no comando do Estado, enfim, grandes comoções sociais que alteram o jogo normal do processo político e seu encaminhamento normal.
Grandes líderes políticos ou dirigentes sociais podem, no máximo, conduzir revoltas, conflitos, enfrentamentos, guerras de guerrilha, ou até putschs e golpes de Estado, como fizeram Lênin, Mussolini, Getúlio Vargas, além de muitos outros, sempre no quadro de crises políticas mais ou menos graves em suas respectivas sociedades. Também existem aqueles que ascendem pela via eleitoral, mas que depois provocam alterações profundas no sistema político, até no sentido de ditaduras perfeitas, como pode ter sido o caso de Hitler, nos anos 1930, e, atualmente, num país bem perto do Brasil.
Nem todas as revoluções atuam num sentido positivo, ou seja, remodelar a estrutura social e o sistema político em certas sociedades, de modo a renovar as elites dirigentes num sentido progressista, ou libertário, modernizando o aparelho do Estado e permitindo a incorporação de novos estratos sociais ao jogo político, se necessário com a redução do poder político e econômico de velhas elites dirigentes. Várias delas terminam em tragédia, resultando, na prática – senão em intenção – em ditaduras criminosas, como pode ter sido o caso da revolução bolchevique (na verdade, um simples putsch leninista, em sua origem), o da conquista do poder pelo Partido Comunista da China, sob a liderança de Mao Tsé-tung, bem como a própria revolução cubana, atualmente um dos últimos e tristes exemplos de um stalinismo anacrônico, junto com seu outro regime irmão, ainda mais surrealista, o da Coréia do Norte.
A revolução francesa, que é considerada o protótipo ideal de uma grande revolução social – pelo menos para os historiadores marxistas –, ainda que resultando, teoricamente, na derrocada do Ancien Régime e na ascensão da burguesia e de um Estado moderno, não representou, necessariamente, um progresso social e econômico decisivo para a França do século 19. Aliás, até mesmo um historiador marxista, como Eric Hobsbawm, reconhece que a revolução francesa pode ter atrasado a remodelação do país num sentido capitalista, ao ter fragmentado exageradamente a propriedade da terra, obstaculizando a modernização capitalista da agricultura, e ao criar um Estado extremamente centralizado, com burocracia poderosa, que manteve muitos negócios sob o estrito controle de elites dirigentes que tendem, ainda hoje, a reproduzir os privilégios do Antigo Regime. Não é novidade para ninguém que a França tem enormes dificuldades para empreender reformas modernizantes, que vive dominada por corporações que controlam o Estado e que é, possivelmente, o país europeu mais estatizado do continente, com aproximadamente 25% da população economicamente ativa na condição de funcionários públicos. Talvez o Brasil aprecie esse modelo.
Outras revoluções produzem resultados bem mais favoráveis, tanto do ponto de vista político, como social, abrindo espaço para o desenvolvimento dos negócios, a riqueza e a prosperidade; tal é indiscutivelmente o caso da chamada “Revolução Gloriosa”, ocorrida na Inglaterra em 1688, que completou a obra da desastrosa guerra civil que a precedeu, no sentido de reafirmar a preeminência do Parlamento sobre o poder autocrático do soberano, mas sem necessitar decapitá-lo, desta vez, apenas remetendo-o ao exílio e importando uma outra casa reinante; trata-se da mesma que sobrevive até hoje no Reino Unido, mas que absolutamente não governa, sendo o país o sistema mais antigo, no mundo, de regime parlamentar plenamente democrático e estável. Outro exemplo, cem anos após, mas contra o rei e o parlamento britânicos, é o da revolução da independência americana, feita sob a inspiração de iluministas escoceses e ingleses, mas influenciada também por constitucionalistas franceses, e que foi conduzida sob a forma de uma revolta cidadã contra a extorsão tributária que o rei inglês pretendia impor aos seus súditos das treze colônias americanas.
 (...)

Leiam o resto nos links indicados:  http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/2433FuturoBrasilFrondaEmpres.pdf e
https://www.academia.edu/5962599/2433_Brasil_o_futuro_do_pa%C3%ADs_est%C3%A1_no_passado_de_outros_pa%C3%ADses..._proposta_para_uma_Fronda_Empresarial_2102_

Nenhum comentário: