O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Comunismo: livro "O Retrato", de Osvaldo Peralva (2a. edicao)

Este livro já era famoso, e esgotado, "inencontrável", quando eu estava me iniciando no marxismo, no início dos anos 1960. Tinha sido sabotado pelos comunistas, do Partidão, e pelas demais correntes de esquerda, e nunca foi reimpresso ou reeditado.
Tive de aproveitar uma ida ao Rio de Janeiro, em algum momento muito depois, para ler o exemplar original na Biblioteca Nacional.
Sempre tive excelente impressão dessa obra, muito sincera, pois conhecia o caso de outros "renegados" do comunismo soviético, e sabia exatamente o que tinha sido o stalinismo e o comunismo soviético.
Acredito que vale a leitura ainda hoje, sobretudo pela introdução de Antonio Paim, outro dos jovens "comunistas" que deixaram de sê-lo depois de uma viagem a Moscou e ao travar conhecimento direto com a fraude que era o regime socialista soviético, um sistema de mentira, de fraude, de opressão, de mediocridade, exatamente como são os companheiros ainda hoje.
O título da matéria da Folha é execrável: "virar casaca" significa trair uma causa, abandonar a postura que se tinha, em troca de alguma vantagem material. Não parece ao autor do título que o jornalista em questão apenas descobriu que a realidade era muito diversa, o contrário, do que lhe pintavam antes.
Nesse sentido, o título correto da matéria deveria ser:
Jornalista descobre a fraude do comunismo soviético, ao conhecer a realidade do stalinismo
Paulo Roberto de Almeida

FolhS. Paulo, 06/05/2015 - 16h22

Jornalista comunista vira a casaca depois de visitar a URSS de Stálin

da Livraria da Folha
Ouvir o texto
Isonomia e liberdade do proletariado que se emancipou dos grilhões do capital. Era isso que o jornalista Osvaldo Peralva queria ver quando foi estudar em Moscou em 1953, mas descobriu um governo autoritário fundamentado na violência e no medo.
Em "O Retrato", a narrativa autobiográfica de uma desilusão, Peralva descreve a experiência na União Soviética e apresenta um panorama do Partido Comunista no Brasil.
O autor, que conviveu com os famintos que vagavam pelo interior da Bahia, entrou no PCB em 1942. Apaixonado pela ideologia marxista e pela militância no partido, ele foi à URSS como representante do Kominform, organização que controlava os Partidos Comunistas de todo o mundo.
Peralva foi o quarto homem na hierarquia do Partido, atrás do chefe do PC em Moscou, de Luís Carlos Prestes e do secretário-geral Diógenes Arruda Câmara. A Escola em Moscou não se limitava ao ensino dos fundamentos teóricos do marxismo-leninismo e a formar revolucionários de tipo bolchevista.
Segundo o autor, o curso era uma espécie de lavagem cerebral, que buscava produzir agentes capazes de executar "as ordem mais absurdas", sem vacilar, e que "não tentasse pensar, a não ser por meio de chavões, para evitar desvios da linha do Partido, fixada pela direção suprema".
"Através da pressão ideológica e do próprio regime de internato, onde se fazia a apologia da obediência cega e do endeusamento de tudo que fosse soviético", conta, "buscava-se transformar cada aluno em um indivíduo despersonalizado, sem quaisquer interesses ou vontade que não fosse os interesses e a vontade da direção do Partido".
Divulgação
Um dos mais contundentes relatos políticos brasileiros do século 20
Um dos mais contundentes relatos políticos brasileiros do século 20
A decepção o acompanhou na volta para o Brasil. As contradições do PCB, que reproduzia o terrorismo ideológico e o culto à personalidade, destruíram a ilusão do jornalista.
No 20º Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PUCS), em 1956, Nikita Kruschev revelou os crimes do período em que Stálin governou a URSS (1924-53). O Relatório de Kruschev, também chamado de "relatório secreto", provocou uma crise no comunismo quando o texto foi divulgado.
Os militantes se dividiram. Alguns refletiram sobre a própria ideologia, outros preferiram acreditar que se tratava de uma fraude elaborada pela CIA. Peralva rompeu com o comunismo no fim da década de 1950.
"A leitura de 'O retrato' pode contribuir para que pessoas de bom senso revejam esse tipo de opção", escreve Antonio Paim na apresentação à edição.
Nascido na Bahia, em 1918, Osvaldo Peralva escreveu para os jornais "Última Hora", Correio da Manhã" e Folha de S.Paulo. Apesar de o autor ter abandonado o comunismo, ele foi preso e exilado após o AI-5, em 1968. Viveu na Alemanha Ocidental e regressou ao Brasil com a Lei da Anistia, em 1979. Morreu em 1992, no Rio de Janeiro.
*

Google Plus - Logo
O RETRATO
AUTOR Osvaldo Peralva
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 59,90 (preço promocional*)
Políticos são iguais em todo lugar. Eles prometem construir pontes mesmo onde não há rios. Nikita Kruschev

==========
Comentário de 

Carlos U Pozzobon

1 dia atrás  -  Compartilhada publicamente
 
Tenho uma edição dos anos 60, em formato de bolso. O Peralva assumiu com dignidade os erros cometidos no Kominform e conseguiu relatar com serenidade uns 15 anos de militância no PCB, a maior parte convivendo com comissários do Comitê Central. Fornece detalhes preciosos sobre a vida clandestina do PC e sobre as ações internacionais de Moscou, citando uma grande plêiade de comissários do período. Foi um dos que se desiludiu com a causa a partir do relatório Kruvchov. Ele conta que ao ler a denúncia contra Stálin em Bucareste, onde funcionava o Kominform, ficou 5 dias sem poder dormir, tremendo com o desconforto de ver o pai dos povos ser denunciado como um tirano assassino. A partir daí começou a observar melhor os seus pares e concluiu que o movimento comunista era gerido por uma mística (sic) em que os fatos e narrativas tinham uma simbologia própria de interpretação da realidade. Seu livro tem a preciosidade de ser uma fonte de dados sobre o comportamento dos próceres comunistas em uma época que passou, mas que deixou sequelas em sociedades atrasadas onde o niilismo se tornou uma doença social tão renitente quanto o subdesenvolvimento que as sufocam. 
 

Nenhum comentário: